HOME /

BLOG

Cloud, Produtividade, Segurança, Tecnologia

8 maneiras de usar a tecnologia como um diferencial para a produtividade

Data: 16/11/2016
Escrito por: BHS

Para empresas de pequeno e médio portes, a tecnologia pode fazer a diferença ao impulsionar sua empresa – fazendo você se destacar dos concorrentes. Mas como chegar lá? Apresentamos neste post alguns pontos para você fazer da tecnologia uma vantagem competitiva e melhorar sua produtividade.

A tecnologia certa pode ser um grande diferencial para a produtividade da sua empresa. A modernização do ambiente de TI pode levar você a se destacar de seus concorrentes, sejam eles grandes ou pequenos. De acordo com um estudo do Boston Consulting Group, as empresas líderes em tecnologia – definidas como as empresas que adotam novas tecnologias rapidamente – têm um desempenho muito melhor do que suas concorrentes no mercado. Elas criam empregos quase duas vezes mais rápido do que outras pequenas e médias empresas. Além disso, aumentam a receita anual 15% mais rapidamente do que suas concorrentes.

Mas como chegar lá? Muitas vezes, é assustador quando você analisa seu ambiente de TI – de servidores à nuvem e de computadores a dispositivos móveis – e tenta descobrir por onde começar e como fazer a transição do que você tem no momento para sua nova visão. Para te ajudar, apresentamos abaixo 8 dicas simples para você fazer da tecnologia um grande diferencial para melhorar a produtividade da sua equipe.

 

  1. Adapte-se as mudanças

A tecnologia deve ser um ativo – um que o ajude a prever, gerenciar e responder rapidamente às mudanças. A tecnologia deve facilitar a vida e proporcionar flexibilidade para que você possa se adaptar rapidamente às necessidades dinâmicas de negócios, seja expandindo a infraestrutura ou adicionando novos computadores, dispositivos e aplicativos que melhoram a produtividade dos seus funcionários.

Várias empresas de pequeno e médio portes estão buscando tecnologias de nuvem para fornecer flexibilidade e ajudar seus clientes a se adaptarem mais rapidamente às mudanças. No entanto, muitas dessas empresas não estão seguindo uma estratégia do tipo “tudo ou nada”. Elas estão optando por uma abordagem “híbrida”, mantendo alguns componentes no local e movendo outros para a nuvem, onde faz sentido para os negócios.

Seja qual o caminho que você escolher, escolha uma plataforma de TI que lhe permita se adaptar rapidamente ao dinamismo do mercado, ofereça ferramentas de produtividade à sua equipe e seja mais ágil que seus concorrentes.

 

 

  1. Proteja e controle seus dados

Com o aumento da liberdade e da flexibilidade da força de trabalho móvel, também há um aumento do risco — como ter certeza de que, quando seus funcionários saem com seus notebooks e smartphones, os dados corporativos confidenciais continuam protegidos? Essa é uma preocupação comum. De acordo com o estudo da Techaisle de 2015 SMB Mobility Adoption Trends, apenas 16% das empresas estão totalmente preparadas para tratar dos desafios de segurança da mobilidade.

Para proteger seus dados e não aumentar custos, trabalhe com proteção nativa em todos os níveis da sua plataforma de tecnologia – de servidores a computadores e dispositivos móveis. Tenha tranquilidade de saber que tudo funciona em conjunto e de que as pessoas certas terão acesso aos arquivos e às informações certas:

  • Dê a seus funcionários acesso mais fácil e mais seguro a tudo o que eles precisam para manter a produtividade: forneça aos funcionários uma maneira mais simples e consistente de acessar todos os seus aplicativos, sites e dispositivos com um logon único.
  • Proteja seus dados seus dados corporativos onde estiverem: anexe criptografia e regras de gerenciamento de direitos aos dados corporativos para ajudar a impedir o acesso e o uso não autorizados.

 

Veja neste post como proteger seus dados da forma mais eficaz.

 

 

  1. Aproveite sua tecnologia ao máximo

Quando o assunto é investimento em tecnologia, você precisa ter certeza de que está obtendo o maior valor possível dos produtos e serviços que compra e de que não está comprando mais do que de fato precisa.

O mercado oferece às empresas de pequeno e médio portes uma grande variedade de soluções que ajudam a maximizar os investimentos em TI e otimizar a produtividade – seja tirando um maior proveito dos servidores que executam seus aplicativos de negócios, aproveitando a velocidade e a flexibilidade da nuvem ou obtendo o máximo dos computadores e dispositivos usados por seus funcionários.

  • Execute mais aplicativos no mesmo servidor e reduza custos com hardware de servidor, manutenção de TI e contas de energia.
  • Hospede e escale seus aplicativos na nuvem e evite as altas despesas iniciais com infraestrutura.
  • Gerencie computadores e dispositivos móveis com facilidade a partir da nuvem e permita um fácil acesso móvel e, ao mesmo tempo, simplifique e reduza os custos do gerenciamento de TI.
  • Mova os dados corporativos para a nuvem e obtenha o armazenamento de dados flexíveis, sem ter que investir em soluções caras.

 

  1. Esteja preparado para o inesperado

De acordo com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) dos EUA, 40% das empresas atingidas por desastres nunca voltam a abrir as portas. E outras 25% encerram suas atividades em dois anos. Os desastres graves tornaram as soluções de “recuperação de desastres” essenciais para muitas organizações. No entanto, os sistemas podem ficar inoperantes por vários motivos: uma interrupção, um incêndio ou a uma simples falta de energia.

Recuperar-se do tempo de inatividade inesperado exige mais do que o backup de dados. É preciso restaurar seus aplicativos e sistemas ao estado em que estavam antes do tempo de inatividade. Isso pode levar dias, ou até mesmo semanas, com os sistemas de backup simples. E, sem backups frequentes, você pode perder dados de vários dias. Sem uma solução para garantir a continuidade dos negócios, você correrá o risco de grandes interrupções nos negócios, resultando em perda de produtividade e de clientes.

A recuperação de dados dá a possibilidade de sua empresa continuar produzindo mesmo se ocorrer algum imprevisto, ou até mesmo desastre natural.  As soluções mais eficazes e de baixo custo estão na nuvem, assim como o backup. Ao adquirir uma tecnologia de recuperação de dados, fique atento: as melhores são as que oferecem criptografia e remoção remota de dados.

 

  1. Faça seu trabalho em qualquer lugar

Aumente a produtividade permitindo que os funcionários e as equipes possam fazer o trabalho de qualquer lugar e usando qualquer dispositivo. 63% das empresas dizem que a mobilidade está ajudando a aumentar a eficiência de seus processos de negócios (Techaisle) e, com
o aumento da mobilidade, é preciso garantir que suas equipes possam trabalhar juntas de qualquer lugar. Seja para reuniões online, para colaborar em documentos ou para compartilhar dados e ideias

Obtenha tecnologias que ofereçam uma plataforma completa com ferramentas de produtividade para ajudá-lo a acessar seus arquivos e aplicativos mais atuais e a se comunicar com sua equipe a partir de qualquer computador ou dispositivo – ou até mesmo usando aplicativos de negócios hospedados em seus servidores.

 

  1. Entenda seu cliente

Não é preciso ter uma bola de cristal para conhecer seu cliente. Você só precisa das ferramentas certas de produtividade para oferecer o que eles precisam, no momento ideal. Não basta ter dados e percepções. É importante atender aos clientes e ganhar sua fidelidade, todos os dias.

Você provavelmente está sentado sobre uma mina de ouro de dados no que diz respeito aos seus clientes. O desafio é usar essa mina de ouro a seu favor. Muitas vezes, a parte difícil é chegar a esses dados e torná-los úteis para ajudá-lo a entender seus clientes e responder a perguntas como “Quais são seus clientes mais rentáveis? ”, “Quais são os principais desafios deles? ”, “Como você pode conquista-los de uma forma que seus concorrentes não podem? ” Os dados podem fazer a diferença, se você tiver as ferramentas de produtividade para usá-los a seu favor.

Para saber o que você precisa para transformar dados em informações estratégicas e quais são os primeiros passos, acesse o e-Book gratuito Business Intelligence para pequenas e médias empresas.

 

  1. Trabalhe facilmente em equipe

Atualmente mais e mais pessoas estão trabalhando fora dos limites do escritório e em uma ampla gama de dispositivos móveis. Para acompanhar o ritmo dos negócios, os funcionários precisam acessar seu trabalho e se comunicar com sua equipe onde quer que estejam. As pessoas esperam ter flexibilidade de qualquer lugar e a qualquer hora em que precisarem fazer um trabalho – e isso é tão comum que pode se tornar um importante diferencial no momento de atrair e manter os melhores funcionários.

Trabalhe com ferramentas a aplicativos de produtividade que permitem que as equipes trabalhem juntas de qualquer lugar, com a mesma experiência conhecida e usando seus computadores e dispositivos móveis. Seja para colaborar com documentos de negócios importantes, fazer uma reunião com sua equipe ou se comunicar com clientes e parceiros.

 

  1. Aumente suas vendas

Conquistar clientes hoje significa manter o contato. Quando você consegue interagir com seus clientes de forma contínua, pode ficar atento às suas novas necessidades e seus desafios e criar um relacionamento duradouro. E, no momento de criar uma estratégia de vendas, você poderá envolvê-los com apresentações atraentes e relevantes que se destaquem das de seus concorrentes.

A Microsoft, por exemplo, oferece soluções completas com aplicativos de produtividade para a construção e manutenção de relacionamentos com clientes e para gerar vendas. E o melhor de tudo é que você pode fazer tudo isso utilizando funcionalidades de ferramentas de produtividade conhecidas do Office, que você provavelmente já usa.

 

Conclusão

Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar nova soluções em tecnologia, maximizar sua produtividade e a alavancar seus negócios.  Hoje, as empresas de pequeno e médio portes podem acessar capacidades que, no passado, estavam disponíveis apenas a grandes empresas

Estamos aqui para ajudá-lo em cada passo no caminho. Entre em contato conosco hoje mesmo para aumentar a sua produtividade começar a expandir os horizontes de seus negócios com serviços em tecnologia.

Leia Também