Satisfeitas com os níveis de produtividade e a felicidade dos funcionários que vieram com o experimento do trabalho remoto durante os primeiros meses, muitas empresas estão fazendo planos de longo prazo para permitir que suas equipes trabalhem em casa pelo menos parte do tempo. Isso elevou a segurança de dados como uma questão ainda mais importante. 

Os funcionários que trabalham em casa geralmente não têm a mesma infraestrutura robusta de segurança cibernética que têm no escritório, e as informações confidenciais das empresas estarão vulneráveis em várias frentes – uma violação de segurança pode acontecer com apenas a abertura acidental de um e-mail de phishing.

O trabalho remoto traz muitos aspectos positivos que as empresas e suas equipes não querem abrir mão. Ainda assim, as empresas precisam tomar precauções extras para proteger seus dados. Abaixo, nossos especialistas compartilham conselhos práticos para ajudar as empresas a garantir que seus dados permaneçam seguros durante e após a mudança para o home office.

9 dicas para manter os dados seguros no home office

Os funcionários são realmente a primeira linha de defesa em soluções de TI. Ao implementar políticas diretas e detalhadas e tomar medidas proativas para proteger os dados, todos podem estar na mesma página para manter a segurança e a integridade das informaçõs da sua empresa. 

Aqui está uma lista de algumas das melhores maneiras de manter os dados do seguros ao adotar o modelo de trabalho remoto.

1. Garantir que os funcionários estejam trabalhando nos computadores da empresa

Quando os funcionários estão trabalhando em seus próprios computadores, isso representa uma ameaça à segurança de dados de sua empresa apenas pelo simples fato de que você não pode controlar tudo o que está no dispositivo. Na verdade, você não terá controle sobre confidencialidade, proteção de segredos comerciais ou informações proprietárias.

Também podem surgir problemas se o funcionário se demitir ou for demitido, pois ele pode ter informações importantes da empresa em seu dispositivo sobre as quais você, o empregador, não terá mais controle. Assim, ter funcionários trabalhando em computadores da empresa funciona melhor para o negócio.

2. Conectividade remota segura por meio de redes privadas virtuais (VPNs)

Redes Privadas Virtuais, ou VPNs, são redes que abrangem fios públicos conectando usuários a uma rede compartilhada e segura, permitindo que os funcionários se conectem ao escritório. 

As VPNs garantem que todas as informações confidenciais em que estão sendo trabalhadas permaneçam seguras. As redes privadas impedem os invasores, permitem que os funcionários permaneçam anônimos porque os endereços IP são mascarados e dificultam a localização dos trabalhadores.

3. Use métodos de criptografia

Os e-mails tendem a ser o alvo número um dos ataques cibernéticos, portanto, criptografar todos os e-mails é muito importante. Por meio da criptografia, o conteúdo é disfarçado, de modo que qualquer informação sensível que surja em uma conversa será vista apenas pelo destinatário designado.

O gerenciamento de senhas também pode ser criptografado. Ao usar um sistema para criptografar o gerenciamento de senhas, o compartilhamento de senhas pode ser simplificado entre os membros da equipe. As senhas individuais são compartilhadas sem que ninguém veja a senha real. Isso é especialmente útil se um membro da equipe deixar a empresa por qualquer motivo.

4. Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma das soluções de TI mais simples, porém mais eficazes. Sempre que um de seus funcionários quiser entrar em seu sistema, ele deve inserir uma senha seguida de um código de verificação que foi enviado a eles em seu telefone celular. O 2FA requer uma etapa extra ao fazer login no trabalho, mas demonstrou reduzir drasticamente os problemas de segurança.

5. Instrua os funcionários sobre o perigo de e-mails de spam e phishing

E-mails de phishing e spam são recebidos diariamente. Parece senso comum não cair nesses e-mails, mas, infelizmente, alguns funcionários são ingênuos a esses golpes. Se você dedicar um tempo para educar seus funcionários sobre como são os e-mails de phishing e spam, eles terão menos probabilidade de cair em um desses truques. 

6. Atualize as senhas regularmente

Outra solução de TI simples para proteger a segurança dos dados de sua empresa é fazer com que seus funcionários alterem suas senhas regularmente — todos os trimestres deve ser suficiente. Além disso, exigir que os funcionários criem senhas longas e aleatórias que usem números, letras e símbolos cria um nível extra de segurança.

7. Realize auditorias internas e teste a penetração de terceiros regularmente

Ao realizar auditorias internas e testar a penetração de terceiros em sua rede sem fio regularmente, você pode identificar quaisquer lacunas que existam na segurança. Isso também fornecerá um novo olhar para os profissionais de rede que são especialistas em detectar métodos de segurança ruins e configurações incorretas ao analisar seus sistemas.

8. Monitore o uso de dados com aplicativos

Usar a tecnologia para minimizar os riscos de roubo e gerenciar e monitorar a transferência de dados faz sentido. Por exemplo, muitas empresas permitem que seus funcionários usem seus telefones celulares pessoais para chamadas e e-mails de trabalho. Para fazer isso, os funcionários devem utilizar aplicativos controlados por sua empresa. Se um funcionário sair da sua empresa, a funcionalidade de e-mail em seu dispositivo será desativada.

9. Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes das políticas de segurança

As dicas anteriores não significam nada para a segurança de dados da sua empresa se você não instruir os funcionários sobre suas políticas para soluções de TI. Com políticas claras e abrangentes em vigor, os riscos de segurança podem ser reduzidos ao mínimo, mesmo com funcionários trabalhando em casa. 

Realize um seminário de segurança de dados ou monte um guia sobre como mitigar os riscos de segurança de dados. Não importa como as informações são apresentadas aos funcionários, desde que eles estejam cientes disso.

Ferramentas para proteção de dados no home office

As dicas acima são itens básicos que você e seus funcionários devem implementar no seu dia a dia. Mas, além disso, existem ferramentas adequadas para te auxiliar na proteção de dados no home office, além de garantir que sua empresa esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção dos Dados, a LGPD.

A seguir, você conhece quais são elas:

Soluções de segurança Trend Micro

Com as soluções de segurança Trend Micro, você ganha um conjunto de soluções conectadas para proteger seus usuários. Defenda seus dados de forma poderosa com várias camadas — endpoint, aplicativo e rede — que trabalham juntas para interromper ameaças em sua organização e eliminar lacunas de segurança.

Eleve sua defesa cibernética usando modelos flexíveis de implantação local, na nuvem e híbrida que atendem às necessidades de cada negócio. O gerenciamento central em vários vetores de ameaças a partir de um único painel é outra vantagem que fornece visibilidade completa.

Microsoft Defender for Endpoint

A Microsoft oferece uma plataforma de segurança de endpoint de nível empresarial que detecta, investiga e previne ameaças avançadas. Ela ajuda as empresas a responder rapidamente às ameaças, empregando várias tecnologias integradas ao Microsoft Azure e ao Windows 1

As tecnologias que o Microsoft Defender for Endpoint utiliza para proteger ambientes corporativos incluem:

  • Sensores comportamentais de endpoint. Colete e processe sinais comportamentais diretamente do sistema operacional Windows 10. Esses sensores enviam essas informações para uma instância de nuvem isolada e privada do Microsoft Defender for Endpoint;
  • Análise de segurança na nuvem. A Microsoft emprega tecnologias de aprendizado de dispositivo e análise de big data para traduzir sinais comportamentais em detecções, insights e respostas recomendadas a ameaças;
  • Inteligência de ameaças. As equipes de segurança da Microsoft usam a inteligência de ameaças coletada em todo o ecossistema e fornecida por parceiros para oferecer insights. A inteligência de ameaças ajuda o Defender for Endpoint a identificar táticas, técnicas e procedimentos do invasor e gerar alertas.

Microsoft Cloud App Security

O Microsoft Cloud App Security é um agente de segurança de acesso à nuvem (CASB) que funciona bem com muitos serviços de nuvem, como Azure, AWS, Dropbox, G Suite, Salesforce e assim por diante. Como um CASB, o Microsoft Cloud App Security atua como uma camada adicional de segurança para todos os aplicativos SaaS que sua empresa usa para fazer negócios.

Pacotes de segurança convencionais que não foram criados com aplicativos de nuvem em mente podem deixar pontos cegos no campo de visão de um administrador de TI. O Microsoft Cloud App Security coleta informações detalhadas sobre todos os aplicativos SaaS em uso em toda a organização e as agrega em um único console. A partir daí, os administradores podem monitorar e corrigir atividades incomuns, bloquear aplicativos SaaS arriscados e configurar políticas em um nível granular.

Microsoft Intune

O Microsoft Intune é um serviço baseado em nuvem que permite gerenciar remotamente dispositivos e aplicativos móveis. Um dos maiores benefícios do Intune é que você pode ter uma força de trabalho móvel ultraprodutiva sem se preocupar com a segurança dos dados da sua organização. Com o Microsoft Intunes, é possível:

  • Definir regras e configurar políticas para uma variedade de dispositivos, sejam eles pessoais ou de propriedade da organização. Isso significa que sua empresa pode ter uma política BYOD (Bring Your Own Device) sem grandes preocupações com segurança;
  • Implantar aplicativos em dispositivos móveis de qualquer local para vários dispositivos simultaneamente. Por exemplo, você pode implantar aplicativos como Microsoft Teams, Word e Outlook nos dispositivos que você gerencia usando o Intune;
  • Controlar o que usuários e dispositivos podem acessar. Proteja os dados da sua organização controlando as informações que os usuários podem acessar e compartilhar;
  • Certificar-se de que os dispositivos que os membros de sua equipe estão usando estejam em conformidade com seus requisitos de segurança. Se os dispositivos não forem compatíveis, isso será sinalizado e você poderá resolver o problema.

Microsoft Sentinel

Microsoft Sentinel é uma solução inteligente de informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM) de última geração projetada para detectar anomalias de ameaças. O Sentinel também é categorizado como um serviço de resposta automatizada de orquestração de segurança que agiliza o processo de detecção de incidentes e resposta.

A solução oferece às equipes de segurança visibilidade total de ameaças, caça proativa e funcionalidades de resposta a ameaças. O Azure Sentinel aciona automaticamente notificações por e-mail em tempo real para as equipes de segurança quando são detectadas anomalias. Dessa forma, as equipes podem acelerar o tempo de resposta a incidentes e eliminar os perigos dispendiosos de violações de dados bem-sucedidas.

Conclusão

O home office se tornou rapidamente uma realidade para a maioria das empresas. Reservar um tempo para garantir que seus sistemas sejam configurados corretamente garantirá que sua empresa permaneça segura e produtiva indendentemente do modelo de trabalhop, além de garantir conformidade com os principais regulamentos.

A BHS pode te ajudar com isso! Entre em contato conosco e saiba como.