HOME /

BLOG

Destaque, Tecnologia

BHS apoia S2B com trilhas de Desenvolvimento Mobile

Data: 15/07/2016
Escrito por: BHS

O programa Students to Business (S2B), realizado pela Microsoft em parceria com a PUC Minas, oferece capacitação gratuita para estudantes utilizando tecnologias Microsoft. Para a edição 2016, a BHS foi responsável pela trilha de Desenvolvimento Mobile com Xamarin. Além dos treinamentos específicos sobre a tecnologia, a BHS disponibilizou profissional capacitado para ser mentor durante a fase de desenvolvimento do projeto final em duplas e ministrou palestras sobre carreira e mercado de trabalho.

“O S2B nos permite compartilhar nossos conhecimentos, contribuir para a formação de mão de obra qualificada e conhecer novos talentos. O que nos possibilita novos investimentos em capital humano e em inovação, para trazer novas possibilidades e soluções para nossos clientes”, explica Edgard Fiuza, diretor de RH da BHS.

A escolha para trabalhar com desenvolvimento Mobile foi estratégica. Segundo o Gartner, a tecnologia móvel está entre as 10 tendências tecnológicas de maior impacto para o mundo dos negócios. O foco das três primeiras apostas do Gartner está no usuário móvel e nas experiências e interações que as organizações serão capazes de oferecer às pessoas.

“Projetar aplicativos móveis continua sendo um importante foco estratégico para a empresa. No entanto, o projeto deve fornecer uma experiência que flui e explora diferentes dispositivos, incluindo sensores da Internet das Coisas e objetos comuns, como automóveis, ou mesmo fábricas. Projetar essas experiências avançadas será um grande diferencial para desenvolvedores de software e empresas similares até 2018”, diz David Cearley, vice-presidente do Gartner.

Com a tecnologia Xamarin, a BHS cria aplicativos nativos para as plataformas Android, iOS e Windows utilizando apenas uma base de linguagem compartilhada de desenvolvimento. É possível criar quaisquer tipos de aplicações, tais como portais de serviços, ferramentas de ações colaborativas, canais de compartilhamento de informações estratégicas para CEO’s.

 

Comunicação e solidariedade a um clique

Com aplicativos funcionais para facilitar dia a dia dos usuários, as três equipes finalistas abordaram comunicação e solidariedade e mostraram que os aplicativos podem ser utilizados em diversas áreas, como comunicação pessoal e/ou corporativa, rede de solidariedade serviços de busca, suporte à produtividade, enfim há possibilidades infinitas. Conheça um pouco mais sobre os três aplicativos apresentados e suas possibilidades de uso.

 

Aplicativo: Que Aula

Desenvolvedores: Pedro Pinto e Atos Machado, ambos estudantes de Engenharia da Computação no CEFET-MG.

Descrição: Desenvolvido com a tecnologia Xamarin, o app tem o objetivo de facilitar a comunicação entre alunos, professores e coordenação de cursos universitários. O aplicativo oferece vários recursos de agendamento e compartilhamento de agenda e calendário, permitindo a sincronização e compartilhamento em tempo real de diversos eventos, como alterações de horários de aulas e faltas.

Algumas funcionalidades:

  • Cadastramento da própria grade curricular e aulas de interesse.
  • Notificação de compromissos agendados no calendário, com possibilidade de atualizações por alterações de terceiros. Ex.: a apresentação de um trabalho adiada por um professor é atualizada automaticamente para todos os usuários que possuem esse item no calendário.

 

Aplicativo: Inverno Solidário

Desenvolvedores: Matheus Cristoni, estudante de Ciências de Computação na FUMEC, e Thiago Maximiliano, estudante de Engenharia da Computação na PUC Minas.

Descrição: O aplicativo, desenvolvido com a tecnologia Xamarin, tem o objetivo de facilitar a doação de roupas e agasalhos. O app permite que seus usuários encontrem pontos de doação, como instituições e ONGs e vice-versa, além de compartilhar ações e campanhas de doação.

Algumas funcionalidades:

  • O usuário pode se cadastrar através do Facebook e o app mostra os pontos de doações mais próximos, de acordo com sua localização no GPS.
  • O usuário pode compartilhar seus atos de doações e os pontos de coleta de doação.

 

Aplicativo: DogMapp

Desenvolvedores: Gabriel Chacon, cursa Análise de Sistemas na Unopar, e Geisson Oliveira, cursa Sistemas para Internet na Faculdade Promove.

Descrição: O app, com tecnologia Xamarin, facilita a busca por cães perdidos e cães de rua de forma colaborativa.

Algumas funcionalidades:

  • Os usuários, tanto donos ou não, podem cadastrar os animais perdidos, encontrados e/ou de rua.
  • O cadastramento é feito apenas com uma foto e as informações de localidade do animal, que pode ser captada automaticamente pelo GPS do dispositivo do usuário.
  • Os usuários também podem procurar e filtrar todos os casos cadastrados pelos usuários do app.

 

Saiba mais sobre as soluções em aplicações mobile da BHS, entre em contato com nossos consultores.

Leia Também