HOME / CASES

Desenvolvimento da nova agência virtual da Cemig

Cenário antes da implantação

A Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais estava com uma crescente demanda de atendimento online. Com 8,12 milhões de consumidores, em 774 municípios, era preciso um ambiente único e exclusivo de atendimento, com processos mais intuitivos e que desse mais autonomia aos usuários. Além disso, a Cemig buscava aprimorar seus processos internos, garantir o atendimento a todas as conformidades legais, modernizar e aperfeiçoar a experiência do usuário e construir uma agência de atendimento acessível a todos.

Necessidades

A Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais precisava reformular sua agência virtual. Para atingir todos esses objetivos, a opção foi construir uma nova agência de atendimento acessível a todos. E para vencer esse desafio, a Cemig chamou a BHS – Belo Horizonte Sistemas, uma empresa de mais de 20 anos de experiência e expertise em desenvolvimento de projetos e fábrica de software*, certificada no MPS BR nível C, com ampla experiência na metodologia SCRUM. Parceira da Microsoft desde 1994, com certificação GOLD, a BHS detém o know-how que a Cemig precisava para a sua transformação. A solução proposta pela BHS foi construir uma agência virtual, utilizando as tecnologias Microsoft.Net, SQL Server e as metodologias SCRUM e Persona Design.

resultados obtidos

A solução desenvolvida possibilitou aos usuários mais autonomia e agilidade. Uma das grandes mudanças, foi a possibilidade de ter mais de um usuário cadastrado por instalação. As regras de cadastro continuam as mesmas: é necessário informar o CPF, nome completo e código de identificação do número de cliente na Cemig. Porém, essa inovação facilitou a vida de muitos clientes e deixou o processo mais transparente.

Com a nova agência, todos os serviços podem ser feitos pelo novo portal Cemig Atende, inclusive carregar e enviar toda documentação necessária para solicitação de serviços. Mas se precisar ir à agência física, o atendimento estará mais rápido e organizado. Tanto o atendimento físico quanto o atendimento virtual são realizados por meio do mesmo sistema. Agora, tudo é feito de forma automática.

Para agilizar o acesso e atendimento aos usuários, foi usada a tecnologia de busca contextual por serviços, o que garante o carregamento da página mais rapidamente; o usuário consegue se cadastrar com poucos cliques usando o login social; a oferta de serviços deixou de ser passiva, o próprio sistema alerta os usuários de possibilidade ou não de serviços.

seja nosso cliente!

E obtenha resultados importantes para o crescimento da sua empresa!
SAIBA MAIS

Daniel Mourão

Analista de TI da Cemig

A BHS foi fundamental para chegarmos a esse equilíbrio. Atuando sempre de forma proativa, a equipe nos apontava quando havia um desequilibro. A metodologia SCRUM, proposta por eles, com reuniões periódicas nos proporcionou correções e replanejamentos para chegarmos ao nosso objetivo sem atrasos. Tanto que o projeto foi entregue dentro do prazo.

Produtos utilizados

FÁBRICA DE SOFTWARE
SQL SERVER