HOME /

BLOG

Computação em Nuvem, Produtividade

10 motivos para migrar o SharePoint e o Project para a nuvem

Data: 17/07/2017
Escrito por: BHS

A computação na nuvem vem se firmando como um modelo poderoso para o desenvolvimento de empresas de todos os portes – de pequenas a grandes. Confira 10 motivos para migrar o SharePoint e o Project para a nuvem.

Uma das maiores vantagens da solução em nuvem é permitir o acesso a ferramentas e recursos de tecnologia sem nenhum investimento em hardware e infraestrutura, somente em serviço utilizado. Além disso, a nuvem permite o acesso às melhores tecnologias de segurança e aos recursos de colaboração e mobilidade com gerenciamento fácil e acesso em praticamente todo lugar.

Com o fim do suporte do SharePoint e Project 2007, que ocorrerá em outubro de 2017, as atualizações de segurança da Microsoft não estarão mais disponíveis. Portanto, nunca houve um melhor momento para você atualizar e migrar seu software para a nuvem.

Mas, você pode estar se perguntando: por que migrar para a nuvem, se posso somente atualizar? Existem, sim, várias questões a serem avaliadas antes de tomar essa decisão. Para não perder o que há de mais importante, selecionamos para você 10 razões e vantagens de migrar o SharePoint e o Project para a nuvem.

 

  1. A infraestrutura é responsabilidade da Microsoft

A Microsoft disponibiliza uma infraestrutura com datacenters redundantes e distribuídos geograficamente, com backup de dados contínuo, recursos de recuperação de desastres e uma equipe de engenheiros dedicados ao monitoramento dos servidores ininterruptamente e à otimização da performance do ambiente.

Já o ambiente local (on-premises), o monitoramento, manutenção e a otimização da infraestrutura é de inteira responsabilidade da sua equipe de TI, o que eleva a carga de trabalho e os investimentos em infraestrutura.

 

  1. Atualizações constantes sem interrupções

Com a migração do SharePoint e Project Online, você terá sempre a última versão disponível, sem precisar pagar para obter a nova versão. Você receberá automaticamente melhorias e upgrades de segurança.

Mantendo o software em um ambiente on-premises você terá que fazer updates sazonais para obter essas atualizações, além de ter que separar horas de trabalho da sua equipe de TI. O ambiente, ainda, ficará indisponível para acesso durante a atualização.

 

  1. Segurança de ponta 24 horas por dia

Apesar de cada vez mais empresas estarem aderindo a computação em nuvem, ainda existem medos em relação à segurança.  Essa insegurança é totalmente natural, ainda mais com ataques de hackers cada vez mais ousados. Mas fique calmo, seus dados estão mais seguros na nuvem do que em servidores físicos. Isso porque, os recursos utilizados pela Microsoft em larga escala, como criptografia, autenticações seguras, monitoramento 24 horas da centrais de dados é muito mais eficiente do que qualquer solução individual. Sem falar que na nuvem Microsoft, você ainda tem desastres naturais, como enchentes e queda de rio elétrico, por exemplo.

 

  1. Mais produtividade – tenha a ferramenta certa para cada necessidade

Com a migração do SharePoint ou Project, você terá acesso a vários outros serviços na nuvem, sem pagar nada a mais por isso. Sua equipe trabalhará de forma mais colaborativa e com recursos de produtividade certos:

  • Outlook: conhecido de todos nós, na nuvem funciona em qualquer computador ou dispositivo móvel.
  • Skype for business – mensagens, chamadas telefônicas e vídeo conferências – a distancia e a falta de tempo não são mais obstáculos para fazer negócios. O Skype permite conversação simultânea com clientes ou colegas de trabalho a partir de qualquer lugar com conexão de dados.
  • Serviço de armazenamento de arquivos: Possibilita o acesso a todo tipo de documento a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel.
  • Office 365: as ferramentas do Office que você já conhece, como Word, Excel, Power Point, mais soluções para ajudá-lo a ser mais eficaz no trabalho em equipe e a produzir mais, a qualquer momento e em praticamente qualquer lugar.
  • Exchange Online: o e-mail hospedado para empresas ajuda a proteger suas informações com recursos avançados: filtros antimalware e antispam que protegem as caixas de correios e prevenção contra perda de dados que evita que os usuários enviem informações confidenciais por engano e a pessoas não autorizadas.

 

  1. Primeira e última migração

Será a primeira e última migração que a sua equipe deverá se preocupar. A partir daí seu SharePoint Online ou Project Online se manterá atualizado por conta da Microsoft, reduzindo custos, tempo e trabalho envolvendo migração entre versões do SharePoint ou Project no seu ambiente on-premises.

E não é necessário migrar todos os dados de uma única vez. O importante é avaliar a necessidade de cada empresa e estabelecer as prioridades. Por isso, todo processo de migração deve começar com o diagnóstico do seu ambiente atual. E depois realizar um planejamento, etapa na qual será necessário mapear a origem do conteúdo a ser migrado e definir o calendário de migração.

No caso do SharePoint e Project, é importante também planejar a migração das customizações e da reconstrução da identidade visual, assim ao final da migração, você terá a mesma identidade.

 

  1. Faça mais com menos: redução de custos de hardware e energia elétrica

Com a migração do Project Online ou SharePoint Online, você poderá reduzir seus custos com licenciamento e compra de licenças de software, além de reduzir o esforço da sua equipe de TI, facilitando o desenvolvimento de iniciativas inovadoras.

Na hora de contabilizar os custos em manter o ambiente dentro de casa, é preciso levar em consideração no valor da depreciação dos equipamentos e dos programas que precisarão ser atualizados, das despesas com a conta de luz e com a mão de obra qualificada para manter um servidor dentro de casa.

Graças a nuvem é possível utilizar a tecnologia mais avançada do mundo e manter seus softwares sempre atualizados, pagando apenas pela quantidade e pelos serviços utilizados A migração ainda reduz custos com energia elétrica, espaço físico, manutenção de hardware e aquisição de licenças.

 

  1. Mobilidade e Compartilhamento para maximizar resultados

Ao migrar o SharePoint e o Project para a nuvem, as informações ficarão armazenadas em servidores remotos com altíssima capacidade de processamento de dados e disponíveis em qualquer dispositivo móvel. Ou seja, você poderá acessar os dados e compartilhá-los, quando necessário, de qualquer lugar.

A Microsoft ainda disponibiliza um aplicativo para você se conectar com o Project e o SharePoint Online. É mais uma possibilidade para manter contato com seu negócio em qualquer lugar, além da possibilidade de acesso através dos navegadores dos dispositivos móveis, sem comprometer a segurança da sua empresa.

 

  1. Gerenciamento fácil e controle total

Os seus dados estarão na nuvem, mas o controle continua sendo totalmente seu. Ao migrar o SharePoint e o Project para a nuvem, você assume o controle quase que instantaneamente. A Microsoft tem um poderoso console de administração que permite que a sua organização gerencie facilmente recursos, políticas e segurança para todo o conteúdo e recursos do SharePoint Online e Project Online.

Com várias pré-configurações já estabelecidas, o início do trabalho fica ainda mais ágil, tornando o SharePoint Online e o Project Online uma ótima ferramenta para colaboração “plug and play”, com o Backend já configurado pela Microsoft.

 

  1. Dê adeus às manutenções ao migrar o SharePoint e o Project para a nuvem

O que você prefere: uma equipe focada em inovação e novas soluções ou uma equipe preocupada em manter o ambiente funcionando? O que você acha que trará mais resultados para a sua empresa?

Ao migrar o SharePoint e o Project para a nuvem, você deixa sua equipe focar em inovação e reduz tempo gasto para manter seu ambiente disponível, isso porque a utilizando o Project ou SharePoint Online, a manutenção dos servidores é automatizada e de responsabilidade da Microsoft. Você terá seu ambiente sempre atualizado, com recursos mais recentes e tempo mínimo de inatividade.

 

  1. Tenha um ambiente sempre disponível: trabalhe sem interrupções e falhas

A Microsoft investe profundamente em infraestrutura para que você tenha garantido o maior tempo de disponibilidade possível. Ela oferece um uptime de serviço com garantia financeira de 99,9%. O uptime é o período de tempo em que um serviço baseado em nuvem está disponível para o usuário.

Entre os recursos utilizados para garantir a alta disponibilidade do ambiente, estão:

  • Redundância
  • Balanceamento de carga
  • Serviços distribuídos
  • Monitoramento
  • Redução de complexidade
  • Suporte telefônico 24/7

 

Como descrevemos no texto, ao migrar o SharePoint e o Project para a nuvem, você ganha: infraestrutura de ponta, segurança, redução de custos, atualização e melhorias constantes de seus softwares, mobilidade e colaboração, mais produtividade e ferramentas para trabalhar, um ambiente sempre disponível e sem falhas, com fácil gerenciamento e sem necessidade de manutenção.

Planeje a migração do SharePoint e Project para nuvem e tenha acesso a recursos avançados de tecnologia de maneira fácil, descomplicada e pouco onerosa.

 

Fique atento!

O suporte estendido ao SharePoint 2007 e Project 2007 termina em 10 de outubro de 2017.

Esse é o melhor momento para você modernizar sua empresa e se beneficiar dos ganhos de desempenho, da maior confiabilidade, de melhores tecnologias de segurança e dos recursos de mobilidade com gerenciamento fácil e acesso em praticamente todo lugar.

 


Leia Também