HOME /

BLOG

Cloud, Segurança

Backup na nuvem: por que ele é mais seguro?

Data: 05/10/2016
Escrito por: BHS

Um dos muitos motivos por que as empresas estão mudando para o backup na nuvem é o custo baixo para implantação e manutenção. Estudos apontam que as pequenas e médias empresas podem economizar de 10% a 20% em custos, uma vez que as aplicabilidades são fáceis, rápidas de usar e mais flexíveis.

O processo de backup em nuvem gera armazenamento em ambiente externo através do envio de dados criptografados para os centros de dados dedicados. As melhores soluções de backup em nuvem fornecem uma infraestrutura totalmente gerenciada com segurança robusta de data centers físicos, backup de dados em várias localidades, além de uma série de medidas de proteção de dados, como monitoramento da segurança e criptografia de mensagens.

Mas apesar de todos os benefícios do backup na nuvem, ainda há preocupação e dúvidas em relação à segurança na nuvem. Muitos empresários, se perguntam:

Se já tenho uma solução de backup, por que mudaria para backup na nuvem?

As soluções tradicionais de backup embora sejam simples, são limitadas e tem alto custo. Se você faz o backup local, é importante considerar a segurança de suas unidades de backup e onde elas estão armazenadas. Portanto, será preciso ter uma cópia dos seus arquivos fora do seu PC e fora do escritório. Uma das formas mais seguras de backup local são as fitas magnéticas, que precisam ser guardados em locais próprios, pois se ocorrer um incêndio ou uma invasão do local, seus backups poderão estar em risco. Ou seja, há gastos com equipamentos para gravar a fita, local para armazenamento e transporte. E ainda, se ocorrer algum incidente e for necessário recuperar algum dado, será preciso: localizar em qual fita está a informação perdida… buscar a fita do local de armazenamento… e iniciar o processo de recuperação, que pode levar horas e até dias.

Por outro lado, o backup na nuvem oferece uma opção econômica porque você não precisa comprar hardware de servidor ou mídias de armazenamento, como as fitas. Ele é dimensionado de acordo com a sua necessidade, tem custo reduzido e capacidade rápida de restauração, além da facilidade de contratação dos serviços. As empresas contratam e acessam aquilo que precisam e na medida em que precisam. Essa progressão tanto pode ser em capacidade de processamento de dados, número de usuários, ou armazenamento.

Sem falar na segurança, os dados são replicados em data centers redundantes em vários locais para protegê-los contra falhas do data center e da rede.

 

Se eu tenho o backup, por que preciso da recuperação de dados?

O backup e a recuperação de dados se complementam para oferecer várias camadas de proteção de formas diferentes:

  • Os backups são a melhor ferramenta para garantir que você possa restaurar cópias recentes de arquivos que são excluídos acidentalmente ou perdidos devido a uma falha do disco rígido. Também é importante para a retenção de dados a longo prazo, pois dá acesso a arquivos e dados históricos, quando necessário.
  • A recuperação de dados está, geralmente, mais focada em garantir que seus serviços voltem a funcionar rapidamente a fim de minimizar a interrupção dos negócios. Por exemplo, se um evento como um incêndio ou uma invasão danifica os servidores de aplicativos da empresa, é possível restaurar tudo, seus arquivos, aplicativos e serviços, rapidamente para poder voltar a funcionar em questão de minutos e não de horas, dias ou semanas.

 

Conclusão

Quando se compara as medidas de segurança e os benefícios do backup na nuvem com o backup local, não há o que contestar.

O backup na nuvem é quase infinito e os investimentos iniciais em uma abordagem de nuvem são relativamente baixos. Ter ambiente redundante é fundamental para uma estratégia de segurança e recorrer a essa prática pode minimizar gastos e trazer agilidade nos processos de recuperação da operação.

Uma pesquisa liderada pela consultoria Deloitte Brasil aponta que empresas de pequeno e médio porte que utilizam maior volume de serviços em nuvem tendem a crescer 26% mais rápido do que as concorrentes que não apostam nessas ferramentas. Além disso, essas empresas apresentam aumento da renda em 21%.

 

Saiba como implantar a plataforma completa de segurança na nuvem em sua empresa

Quer começar agora mesmo?

Entre em contato com um dos nossos especialistas em segurança na nuvem.

Leia Também