Desde sempre, as empresas buscam formas de reduzir os custos internos. Mas se antes isso poderia significar ter de sacrificar a eficiência organizacional, hoje isso não é mais necessário. A tecnologia evoluiu e trouxe consigo a oportunidade de as empresas fazerem mais com menos. Em outras palavras, a tecnologia pode tornar seus funcionários mais produtivos, ao mesmo tempo que elimina tarefas custosas.
Mas, embora a tecnologia tenha impactado a forma como fazemos negócios hoje, a tomada de decisão informada permanece vital para o crescimento dos negócios. Como tal, o sucesso do seu negócio pode ser determinado pelos tipos de tecnologia que você decide usar e como você escolhe implementá-los.
Para ajudar a aumentar suas chances de sucesso, aqui estão três maneiras de usar a tecnologia para cortar custos de negócios!
1. Computação em nuvem
A computação em nuvem é uma das indústrias de crescimento mais rápido atualmente, permitindo que empresas de todos os tamanhos permaneçam flexíveis e produtivas em um ambiente de trabalho complexo. Fornecer acesso a informações independentemente da localização física é uma grande vantagem para qualquer empresa.
Existem três fatores principais sobre como o aproveitamento da tecnologia de nuvem pode ajudar sua empresa a reduzir custos:
- Não há grandes taxas iniciais ou custos altos com equipamentos ou ativos que você precisa para começar. Além disso, muitos provedores de nuvem oferecem várias opções de curto prazo, portanto, você só paga pelo tempo necessário, em vez de ficar “preso” a um compromisso de longo prazo;
- Além disso, a tecnologia de nuvem é uma opção de manutenção muito baixa para suas necessidades. Em muitos casos, quase todo o hardware físico é mantido fora do local e de propriedade de uma empresa separada. Isso significa que você não é responsável pela manutenção e conservação dele, o que implica em uma menor demanda por equipe interna de TI;
- A nuvem pode ser acessada de qualquer lugar com acesso à internet. Isso significa que seus funcionários não precisam, necessariamente, estar presentes em um escritório físico para serem produtivos, mas podem trabalhar de casa ou de onde preferirem. Esse modelo casa com o aumento da adoção do home office nos últimos tempos.
O uso da nuvem também fornece um caminho claro de como sua empresa pode lucrar mais com menos, pois a nuvem pode ajudar a aumentar a produtividade de muitas maneiras.
Ao hospedar seus dados na nuvem, isso cria uma grande oportunidade para uma força de trabalho mais conectada, com ênfase no trabalho colaborativo. Também ajuda sua empresa a se manter adaptável durante períodos de incerteza e permite que os funcionários trabalhem de diferentes locais com perfeição.
2. Plataforma de colaboração online
A nuvem é o primeiro passo para que seus funcionários consigam trabalhar de casa. O segundo é oferecer uma plataforma de colaboração online. Essa plataforma é como um escritório virtual, onde todo o trabalho estará reunido e os colaboradores poderão se conectar, seja através de chat ao vivo, chamadas ou videoconferência.
O trabalho remoto pode evitar que o negócio tenha custos que geralmente acompanham o crescimento ou a expansão: a necessidade de mais espaço para escritórios. Menos pessoas trabalhando no escritório também se traduz em uma redução em suas contas de utilidade pública. Além disso, funcionários em home office são mais produtivos do que aqueles que precisam comparecer ao escritório todos os dias.
No entanto, como falamos, o teletrabalho eficiente depende de um canal de comunicação entre seus funcionários, para que o trabalho colaborativo flua como se eles ainda estivessem reunidos em um mesmo local. Uma plataforma de colaboração online conecta funcionários em diferentes localidades e permite que eles trabalhem juntos e estejam alinhados sobre o andamento das atividades.
A boa notícia é que você não precisa investir muito dinheiro para ter acesso a uma ferramenta como essa. O Microsoft Teams, por exemplo, oferece um modelo de pagamento por assinatura que permite à empresa escalar de acordo com suas necessidades e pagar apenas pela tecnologia que realmente usa.
3. Automação de processos
A automação de processos é uma ótima maneira de remover algumas tarefas simples e mudanças do dia a dia de seus funcionários e, em vez disso, fazer com que eles trabalhem em tarefas mais valiosas e recompensadoras. Isso não apenas ajuda a cumprir mais objetivos de negócios, mas também ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores, o que é importante, pois está diretamente ligado à eficiência.
Além do aumento da produtividade de seus funcionários, removendo as tarefas monótonas de seu negócio, você pode redirecionar profissionais para itens mais críticos para o sucesso de sua organização. Você pode atribuir sua força de trabalho às tarefas que são mais bem executadas por uma pessoa que exigem pensamento crítico.
Aqui também temos uma boa notícia: plataformas de automação de processos low-code, como o Power Automate, já estão disponíveis. Elas tiram o peso da criação de fluxos de trabalho automatizados da equipe de TI, permitindo que os próprios colaboradores automatizem suas atividades, mesmo sem ter conhecimentos de programação.
Todas essas tecnologias permitem que a empresa reduza custos ao eliminar a necessidade de investir em hardware pesado e caro, e possibilitar que os membros da força de trabalho sejam mais eficientes. Investir nelas, portanto, não é mais uma questão de “se”, mas sim uma questão de “quando” a sua empresa quer começar a deslanchar e acompanhar o ritmo do mercado.
A BHS pode te ajudar com isso! Entre em contato conosco e veja como as nossas tecnologias permitem que a sua empresa se torne mais econômica e eficiente!