HOME /

BLOG

Cloud, Produtividade, Tecnologia

A importância da computação na nuvem para pequenas e médias empresas

Data: 18/08/2016
Escrito por: BHS

Já há algum tempo, a chamada computação na nuvem – tradução livre para cloud computing – vem ocupando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e na rotina das empresas. A promessa de realizar um número cada vez maior de tarefas dos mais variados tipos em ambientes totalmente abrigados na internet e ter um backup na nuvem vai parecendo cada vez mais parte da realidade do que história de ficção científica – como poderia parecer anos atrás.

Segundo uma pesquisa liderada pela Deloitte, as PME (Pequenas e Médias Empresas) que utilizam um maior número de serviços em nuvem crescem 26% mais rápido do que as que não usam essas ferramentas, e são aproximadamente 21% mais rentáveis.

 

Computação na nuvem: entenda

Em linhas gerais, quando se fala em computação na nuvem, significa dizer que não há a necessidade de servidores físicos ou de aplicativos instalados nos computadores para a realização de atividades. Os serviços podem ser acionados e operados diretamente na internet. Os arquivos gerados não precisam ser salvos nos dispositivos em que foram trabalhados e também podem ser salvos para serem acessados de qualquer lugar do mundo com acesso à internet – já que vai se formando um backup na nuvem das atividades realizadas e arquivos gerados.

Há muito tempo já antenadas e reforçando essa tendência, gigantes da tecnologia em todo o mundo já vê desenvolvendo ferramentas para realização de tarefas e formação de backup na nuvem.

A Adobe, por exemplo, oferece o Adobe Creative Cloud, com uma série de funcionalidades abrigadas diretamente na nuvem, que, por meio dele, os usuários podem acessar vários recursos complementares às ferramentas, de qualquer computador, bastando apenas que se autentique em sua conta.

Uma das principais vantagens de se usar a computação na nuvem é a não necessidade de se ter máquinas superpotentes para suas tarefas e nem ter uma grande infraestrutura de TI. Outro benefício, é a flexibilidade geográfica e mobilidade que ela permite, uma vez que todos os arquivos, dados e tarefas podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Além, da economia de custos de instalações físicas e manutenção.

A importância da computação na nuvem para a sua empresa

Como os serviços de computação na nuvem só crescem em todo o mundo, muitas empresas já vivenciam os benefícios que a realização de tarefas em ambientes online pode gerar para suas rotinas, operações e negócios. Entre as que ainda não aderiram à tendência, o interesse também segue em uma crescente que, certamente, as levará por esse caminho.

De acordo com um levantamento realizado em 2014 pela Edge Strategies sob encomenda da Microsoft – em que foram entrevistadas pequenas e médias empresas em 13 países – 33% desse tipo de empresa no Brasil já são adeptas de computação na nuvem e 45% delas iriam adotar em um prazo de um ano. E até 2018, os investimentos de TI dedicados a computação em nuvem atingirão 11% nas empresas, de acordo com a Goldman Sachs.

Esse interesse tem base nas vantagens que a computação em nuvem pode trazer para as pequenas e médias empresas. A primeira que salta à vista é o custo baixo para implantação e manutenção. Estudos apontam que as pequenas e média empresas podem economizar de 10% a 20% em custos, uma vez que as aplicabilidades são fáceis, rápidas de usar e mais flexíveis.

Outro grande diferencial competitivo que a computação na nuvem oferece às pequenas e médias empresas é a facilidade de contratação dos serviços. As empresas contratam e acessam aquilo que precisam e na medida em que precisam. Essa progressão tanto pode ser em capacidade de processamento de dados, número de usuários, ou armazenamento.

 

Conclusão

Assim como grandes empresas ao redor do mundo vêm cada vez mais aderindo à realização das mais diversas tarefas na nuvem, pequenas de médias empresas também podem se beneficiar disso. Com custos muito mais competitivos para o seu negócio, elas podem acessar soluções mais simples, fáceis de usar e adequadas às suas necessidades.

Saiba mais sobre a computação em nuvem em:

— Como economizar com uso de backup em nuvem híbrida

— Azure: otimize seus custos colocando sua ti na nuvem

Leia Também