O Microsoft Ignite reúne anualmente líderes e profissionais de tecnologia para discutir os mais recentes avanços no universo da Microsoft. As sessões presenciais e virtuais permitem que pessoas em todas as funções, desde desenvolvedores e implementadores de TI até aqueles que tomam decisões de compra de soluções corporativas de tecnologia e segurança, se mantenham atualizadas sobre as aplicações da gigante de tecnologia. 

Este ano, o evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro e se concentrou em algumas soluções chave da Microsoft, tais como Azure, Dynamics 365, Microsoft 365 e Power Platform. Mas se você perdeu o evento, não se preocupe, abaixo te contamos as principais novidades do Microsoft Ignite 2022!

Microsoft Places

A Microsoft apresentou o Microsoft Places no Ignite 2022 como um meio de otimizar espaços de trabalho para trabalho híbrido. O novo aplicativo usa inteligência para determinar onde o trabalho híbrido ocorre, o que, segundo a empresa, levará a “aumento de conexões, engajamento e produtividade”, unindo espaços virtuais e físicos.

Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft 365, disse: “Quando os espaços têm significado e propósito, eles se tornam lugares. Isso vem de pessoas se reunindo, criando laços e compartilhando uma experiência juntos. É o que faz de uma casa um lar – e um escritório que vale a pena entrar”. 

O Microsoft Places foi criado para ajudar a preencher a lacuna entre o trabalho presencial e remoto. Ele foi lançado para coincidir com as empresas que procuram redesenhar seus locais de trabalho para atender melhor aos trabalhadores híbridos.

Aqui está uma lista dos recursos do Microsoft Places, que serão lançados em breve na versão prévia:

  • Visualização do painel: uma visualização do painel estará disponível para exibir em quais dias os colegas de trabalho estarão trabalhando no escritório;
  • Indicador de localização: a localização física dos colegas de trabalho poderá ser vista;
  • Visualizador de reservas: é possível visualizar os espaços de trabalho reservados por outras pessoas para ajudar os funcionários a escolher onde querem se sentar;
  • Deslocamentos: o tempo de viagem pode ser programado automaticamente e o aplicativo também pode fornecer informações e conselhos sobre deslocamento;
  • Ajuda de navegação: o aplicativo pode fornecer assistência de navegação dentro do escritório. Isso ajudará a evitar qualquer confusão ou perda;
  • Reserva de mesa: os funcionários poderão reservar a mesa que quiserem, talvez escolhendo um assento perto de um colega ao lado do qual gostariam de se sentar;
  • Reserva de sala de conferência: as reservas de sala de conferência podem ser feitas usando o aplicativo Microsoft Places;
  • Insights de opinião: Insights e conselhos podem ser fornecidos sobre o sentimento em relação às políticas híbridas, permitindo que os gerentes garantam as melhores práticas;
  • Informações sobre o uso do espaço: também estão disponíveis informações e orientações sobre o uso do espaço, permitindo que os tomadores de decisão se preparem para o futuro e incorporem flexibilidade em seus espaços de trabalho. Esses insights podem incluir tendências de ocupação, oportunidades de economia de energia e dados de utilização.

Microsoft Designer

A Microsoft também anunciou no Ignite 2022 outras ferramentas baseadas em IA para criadores, incluindo o Microsoft Designer e o Microsoft Create. O Microsoft Designer, um novo aplicativo de design gráfico com tecnologia de IA, é a mais recente adição ao ecossistema do Microsoft 365. 

O Microsoft Designer baseia-se no recurso Designer existente no PowerPoint. Ele aproveita a tecnologia DALL∙E 2 da OpenAI, que usa modelos de aprendizado de máquina de ponta para imagens digitais gerais a partir de descrições em linguagem natural.

“O designer convida você a começar com uma ideia e deixar a IA fazer o trabalho pesado. Por exemplo, com ‘começar do zero’ no Designer, você pode simplesmente descrever uma imagem que deseja ver, e o aplicativo faz o trabalho para você criar algo totalmente único”, explicou Liat Ben-Zur, CVP of Modern Life, Search & Dispositivos na Microsoft.

O Microsoft Designer está sendo lançado em visualização privada na Web e ganhará mais recursos ao longo do tempo. O aplicativo será gratuito para uso quando sair da versão prévia, mas terá recursos exclusivos para assinantes do Microsoft 365. A Microsoft também planeja integrar o Designer ao Microsoft Edge e permitir que os usuários criem conteúdo visual sem sair da janela do navegador.

Já o Microsoft Create é um novo site que fornece recursos sobre como começar a usar os vários aplicativos criativos da Microsoft. A Microsoft quer que este novo site se torne um destino para criadores de conteúdo em busca de inspiração, e a empresa planeja adicionar mais conteúdo ao Microsoft Create ao longo do tempo.

“É a plataforma de lançamento definitiva para criadores que reúne o poder de nossos aplicativos de criação de conteúdo – do Designer ao Clipchamp, do PowerPoint ao Word e muito mais. O Create pode ajudar a inspirar e aprimorar suas habilidades com modelos profissionais, artigos selecionados e vídeos de outras pessoas que estiveram no seu lugar”, explicou Ben-Zur.

Microsoft Security

Defender for DevOps, interrupção automática de ataque de ransomware com o Microsoft 365 Defender e uma nova visualização pública do Microsoft Entra Identity Governance também estão entre os maiores anúncios de segurança do Microsoft Ignite 2022.

A Microsoft introduziu novas atualizações relacionadas ao Defender for Cloud. Uma delas é o Defender for DevOps destinado a fornecer visibilidade em vários ambientes de operações de desenvolvimento para um local central para gerenciar a segurança do DevOps.

O serviço também visa fortalecer as configurações de recursos de nuvem no código e priorizar a correção de problemas críticos. O Defender for DevOps suporta GitHub e Azure DevOps, com suporte para outras plataformas DevOps em breve, de acordo com a Microsoft.

Outra atualização é o Defender Cloud Security Posture Management (CSPM), que visa fornecer insights integrados em DevOps, infraestrutura de tempo de execução, superfícies de ataque externas e outros recursos de nuvem. O Defender CSPM é construído no gráfico de segurança de nuvem da Microsoft e fornece uma análise proativa do caminho de ataque.

Vários outros recursos estão em versão prévia, incluindo verificação sem agente para Defender for Servers e uma abordagem baseada em agente para máquinas virtuais (VMs) no Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS). Uma visualização também está disponível para proteção expandida contra ameaças em várias nuvens.

Power Pages

Por último, tendo estado em pré-visualização há algum tempo, o Power Pages atingiu agora a disponibilidade geral e tem uma série de novos recursos, incluindo:

  • Design Studio: crie formulários de várias etapas de maneira perfeita e sem esforço, sem código, tudo sem sair do Design Studio. Os editores de página também poderão adicionar folhas de estilo em cascata personalizadas (CSS), visualizar páginas do site em diferentes tamanhos de tela e controlar quando as alterações serão publicadas;
  • Hub de Modelos: estão disponíveis dezesseis novas opções de modelo. Em vez de começar do zero, personalize facilmente a aparência de um modelo, modele os dados e amplie a funcionalidade para resolver casos de uso comuns específicos do setor, incluindo licenças de construção e agendamento de reuniões;
  • Learn Hub: foi criada uma nova seção de aprendizado, especificamente para Power Pages, que agora inclui tutoriais para orientar os usuários na experiência de criação de sites;
  • Atualização das ferramentas do desenvolvedor: capacita os fabricantes a usar o Visual Studio (VS) Code Web para editar o código-fonte do conteúdo da página (HTML e Liquid), CSS e Javascript;
  • Segurança e governança atualizadas: inclui integração pronta para uso com o Azure Web Application Firewall, suporte à rede de entrega de conteúdo (CDN) com o Azure Front Door, suporte para domínios personalizados e suporte adicional para novos tipos de dados Microsoft Dataverse.

O Power Pages estará disponível por meio de assinaturas pré-pagas baseadas em capacidade e pagamento conforme o uso.

Conclusão

Embora alguns desses novos recursos estejam em pré-visualização no momento e devam ser considerados antes de aplicá-los em um ambiente ao vivo, é emocionante ver a variedade de novas melhorias que estão sendo feitas continuamente no ambiente da Microsoft como um todo. 

Se você já é cliente de alguma dessas soluções e deseja discutir qualquer um desses novos desenvolvimentos com um de nossos especialistas, sinta-se à vontade para entrar em contato com a BHS!