HOME /

BLOG

Computação em Nuvem, Produtividade

SharePoint Online: maximize seus investimentos em TI

Data: 10/08/2017
Escrito por: BHS

O SharePoint, que você já conhece, permite que você, sua equipe e sua empresa agilizar tarefas, automatizar fluxos de trabalho e integrar processos de forma transparente. Hoje, vamos falar das possibilidades que o SharePoint Online traz para o seu dia a dia. Além de todas as vantagens de trabalhar com a nuvem, o SharePoint Online permite compartilhar e gerenciar conteúdo, conhecimentos e aplicativos em qualquer dispositivo e em qualquer lugar em que você trabalhe.

Como o SharePoint Online faz parte de uma plataforma do Office 365, você também terá todas as ferramentas de produtividade (Excel, Word, Power Point etc) em um único lugar, eliminando a necessidade de alternar entre vários programas. Resultando em muito menos pedidos de suporte, atualizações, treinamento para a equipe de TI.

Além de tudo isso, você terá automaticamente todas as atualizações em relação à tecnologia e funcionalidades sem precisar fazer updates sazonais. A Microsoft disponibiliza automaticamente as atualizações para o SharePoint Online e ainda te oferece um ambiente roadmap, onde você pode acompanhar o que está sendo desenvolvido de melhoria e ter a previsão de quando será implementado, evitando investimentos desnecessários com upgrade da sua plataforma.

Para você ter uma ideia da evolução do SharePoint 2007 para o SharePoint Online, listamos algumas novas funcionalidades.

 

  1. Melhorias na interface do usuário

Em termos de interface do usuário, há uma série de melhorias visíveis na navegação, ficou mais simples e ágil. Com o SharePoint 2016 e Online, o iniciador de aplicativos leva você a seus aplicativos de qualquer lugar do SharePoint – um menu centralizado que permite aos usuários iniciar aplicativos rapidamente, navegar em sites e acessar arquivos pessoais de um único painel.

As bibliotecas estão mais simples. Com apenas um clique, você pode criar um novo documento do Office: seja Word, PowerPoint, Excel ou um notebook do OneNote. Ao clicar em “Compartilhar”, você pode digitar o nome de qualquer usuário para compartilhar o conteúdo com eles rapidamente.

Os usuários também podem inserir sites na página de sites. Um site fixado adere ao topo de sua lista de sites seguidos para acesso instantâneo. Em apenas dois processos simples, você poderia criar um novo documento e inseri-lo no topo do seu site, removendo a necessidade de sempre procurar novamente.

É possível também, criar portais com layout responsivo, adaptado para dispositivos móveis.

 

  1. Recursos aprimorados de busca para você aproveitar ainda mais o conhecimento coletivo

Com o SharePoint Online, você consegue encontrar pessoas, experiência e conteúdo com mais rapidez. As pesquisas incluem arquivos, sites, notícias e pessoas. Ao clicar na caixa ‘Pesquisar’ no home do SharePoint Online, as recomendações são exibidas instantaneamente e você verá arquivos recentes, bem como conteúdo relevante, sites e notícias. O conhecimento também poderá ser encontrado através de seus colegas. Agora, seus resultados de pesquisa incluirão pessoas cujas habilidades, interesses e projetos – parte do perfil do Office 365 – são relevantes para sua consulta.

Os novos recursos de pesquisa do SharePoint Online facilitam a obtenção de informações e conhecimento, acompanhando seu ritmo de trabalho.

 

  1. Office Web Apps com SharePoint Online

Esse serviço possibilita a abertura de documentos do Office diretamente do navegador. Você poderá utilizar seu navegador da web para criar, visualizar e editar arquivos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote online, sem a necessidade de instalá-los. E ainda poderá usá-los em desktops, notebooks, tablets ou smartphones, sempre que precisar.

Esses serviços online foram projetados para oferecer uma comunicação com alta disponibilidade e gerenciamento de TI simplificados. Seus negócios ainda se beneficiarão de usar sempre a tecnologia mais atualizada, maximizar seus recursos de TI e reduzir investimentos em infraestrutura.

 

  1. Novos modelos de desenvolvimento de customizações

O SharePoint Online traz sites de equipes modernas que apresentam peças de web simples, fáceis de usar e responsivas. Ao personalizar as peças de web em uma página, os membros da equipe podem criar sites personalizados que contenham o conteúdo e as ferramentas mais relevantes. Além desse conjunto de peças web disponíveis no SharePoint Online, os desenvolvedores podem criar peças web completamente novas, com o SharePoint Framework. O Framework do SharePoint é um modelo de página e peça web que oferece suporte para ferramentas de código aberto. Os desenvolvedores podem ter acesso à tecnologias e ferramentas na web em seu ambiente para criar aplicativos receptivos e preparados para dispositivos móveis.

 

  1. Recursos sociais, como microblog, rating, newsfeed e follow

Além dos sites de equipe, a nova versão do SharePoint traz a possibilidade de criar sites de comunicação para garantir alcance, retenção e engajamento. Enquanto o site de equipe permite que você compartilhe dentro do seu grupo enquanto trabalha, o site de comunicação permite que seu grupo compartilhe amplamente e comunique sua mensagem em toda organização, mantendo sua empresa informada e envolvida.

É possível criar e compartilhar postagens, em que os colaboradores possam interagir e seguir o conteúdo desejado, utilizando recursos em forma de redes sociais:

  • Comentários em páginas: cada artigo e página de notícias podem ter seu próprio conjunto de comentários. É possível, também, usar a parte da Web do Yammer para discussões mais amplas, bem como respostas direcionadas para envolver as pessoas em uma única mensagem.
  • Compartilhe notícias por e-mail: quando você compartilha notícias de um site de comunicação, não é apenas um link azul. Você compartilhará uma visualização visual e informativa. No e-mail, o destinatário verá uma miniatura, título, descrição e uma mensagem opcional.

 

 

  1. Novos recursos de fluxo de trabalho

Com o SharePoint Server e Online 2016, você poderá criar formulários personalizados com o PowerApps e automatizar as aprovações com o Microsoft Flow. As bibliotecas de documentos estão disponibilizadas como fonte de dados tanto para o PowerApps quanto para o Microsoft Flow.

Com o Microsoft PowerApps, qualquer usuário poderá criar facilmente formulários personalizados que se enquadram diretamente no contexto de uma lista ou biblioteca do SharePoint. Os usuários poderão criar, visualizar e interagir com dados usando formulários personalizados, em vez de formulários padrão do SharePoint.

O Microsoft Flow inclui conectores que permitem trocar dados entre o SharePoint e uma variedade de serviços da Microsoft e de terceiros e armazenar o modificar esses dados no SharePoint. A integração entre o SharePoint e o Microsoft Flow permite criar e lançar fluxos diretamente de uma lista do SharePoint e enviar qualquer documento para aprovação com uma mensagem personalizada. O destinatário pode aprovar o pedido diretamente de uma mensagem de e-mail, de modo que a aprovação e o feedback podem ser dados sem sair da caixa de entrada.

 

  1. Compartilhamento com usuários externos

Agora, é possível compartilhar o acesso ao SharePoint Online com os usuários que possuem um e-mail vinculado a uma conta Microsoft. Quando quiser compartilhar um documento que você criou, os destinatários receberão automaticamente permissões e todos trabalharão no arquivo compartilhado, eliminando a proliferação da versão e garantindo uma única fonte.

Gostou das novidades? Se você já usa o SharePoint, o que está esperando? Planeje a migração do seu SharePoint para nuvem e tenha acesso a recursos avançados de tecnologia de maneira fácil, descomplicada e pouco onerosa.

 

Fique atento!

O suporte estendido ao SharePoint 2007 e Project 2007 termina em 10 de outubro de 2017.

Esse é o melhor momento para você modernizar sua empresa e se beneficiar dos ganhos de desempenho, da maior confiabilidade, de melhores tecnologias de segurança e dos recursos de mobilidade com gerenciamento fácil e acesso em praticamente todo lugar.

 


Leia Também