HOME /

BLOG

Business Intelligence, Computação em Nuvem, Produtividade

Big Data com Tableau e Microsoft Azure

Data: 22/08/2017
Escrito por: BHS

A Tableau sempre deu prioridade à integração com as tecnologias da Microsoft, que impulsionam e empoderam empresas em todo mundo. Assim como a Microsoft tem colocado a nuvem em primeiro lugar, a Tableau também acompanha essa estratégia, de forma a oferecer integrações com os principais serviços do Microsoft Azure, como o Spark para Azure HDInsight, o Azure SQL Data Warehouse e o Azure SQL Database. Essas integrações permitem conectividade em tempo real, possibilitando o acesso direto aos dados na nuvem e a análise do seu Big Data com Tableau.

A Tableau oferece uma plataforma de análise rápida e fácil para o Spark, de forma que mesmo os usuários que não possuem conhecimento de programação consigam usar com facilidade. Não é preciso escrever um só Spark SQL ou código, basta conectar-se e pronto: o Tableau trará vida a seus dados!

Confira abaixo uma breve entrevista que a Tableau conduziu com o diretor de BI da Hanesbrands, onde ele conta como a empresa analisa bilhões de linhas de dados com agilidade e facilidade, graças ao Tableau Server, que trabalha em conjunto com o Microsoft Azure.

Tableau: Onde vocês armazenam os dados?
Santiago Restrepo, diretor de business intelligence e análises: Armazenamos a maioria dos nossos dados no SQL Server. Usamos servidores de análise como cubos, e utilizamos o Tableau como a ferramenta principal para geração de relatórios, conectando-o aos cubos ou criando extrações dos cubos ou do próprio banco de dados. Conectamos o Tableau a esses conjuntos de dados ou extrações. Ele funciona perfeitamente, além de ser escalonável. Temos uma quantidade enorme de dados e podemos usar o Tableau para analisá-los e extrair informações deles.

Tableau: Como a Hanesbrands iniciou e expandiu a implantação do Tableau?
Santiago: Quando eu comecei a trabalhar na Hanesbrands, apresentei o Tableau à empresa. A partir de então, ele tem sido um grande sucesso e uma ótima aquisição para oferecer recursos melhores para análises e visualizações. Começamos a usar o Tableau no departamento de marketing, mas ele logo se espalhou para a área de finanças, depois para a cadeia de suprimentos e para o gerenciamento de categorias. E ainda continua se espalhando como água por toda a organização.

Decidimos atualizar para o Tableau Server, para que todos tivessem acesso à ferramenta. Temos uma boa forma de rastrear o uso, garantir que os dados estejam protegidos e que as pessoas tenham os acessos apropriados. Elas podem acessar o Tableau Server em qualquer navegador e em qualquer iPad. Foi assim que conseguimos expandir o uso da ferramenta.

Tableau: Como o Tableau afetou o trabalho das pessoas?
Santiago: Antes do Tableau, dedicávamos 80% do nosso tempo a organizar os dados, ou torná-los utilizáveis, e apenas 20% à geração de relatórios ou painéis. Mas essas porcentagens se inverteram. Agora, com o Tableau, estamos gerando e organizando os dados com muito mais rapidez. Dedicamos 80% do nosso tempo para entender melhor as informações, fazer descobertas valiosas e tomar decisões melhores para os negócios.

Tableau: Como as pessoas estão se beneficiando com as análises no Tableau?
Santiago: Elas podem analisar diversas informações. Temos dados de pontos de vendas por SKU, por loja, por semana ou por dia para todos os nossos parceiros comerciais. Nosso conjunto de dados tem bilhões e bilhões de linhas. Antes do Tableau, era muito difícil aproveitá-lo. Agora, podemos usar o Tableau com todos esses dados para obter informações melhores e tomar decisões mais embasadas nos fatos.

O Tableau Server se integra perfeitamente com as tecnologias da Microsoft e a combinação dos dois entrega um resultado final excepcional. Seus dados ficam protegidos e você ainda conta com armazenamento escalonável, possibilitando seu crescimento e redução a qualquer momento, pagando apenas pelo que é usado.

 

Com o Microsoft Azure, você pode criar, hospedar e rodar as suas aplicações utilizando a computação em nuvemBig Data com Tableau e Microsoft Azure


 

Leitura complementar:

Armazenamento de dados na nuvem: 3 fundamentos básicos

Armazenamento na nuvem: mitos e verdades

Cinco etapas para a análise de dados de autoatendimento escalonável

 

Quer saber mais sobre o Big Data com Tableau e o Microsoft Azure?

O Tableau Software é uma ferramenta de análise de dados muito rápida e de fácil manuseio. Ele permite que todos na sua organização analisem e compreendam seus dados entre 10 a 100 vezes mais rápido do que qualquer outra solução de mercado. Dê vida ao seu Big Data com Tableau.

Com o Microsoft Azure, você pode criar, hospedar e rodar as suas aplicações utilizando a computação em nuvem sem se preocupar com infraestrutura, além de também poder hospedar servidores, bancos de dados e montar o seu ambiente diretamente.

A BHS é representante autorizada da Tableau e parceiro gold Microsoft, contando com uma equipe especializada e preparada para sanar todas as suas dúvidas acerca de análise de dados, computação na nuvem e sobre as ferramentas. Fale com um especialista da BHS e conheça mais sobre o Tableau e o Microsoft Azure. Visite também nossa página sobre o Tableau.

Em caso de dúvidas sobre o Big Data com Tableau, Microsoft Azure ou licenciamentos Microsoft, utilize nosso formulário de contato ou ligue: (31) 3071-9070 / 3071-9091

Leia Também