Antigamente, muitas empresas viam a Tecnologia da Informação como apenas um centro de custo. Se alguém na empresa precisava de um computador, servidor, software ou qualquer coisa, o departamento de TI comprava, instalava e pronto.
Com isso, o cenário de TI se tornou uma miscelânea de retalhos que era difícil de gerenciar, manter, dar suporte e proteger. Softwares que não atendem aos requisitos de negócios, hardware obsoleto e sistemas isolados são a evidência de que a estrutura de TI está desconectada da missão e dos objetivos da empresa.
Para solucionar esses problemas, é preciso pensar na TI estratégica: uma maneira eficaz de gerenciar a TI e agregar valor ao negócio.
O que é a TI estratégica?
A TI estratégica tem o objetivo de entender como a tecnologia deve ser usada para atender às metas de TI e de negócios. Uma estratégia de TI deve detalhar os vários fatores que afetam o investimento da organização e o uso de tecnologia. Idealmente, essa estratégia deve apoiar e moldar a estratégia geral de negócios de uma organização.
A TI estratégica deve cobrir todas as facetas da TI da empresa, incluindo gestão de custos, gestão de capital humano, gestão de hardware e software, gestão de fornecedores e gestão de riscos.
Executar uma estratégia de TI requer forte liderança; gestores e diretoria precisam trabalhar em estreita colaboração com os demais departamentos de negócios da empresa e grupos de usuários para alcançar seu sucesso.
No entanto, o plano estratégico precisa ser flexível o suficiente para aceitar mudanças ao longo do caminho. A pandemia do coronavírus foi um exemplo de como a estratégia de TI pode ter que mudar rapidamente para se adaptar a novas condições de mercado. Ela também deve ter espaço para aceitar restrições orçamentárias e incluir avanços tecnológicos que surjam pelo caminho.
Por que a TI estratégica é importante para a empresa?
A TI estratégica se tornou um elemento crítico para a liderança organizacional na última década — isso porque a tecnologia se tornou um elemento crítico para o sucesso dos negócios. Com o aumento da procura pela transformação digital, a tecnologia passou de coadjuvante para protagonista.
Hoje, ela é essencial para:
- criação de novos modelos de negócios, produtos e serviços;
- melhorar o atendimento ao cliente e a experiência do cliente;
- suportar interações com fornecedores e outros parceiros de negócios;
- capacitar trabalhadores e melhorar a produtividade;
- aumentar as vendas.
Dessa forma, as organizações devem fazer uma estratégia de tecnologia para conquistar esses objetivos.
Como aplicar a TI estratégica na sua empresa?
A forma que a TI estratégica toma é diferente para cada empresa. É fácil imaginar isso considerando que a base para uma gestão estratégica é pensar no alinhamento da tecnologia com os objetivos de negócios da empresa — e, claro, cada empresa tem seus próprios objetivos.
No entanto, alguns aspectos de uma gestão de tecnologia estratégica são iguais para qualquer negócio. Por exemplo, o primeiro passo deve consistir em uma avaliação de como a organização está hoje e onde deseja chegar. Isso inclui definir indicadores-chave para medir o desempenho ao longo do tempo.
A avaliação deve identificar a tecnologia atualmente em uso e as lacunas que existem entre essas operações de TI atuais e os objetivos e metas delineados. Além disso, o plano para uma TI estratégica deve incluir:
- Uma visão geral do departamento de TI que cobre sua missão, valores centrais, objetivos e abordagens para cumprir suas metas;
- Orçamentos atuais e previsões de gastos para um cronograma plurianual;
- Um esboço de projetos e iniciativas de TI atuais e futuros com cronogramas e marcos;
- Um mapa da arquitetura corporativa existente, capacidades do departamento de TI e requisitos futuros com detalhes sobre infraestrutura, pessoal e outros recursos necessários;
- Uma lista das forças internas e externas (como tendências de mercado e da indústria) que moldam os requisitos e inovações tecnológicas atuais;
- Uma previsão das oportunidades e vulnerabilidades potenciais que exigirão respostas de tecnologia para melhor posicionar a organização para o sucesso.
Atualmente, algumas tecnologias são consideradas os pilares para uma TI estratégica, incluindo a nuvem e tecnologias de segurança que protejam os dados da empresa.
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