HOME /

BLOG

Cloud, Segurança

Como fazer segurança da informação do jeito certo

Data: 28/09/2016
Escrito por: BHS

Um dos acontecimentos mais temidos pelas empresas é a perda de dados valiosos ou a exposição de informações sigilosas ou confidenciais. Quando se perde a confiança do cliente, pode ser extremamente caro e difícil, se não impossível, recuperar-se desse tipo de desastre. Você cuida da segurança da informação da sua empresa?

No nosso último post falamos das áreas que mais trazem ameaças para as empresas, que colocam em risco a segurança da informação. Mas como proteger a sua empresa? Quais soluções usar? Na preparação para um abalo como esse, as empresas precisam:

  • Obter proteção de dados avançada nativa, em todos os níveis da área de TI
  • Fazer backup de dados, e não é preciso gastar uma fortuna
  • Voltar a ficar online em questão de minutos quando ocorrer algo inesperado

 

Hoje, o mercado oferece várias tecnologias para manter a segurança da informação que vão desde a proteção nativa de dados a soluções rápidas para a recuperação de dados.

A seguir, trataremos das três principais maneiras para proteger sua empresa. Abordaremos os principais cenários corporativos, elegeremos os principais benefícios e os serviços em tecnologia necessários para você manter a segurança da informação na sua empresa.

 

1) Segurança da informação em nível corporativo, nativa em todos os aplicativos, PCs e dispositivos e na nuvem.

Muitas vezes a segurança da informação é tratada como um adicional e não como recurso integrante de tecnologia e softwares. Uma maneira de resolver este problema é investir em tecnologia com recursos de segurança nativa – recursos e aplicativos de segurança da informação que estão disponíveis por padrão.

Portanto, se estiver comprando um software ou renovando a configuração de tecnologia da sua empresa, adquira produtos que te oferecem proteção de dados avançada nativa, em todos os níveis da sua TI, entre aplicativos e dispositivos móveis, seja no local ou na nuvem.

Um bom software com proteção nativa deve ter:

  • Recursos internos de criptografia que dará proteção para os seus dispositivos móveis e tranquilidade em caso de roubo ou perda em saber que seus dados confidenciais estão protegidos com recursos internos de criptografia.
  • Acesso seguro a PCs e dispositivos utilizando logon, que use recursos de segurança de informação de nível empresarial, como o reconhecimento facial e impressão digital.
  • Proteção automática contra ameaças e malwares (softwares nocivos destinados a infiltrar-se com intuito de causar algum dano ou roubo de informação, p.ex. Cavalo de Troia), que detecte e envie alertas de violações de segurança.
  • Sistemas que detecte e envie alertas de violações de correio eletrônico. Assim, você rastreia seus dados confidenciais enviados por e-mail e impede, seletivamente, ações como edição, cópia ou impressão de dados confidenciais.

 

 

2) Backup de dados para toda sua organização, de arquivos de trabalho dos colaboradores a aplicativos de negócios

O backup de dados é uma parte primordial da proteção de dados para qualquer empresa. Para analisar se seu backup está sendo feito corretamente, pense nos três questionamentos abaixo:

  • Como você faz o backup de dados atualmente? Você precisa comprar mais hardware de servidor e mídias de armazenamento para acompanhar o aumento de dados?
  • Como funcionários de sua empresa mantêm os arquivos sincronizados em seus PCs e dispositivos móveis?
  • Você usa um banco de dados para seus aplicativos de negócios? Como você mantém o backup deles?

 

A forma mais eficaz e barata de responder todas essas perguntas e ficar tranquilo com a qualidade do seu backup é obtendo um backup em nuvem. 39% das empresas do mundo estão planejando usar solução de backup baseadas na nuvem, pois ele oferece uma solução econômica com a habilidade de escalar conforme necessário.

Se você está pensando em migrar para um backup em nuvem, veja alguns dos principais benefícios que uma boa solução de backup em nuvem deve oferecer:

  • Gerenciamento de armazenamento automático: não são necessárias despesas de capital para dispositivos de armazenamento local. Algumas soluções, como o Microsoft Azure oferece modelo de consumo de pagamento conforme o uso.
  • Dimensionamento ilimitado: aproveite as garantias de alta disponibilidade, sem a sobrecarga de manutenção e monitoramento.
  • Transferência de dados ilimitada: não deve haver cobrança para transferências de dados de saída durante uma operação de restauração de dados.
  • Criptografia de dados: a criptografia permite a transmissão segura e o armazenamento de dados do cliente na nuvem pública.
  • Retenção de longo prazo: em vez de pagar por soluções de backup em fita externa, você pode guardar seus dados por até 99 anos para cumprir a conformidade legal.

 

 

3) Recuperação rápida de eventos inesperados, de laptops perdidos ou roubados a interrupções completas dos sistemas.

A recuperação de dados dá a possibilidade de sua empresa continuar produzindo mesmo se ocorrer algum imprevisto, ou até mesmo desastre natural.  Além de proteger seus dados, caso um laptop seja perdido ou roubado.

As soluções mais eficazes e de baixo custo em segurança da informação para recuperação de dados também estão na nuvem, assim como o backup. Alguns fabricantes, como a Microsoft, oferecem solução de recuperação de dados automatizada nativa, ou seja, sem a necessidade de despesa de capital maior normalmente associada às soluções de recuperação. Por exemplo, você compra uma solução de backup na nuvem Microsoft Azure, a solução de recuperação de dados já vem nativa na tecnologia e você não paga nada a mais por isso.

Mas como funciona a recuperação de dados? Como seus dados estão na nuvem, seus funcionários podem acessar seus arquivos mais recentes de qualquer dispositivo. Portanto, se um funcionário deixar seu laptop em casa acidentalmente, ele poderá acessar seus arquivos e outro PC no trabalho, e todas as alterações serão sincronizadas automaticamente com seu laptop em casa.

Ao adquirir uma tecnologia de recuperação de dados, fique atento também se ela oferece criptografia e remoção remota de dados. Pois, caso perda ou roubo de dispositivos móveis, seus dados estarão protegidos e você poderá limpar remotamente os dados daquele dispositivo perdido.

 

Conclusão

Para garantir a segurança da informação em sua empresa utilize plataformas completas que abrange aplicativos de negócios, os PCs e os dispositivos e a nuvem, tudo funcionando em conjunto em uma plataforma confiável.  Para baixar custos, o interessante é procurar proteção empresarial e segurança integrada (nativa) às tecnologias, assim você pode proteger seus dados comerciais e preparar-se para qualquer eventualidade.

Para que a tecnologia realmente proteja a sua empresa pesquise e procure por produtos e serviços, que ofereçam:

  • segurança em nível corporativo, nativa em todos os aplicativos, PCs e dispositivos e na nuvem;
  • backup fácil e acessível para toda a sua organização, de arquivos de trabalho dos colaboradores a aplicativos de negócios;
  • recuperação rápida de eventos inesperados, de laptops perdidos ou roubados a interrupções completas dos sistemas.

 

Entre em contato conosco para saber sobre segurança da informação na nuvem e proteger seus negócios.

Leia Também