Não é sempre que um novo conjunto de ferramentas é lançado e revoluciona o mercado, e é ainda mais raro quando esse conjunto de ferramentas não apenas para as grandes organizações, mas também para as pequenas e médias empresas. No entanto, a Power Platform certamente foi um marco nesse sentido.
A Power Platform da Microsoft é uma suíte de aplicativos que permite às organizações criar soluções de ponta-a-ponta para otimizar seus processos de trabalho e gerar uma vantagem competitiva genuína.
Esteja você buscando uma forma de criar novos apps para seus funcionários, acelerar fluxos de trabalho ou analisar dados para otimizar as decisões de negócios, a Power Platform é a resposta. E o melhor: ela está ao seu alcance…
Power Platform: um investimento com alto retorno
A inovação tecnológica está transformando nosso mundo em ritmo acelerado. O que era percebido como novo há um ano, hoje já é um alicerce fundamental. As empresas precisam se adaptar a essas expectativas crescentes ou correm o risco de serem deixadas para trás.
Em 2020, vimos uma rápida aceleração da transformação digital alimentada pela pandemia. Ficou claro que as empresas que podem transformar seus dados em insights acionáveis, criar processos de negócios inteligentes e criar um local de trabalho remoto colaborativo são aquelas que podem se adaptar rapidamente às mudanças na demanda dos clientes e às condições do mercado e, assim, sobreviver a esses tempos difíceis.
No entanto, historicamente o acesso às ferramentas que possibilitam tudo isso era restrito às organizações com largos orçamentos. Muitas dessas plataformas eram caras e tinham uma abordagem de tamanho único, o que significa que as empresas acabavam se dobrando para se adequarem ao software, e não o contrário.
A Microsoft Power Platform é uma alternativa a esse cenário. É uma plataforma de baixo custo e alto retorno que permite que você dê pequenos passos incrementais em direção à mudança – testando e aprendendo à medida que avança. Para ter uma ideia de como tudo funciona, vamos nos aprofundar um pouco mais nos aplicativos que fazem parte da plataforma.
O que é possível fazer com a Power Platform?
A Power Platform é composta por quatro elementos principais: Power Automate, Power BI, Power Apps e Power Virtual Agents. Vamos passar rapidamente por cada um deles:
Automatize processos facilmente com o Power Automate
Como o nome sugere, esta é uma ferramenta de automação flexível baseada em nuvem. Projetado para eliminar as tarefas repetitivas do dia a dia que ocupam seu tempo, o Power Automate vem com uma variedade de modelos prontos, bem como recomendações para o tipo de aplicativo com o qual pode se encaixar.
É possível utilizar o Power Automate para uma ampla variedade de soluções, incluindo gerenciamento de fluxo de trabalho, obtenção de notificações, coleta de dados e muito mais. Dessa forma, a ferramenta permite:
- Aumentar a produtividade: você pode economizar tempo e criar fluxos de trabalho para uma ampla gama de tarefas individuais e de grande escala;
- Integrar dados: conecte-se a mais de cem fontes de dados, direto da caixa, incluindo Office 365, SharePoint, Dropbox, Facebook e Twitter;
- Integrar seus sistemas à IA: a Inteligência Artificial integrada significa que você pode automatizar tarefas manuais e começar a criar seus próprios processos de IA;
- Manter os dados seguros: conecte-se com segurança a dados locais e serviços baseados em nuvem para manter as informações seguras e aproveitar ao máximo os dados que você já possui.
Assuma o controle de seus dados com o Power BI
Simplificando, o Power BI é uma ferramenta de relatório e visualização de dados baseada em nuvem que ajuda você a reunir todos os seus dados em um só lugar. Usando uma série de painéis inteligentes, você pode ver seus diferentes conjuntos de dados e obter uma visualização em tempo real em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
A beleza do Power BI é que você pode identificar tendências facilmente, ver correlações e compartilhar informações úteis com suas equipes. Os benefícios incluem:
- Ter todos os seus dados em um só lugar: com todos os dados em um lugar fácil de entender, você pode ver rapidamente o que está funcionando e o que está fora de ordem;
- Compartilhar insights entre equipes: em poucos cliques você pode compartilhar relatórios e dashboards com suas equipes. Isso significa que é fácil garantir que todos estejam informados e a bordo;
- Transformar insights em ação: você pode combinar o Power BI com o Power Apps e o Power Automate para criar rapidamente aplicativos de negócios e fluxos de trabalho automatizados.
Simplifique seus processos com o Power Apps
Resolver desafios de negócios é muito mais simples com o Power Apps. A ferramenta permite criar aplicativos de forma rápida e econômica e integrá-los perfeitamente ao seu negócio — e o que é melhor: sem que seja necessário um conhecimento amplo de programação.
Quando se trata dos tipos de aplicativos que você pode criar, sua imaginação é a única limitação. Você tem o potencial de criar aplicativos para capturar e compartilhar informações, simplificando sistemas e removendo processos de trabalho intensivo em sua empresa. O fato de você poder conectar seus aplicativos ao Salesforce, SharePoint e Dropbox em questão de minutos também é um ponto positivo.
Power Virtual Agents – chatbots inteligentes simplificados
Como muitas pessoas, você pode pensar que chatbots e assistentes virtuais são complexos e fora do alcance da maioria das PMEs. Há alguns anos, isso era verdade. Mas agora, a Power Platform está tornando os chatbots acessíveis a muito mais empresas.
Na verdade, você pode criar bots sofisticados com inteligência artificial que podem lidar com problemas de comunicação e responder perguntas 24 horas por dia. A ferramenta é fácil de gerenciar, com uma interface visual clara, e você pode integrar rapidamente chatbots em seus serviços e processos diários. Isso pode incluir a pesquisa de registros, a personalização de conversas e a entrega a agentes ativos, se necessário.
E quanto custa tudo isso?
Agora que você tem uma visão geral dos benefícios e recursos da Power Platform, talvez tenha outra pergunta em mente: “quanto custa tudo isso?”. Há alguns anos, esse tipo de tecnologia seria inacessível para muitas PMEs. Mas a Power Platform mudou tudo isso.
Suas ferramentas têm um ótimo custo-benefício e podem se integrar perfeitamente à sua configuração de tecnologia existente. Além disso, você pode adquirir a plataforma por meio de banco de horas, mantendo seus custos baixos e sob controle.
A Power Platform oferece muitas oportunidades para ajudar sua empresa a obter uma vantagem competitiva. O principal é saber quais elementos usar – e quais terão o impacto mais positivo em seus resultados.
Se precisar de ajuda, os profissionais da BHS podem te ajudar! Entre em contato conosco e saiba como.