Armazenamento de dados na nuvem: 3 fundamentos básicos
A quantidade de arquivos de uma empresa é muito grande, ainda mais na era digital em que estamos vivendo. Com o mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a informação tornou-se um dos ativos mais importantes para a sobrevivência das empresas. É preciso coletar, armazenar e gerenciar um número cada vez maior de informações relativas à clientes, concorrentes e fornecedores. Para pequenas e médias empresas lidar com um volume cada vez maior de dados pode ser um desafio, principalmente se não estiverem utilizando armazenamento de dados na nuvem e estiverem somente em lugares físicos, como arquivos, pen drives e servidores físicos.
Mas se por um lado a era digital aumentou o volume de informações, também trouxe novas soluções, como soluções em nuvem e seu recurso de armazenamento de dados na nuvem – a opção mais segura e acessível para pequenas e médias empresas. Isso porque, com a nuvem o pequeno e médio empreendedor não vai precisar de grandes investimentos para compra de hardware e não terá custo com manutenção de redes ou equipamentos para alocação de informações.
Mas como deixar sua empresa pronta para o armazenamento de dados na nuvem e backup em nuvem? A seguir falaremos dos três fundamentos básicos para você criar um alicerce de dados na nuvem na sua empresa. Se você está pensando em levar seus dados e informações sensíveis para a nuvem, esse é o caminho.
1) Backup de dados
Muitas pequenas e médias empresas não fazem backup de dados por ser muito caro e complexo. Mas essa ferramenta é essencial para quem busca uma maior fatia do mercado. O backup em nuvem fornece uma alternativa atraente às fitas, com redução de custo significativas e tempos de recuperação mais curtos. O processo também é muito mais simples, não tem aquela complexidade do servidor físico. Opte por soluções que consiga configurar, facilmente, facilmente o seu backup, com replicação automática e proteção de um datacenter de classe empresarial.
2) Armazenamento de dados na nuvem escalonável
Escolha sempre uma opção escalonável para armazenamento de dados na nuvem e para gerenciar seus dados, assim você pode armazenar desde pequenas quantidades de dados a centenas de terabytes. Ou seja, você armazena de acordo com a sua necessidade e paga apenas pela quantidade de dados que está armazenando. E se a quantidade de dados crescer, você faz o provisionamento para armazená-los. O armazenamento do Microsoft Azure, por exemplo, faz o balanço automático da carga de seus dados, ou seja, conforme crescem as demandas o Azure aloca automaticamente os recursos apropriados para atendê-las.
Se seu objetivo é coletar e usar dados para expandir seus negócios, escolha uma opção que, além de escalonável, possa ser integrada a ferramentas analíticas que o ajudaram a tomar decisões mais assertivas.
3) Proteção de dados abrangente
Utilize tecnologias de servidor integrada para proteger seus dados onde quer que eles estejam, seja um servidor local, um dispositivo móvel ou em um compartilhamento de arquivos online. Na nuvem, distribua seus dados em diversos compartimentos virtuais. Algumas soluções já oferecem esse serviço automaticamente. No Azure, por exemplo, os seus dados são armazenados e replicados geograficamente, de forma automática, mantendo seis cópias dos seus dados em dois datacenters diferentes.
Escolha, também tecnologias com opção de criptografia e autenticação multifator já disponíveis. E, claro, verifique a confiabilidade do serviço e do fornecedor antes de armazenar seus dados na nuvem.
Além do backup e armazenamento de dados, a nuvem oferece vários outros serviços que podem transformar a sua empresa – virtualização, hospedagem de site e comércio eletrônico e recuperação de desastres eletrônico – garantindo mais produtividade, segurança e redução de custos. Assim, para otimizar sua empresa para a nuvem e aproveitar todos os benefícios que ela pode te dar, busque opções de armazenamento de dados que possam interoperar com todas as ferramentas que você planeja usar.
Para saber mais sobre o backup e armazenamento de dados do Azure, clique nos links abaixo.
Segurança de dados: veja como o Microsoft Azure pode ajudar
[Infográfico] Como uma empresa de médio porte resolveu problemas de backup de dados
[E-book] Azure – A plataforma de nuvem da empresa moderna
Com o Microsoft Azure, você pode criar, hospedar e rodar as suas aplicações na nuvem sem se preocupar com infraestrutura, além de também poder hospedar servidores, bancos de dados, montar o seu ambiente diretamente e utilizar o armazenamento de dados na nuvem.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429