HOME /

BLOG

Computação em Nuvem

Armazenamento na nuvem: mitos e verdades

Data: 25/05/2017
Escrito por: BHS

Com as tecnologias em nuvem, uma empresa consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e a segurança de seus dados, e ter maior estabilidade para vender mais. Ou seja, conseguem maximizar seus resultados e crescer. A pesquisa liderada pela Deloitte, ainda, aponta que pequenas e médias empresas que utilizam um maior número de serviços com armazenamento na nuvem crescem 26% mais rápido do que as que não usam e são, aproximadamente, 21% mais rentáveis.

Então, por que sua empresa ainda não aderiu aos serviços em nuvem? A falta de informação e/ou informações erradas é a principal barreira para pequenas e médias empresas aderirem à nuvem. Esse é o seu caso? Para que a falta de informação não impeça seu crescimento, reunimos as principais dúvidas sobre serviços em nuvem e desvendamos o que é real e o que não passa de mito.

 

1 – Vou precisar aumentar a equipe de TI?

MENTIRA: a sua equipe de TI ficará mais produtiva, sem ter que aumentar o número de colaboradores. Com a nuvem, a equipe não precisará passar o dia atualizando servidores ou gerenciando atualização de softwares e poderá, assim, se concentrar em outras tarefas relevantes para o crescimento de sua empresa. Como as pequenas e médias empresas, geralmente, não contam com uma grande equipe de TI, levar sua empresa para a nuvem pode ser uma ótima opção para otimizar investimentos e investir em projetos que são protelados por falta de tempo e dinheiro.

 

2 – Posso pagar somente pelo que eu utilizar?

VERDADE: a implementação em nuvem requer um gasto inicial muito pequeno, bem diferente da compra de um servidor próprio.  Na nuvem, você compra os recursos computacionais na capacidade certa para o que precisa e paga somente pelo que estiver em uso, eliminando qualquer desperdício e usando seu orçamento de maneira inteligente. Isso significa que você gasta menos em infraestrutura tecnológica, para que você possa focar em outras áreas de crescimento em sua empresa.

 

3 – A nuvem é difícil de lidar e meus colaboradores não vão aprender tão rápido!

MENTIRA: uma das grandes vantagens de migrar para a nuvem é a curva de aprendizagem muito curta e a facilidade de uso. Em pouco tempo, sua equipe terá domínio sobre as ferramentas e menos atualizações para gerir. E o melhor: não existem problemas de hardware ou software. A nuvem se encarrega de cuidar de todos esses problemas. O Azure ainda oferece suporte às tecnologias mais usadas no mercado. SE você utilizar software livre ou ferramentas que não são Microsoft, não terá com o que se preocupar.

 

4 – É mais seguro deixar meus dados em um servidor físico do que em um lugar intangível

MENTIRA: se os dados de sua empresa estiverem apenas em lugares físicos – arquivos, pen drives e servidores –, aí sim está o perigo. E se acontecer algum evento inesperado? Como uma inundação? O que você faria? Ao contrário do que se pensa, o armazenamento na nuvem é seguro e, por trás dela, existe um data center preparado para proteger com máxima eficiência os dados sensíveis das empresas – como um banco que guarda o seu dinheiro.

Além de você fazer armazenamento na nuvem de seus dados, poderá fazer também backup na nuvem. Com o backup Azure, seus dados estão seguros tanto em transferências quanto em repouso. Eles são armazenados em um local replicado geograficamente que mantém cópias em diferentes regiões físicas do Azure. Com 99,9% de disponibilidade de serviço, o Backup do Azure oferece tranquilidade operacional total.

Backup do Azure é eficiente tanto pela rede quanto no disco. Depois de realizar a propagação inicial, somente alterações incrementais serão enviadas na frequência definida. Recursos integrados como compactação, criptografia, retenção duradoura e limitação de largura de banda ajudam a melhorar a eficiência de TI.

 

5 – O armazenamento na nuvem oferece a mobilidade que as pequenas empresas precisam para crescer?

VERDADE: Para que sua empresa faça bons negócios em um ambiente baseado na nuvem, tudo o que você precisa é de um ambiente com acesso à internet – você poderá trabalhar de onde você for, de onde quer que esteja, pois seus dados e aplicações estarão usando o armazenamento na nuvem. A mobilidade é o fator primordial para que decisores de negócio se baseiem em dados em tempo real para tomar suas decisões. Segundo estudos da Techaisle, 63% das empresas dizem que a mobilidade aumenta a eficiência de seus processos de negócios.

 

 

 

Com o Microsoft Azure, você pode criar, hospedar e rodar as suas aplicações utilizando armazenamento na nuvem

Com o Microsoft Azure, você pode criar, hospedar e rodar as suas aplicações utilizando a computação em nuvem sem se preocupar com infraestrutura, além de também poder hospedar servidores, bancos de dados e montar o seu ambiente diretamente.

Em caso de dúvidas sobre o Microsoft Azure ou licenciamento Microsoft, Utilize nosso formulário de contato ou ligue: (31) 3071-9070 / 3071-9091

Leia Também