HOME /

BLOG

Cloud, Segurança

Segurança de dados: conheça as 3 principais áreas onde as empresas são mais vulneráveis

Data: 21/09/2016
Escrito por: BHS

Você sabia que 72% dos crimes cibernéticos ocorrem em empresas com menos de 100 funcionários e o tempo médio para solucionar um ataque é de 45 dias? Já pensou sua empresa parada por 45 dias? Parece irreal, mas as empresas atuais enfrentam um conjunto de ameaças potenciais em constante evolução, de violações de segurança de dados a tempo de inatividade devido a eventos inesperados.

As violações de segurança de dados estão aumentando também o custo para as empresas. De acordo com uma pesquisa global de segurança das informações da PWC, as perdas financeiras médias devido a incidentes de segurança aumentou 34% em 2014, chegando a US$ 2,7M.

Mas como manter a segurança de dados e proteger informações empresariais? Onde as empresas são mais vulneráveis, onde estão os riscos à segurança de dados? Pesquisas e tendências indicam três áreas de concentração que podem colocar a segurança de dados em risco:

  1. Exposição de dados confidenciais caso um laptop ou dispositivo móvel seja perdido, roubado ou danificado.

    Uma preocupação atual importante é o aumento repentino do uso de dispositivos móveis no trabalho. As equipes estão cada vez mais trabalhando em dispositivos móveis e acessando aplicativos na nuvem, a empresa, por sua vez, precisa garantir que os dados confidenciais próprios e de clientes continuem protegidos em toda a plataforma de tecnologia. Vamos supor que um funcionário de uma empresa de médio porte, que está lançando um produto ou serviço novo no mercado, tenha seu laptop roubado. A possível exposição de dados confidenciais pode gerar risco à consolidação ou até mesmo o futuro desse serviço e/ou empresa. Para evitar a exposição de dados confidenciais, é preciso ter segurança de dados avançada nativa em todos os níveis em TI, entre aplicativos e dispositivos móveis, seja no local ou na nuvem.

  2. Perda de dados e tempo de trabalho valiosos caso arquivos sejam excluídos acidentalmente e não haja backups.

    Não é preciso ter um ataque cibernético para perder dados da sua empresa, um simples fato de excluir arquivos acidentalmente pode trazer prejuízos. Por exemplo, uma empresa de contabilidade ou assessoria financeira que lida com informações sigilosas de outras empresas. Acidentalmente um colaborador apaga um arquivo importante. Se você tiver um backup bem feito, tudo bem… é só resgatar as informações. Mas se não, além de refazer o trabalho terá sua credibilidade diminuída com o cliente e, consequentemente, no mercado.
    O backup confiável dos dados é um componente principal para manter a segurança de seus dados e seus negócios executando sem problemas. 39% das empresas do mundo estão planejando usar solução de backup baseadas na nuvem, pois ele oferece uma solução econômica com a habilidade de escalar conforme necessário.

  3. Paralisia das operações de negócios caso ocorra um desastre, como um incêndio ou alagamento.

    Seja por causa de incêndio, invasão ou interrupção de energia, os sistemas podem ficar inativos.  Isso por ser dispendioso para uma empresa, com potencial de perda de dados, perda de clientes e muito mais. De acordo com a Federal Emergency Management Agency (FEMA), 40% das empresas atingidas por desastres nunca voltam a reabrir.

    Tradicionalmente, as pequenas e médias empresas pagam um seguro – contra incêndios ou alagamentos – como uma despesa operacional para proteger suas instalações físicas. Mas o que é feito para proteger seus dados? É fundamental compreender a necessidade de pagar por planos de segurança de dados também. Dessa forma, independente do que aconteça no local físico, é possível voltar a funcionar após uma grande interrupção, como uma falha do servidor ou um desastre natural.

    Hoje, o mercado oferece soluções de recuperação de desastre em nuvem, que pode recuperar arquivos, aplicativos e serviços rapidamente, fazendo sua empresa voltar a funcionar em questão de minutos.

 

Conclusão

Que os dados e as informações de uma empresa – de clientes, financeiros, colaboradores -são uns dos seus principais bens de uma empresa não se tem dúvida. Por isso, é tão importante usar a tecnologia para manter a segurança desses dados. Se você tem dúvidas quanto à qualidade da segurança de dados da sua empresa, responda a três perguntas:

  • Como você está protegendo seus sistemas e seu trabalho?
  • Como sua empresa está lidando com o backup?
  • Se houver, quais são os planos de recuperação de desastre em vigor?

 

Se você soube responder todas as perguntas de forma satisfatória, ótimo. Senão, é melhor a rever os investimentos da sua empresa. A segurança de dados pode ser um grande diferencial para seu negócio. Mas o desafio é “como chegar lá?”. As empresas devem pensar em todos os cenários e nas suas áreas vulneráveis na hora de escolher uma solução de segurança de dados.

 

Leia Também