HOME /

BLOG

Destaque, Negócio, Produtividade, Tecnologia

Como ter a análise de dados ao alcance do seu negócio. Saiba agora.

Data: 15/06/2016
Escrito por: BHS

Saber lidar com dados e ter em mãos informações importantes sobre seu público são um diferencial para qualquer empresa se manter no mercado, principalmente na hora de criar estratégias de divulgação para seus produtos.  Para fazer a análise correta dos dados, as empresas utilizam de recursos como Business Intelligence que ajudam no gerenciamento de informações e que contribui para melhorar a tomada de decisões dentro das empresas.

 

O que é Business Intelligence?

 

O Business Intelligence pode ser definido como um conjunto de ferramentas, aplicações e infraestruturas para análise de dados, transformando-os em informações relevantes que sirvam de insumo para aprimorar a performance da empresa no mercado. No caso de empresas, todas as áreas podem aproveitar dessas análises para compreender e definir de forma mais assertiva seus indicadores, gerando melhores resultados para a organização.

O Business Intelligence é o suporte ideal para a gestão de negócios, coletando e reunindo todos os dados da organização, assim como indicadores e métricas de performance da empresa, e transformando-os em informação qualitativa. Não só um segmento específico, mas diversas áreas podem usar da análise de dados para alavancar seus negócios. Cabe à empresa coletar os dados e ter profissionais que saibam interpretá-los em ações práticas.

O principal benefício do Business Intelligence para a empresa é a sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão, que pode ser em tempo real, do desempenho corporativo e de suas partes. Além disso, há economia de tempo, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e economia de custos.

 

A importância do conceito de Business Intelligence para seu negócio

 

Hoje em dia, com a grande quantidade de informações, as empresas também precisam definir quais áreas atuar e como atuar para ter resultados mais expressivos. Por exemplo, uma empresa do setor de beleza, que comercializa perfumes, maquiagem e cosméticos, possui um enorme volume de dados e pode ficar um pouco perdida sobre quais estratégias e áreas investir. Com o Business Intelligence, a empresa consegue identificar qual a área precisa de maior investimento. Com a análise de dados, a equipe responsável pode criar um planejamento estratégico e definir quais as ações de comunicação e marketing receberão investimentos para aumentar suas vendas em determinada região, ou até mesmo entender a rentabilidade por produto ou categoria de clientes.

Vale lembrar que Business Intelligence pode ser usado não somente nas grandes empresas, mas também nas corporações de pequeno e médio porte que necessitam da análise de dados para auxiliá-las nas mais diferentes situações para a tomada de decisão, bem como otimizar o trabalho da organização, reduzir custos, eliminar a duplicação de tarefas, permitir previsões de crescimento das empresas como um todo e contribuir para a elaboração de estratégias.

Por isso, as empresas que adotam conceito e ferramenta de Business Intelligence conseguem ser mais competitivas que seus concorrentes, tendo em vista que, de forma dinâmica e praticamente intuitiva, conseguem depurar seus dados, realizar análises mais conclusivas e antecipar tendências de negócios.

 

Tenha o conceito de Business Intelligence ao seu alcance. Conheça as soluções do Tableau para a sua empresa.

Leia Também