HOME /

Blog

Negócio
Dois é bom, três é demais! BHS entre as melhores empresas para trabalhar
Ler Artigo
Tecnologia
Saiba como a BHS melhorou a Agência Virtual da Cemig, o Cemig Atende, e deu autonomia aos usuários do sistema
Ler Artigo
Sem categoria
Promoção Microsoft: tenha 10% de desconto em soluções Microsoft.
Ler Artigo

Filtre os artigos pelo segmento desejado

Tecnologia

BHS apoia S2B com trilhas de Desenvolvimento Mobile

O programa Students to Business (S2B), realizado pela Microsoft em parceria com a PUC Minas, oferece capacitação gratuita para estudantes utilizando tecnologias Microsoft. Para a edição 2016, a BHS foi responsável pela trilha de Desenvolvimento Mobile com Xamarin. Além dos treinamentos específicos sobre a tecnologia, a BHS disponibilizou profissional capacitado para ser mentor durante a fase de desenvolvimento do projeto final em duplas e ministrou palestras sobre carreira e mercado de trabalho. “O S2B nos permite compartilhar nossos conhecimentos, contribuir para a formação de mão de obra qualificada e conhecer novos talentos. O que nos possibilita novos investimentos em capital humano e em inovação, para trazer novas possibilidades e soluções para nossos clientes”, explica Edgard Fiuza, diretor de RH da BHS. A escolha para trabalhar com desenvolvimento Mobile foi estratégica. Segundo o Gartner, a tecnologia móvel está entre as 10 tendências tecnológicas de maior impacto para o mundo dos negócios. O foco das três primeiras apostas do Gartner está no usuário móvel e nas experiências e interações que as organizações serão capazes de oferecer às pessoas. "Projetar aplicativos móveis continua sendo um importante foco estratégico para a empresa. No entanto, o projeto deve fornecer uma experiência que flui e explora diferentes dispositivos, incluindo sensores da Internet das Coisas e objetos comuns, como automóveis, ou mesmo fábricas. Projetar essas experiências avançadas será um grande diferencial para desenvolvedores de software e empresas similares até 2018", diz David Cearley, vice-presidente do Gartner. Com a tecnologia Xamarin, a BHS cria aplicativos nativos para as plataformas Android, iOS e Windows utilizando apenas uma base de linguagem compartilhada de desenvolvimento. É possível criar quaisquer tipos de aplicações, tais como portais de serviços, ferramentas de ações colaborativas, canais de compartilhamento de informações estratégicas para CEO’s.   Comunicação e solidariedade a um clique Com aplicativos funcionais para facilitar dia a dia dos usuários, as três equipes finalistas abordaram comunicação e solidariedade e mostraram que os aplicativos podem ser utilizados em diversas áreas, como comunicação pessoal e/ou corporativa, rede de solidariedade serviços de busca, suporte à produtividade, enfim há possibilidades infinitas. Conheça um pouco mais sobre os três aplicativos apresentados e suas possibilidades de uso.   Aplicativo: Que Aula Desenvolvedores: Pedro Pinto e Atos Machado, ambos estudantes de Engenharia da Computação no CEFET-MG. Descrição: Desenvolvido com a tecnologia Xamarin, o app tem o objetivo de facilitar a comunicação entre alunos, professores e coordenação de cursos universitários. O aplicativo oferece vários recursos de agendamento e compartilhamento de agenda e calendário, permitindo a sincronização e compartilhamento em tempo real de diversos eventos, como alterações de horários de aulas e faltas. Algumas funcionalidades: Cadastramento da própria grade curricular e aulas de interesse. Notificação de compromissos agendados no calendário, com possibilidade de atualizações por alterações de terceiros. Ex.: a apresentação de um trabalho adiada por um professor é atualizada automaticamente para todos os usuários que possuem esse item no calendário.   Aplicativo: Inverno Solidário Desenvolvedores: Matheus Cristoni, estudante de Ciências de Computação na FUMEC, e Thiago Maximiliano, estudante de Engenharia da Computação na PUC Minas. Descrição: O aplicativo, desenvolvido com a tecnologia Xamarin, tem o objetivo de facilitar a doação de roupas e agasalhos. O app permite que seus usuários encontrem pontos de doação, como instituições e ONGs e vice-versa, além de compartilhar ações e campanhas de doação. Algumas funcionalidades: O usuário pode se cadastrar através do Facebook e o app mostra os pontos de doações mais próximos, de acordo com sua localização no GPS. O usuário pode compartilhar seus atos de doações e os pontos de coleta de doação.   Aplicativo: DogMapp Desenvolvedores: Gabriel Chacon, cursa Análise de Sistemas na Unopar, e Geisson Oliveira, cursa Sistemas para Internet na Faculdade Promove. Descrição: O app, com tecnologia Xamarin, facilita a busca por cães perdidos e cães de rua de forma colaborativa. Algumas funcionalidades: Os usuários, tanto donos ou não, podem cadastrar os animais perdidos, encontrados e/ou de rua. O cadastramento é feito apenas com uma foto e as informações de localidade do animal, que pode ser captada automaticamente pelo GPS do dispositivo do usuário. Os usuários também podem procurar e filtrar todos os casos cadastrados pelos usuários do app.   Saiba mais sobre as soluções em aplicações mobile da BHS, entre em contato com nossos consultores.
Ler Artigo
Produtividade

5 benefícios da automação de processos para o seu negócio

As empresas buscam sempre atingir seus objetivos e gerar resultados, mobilizando, para isso, os menores custos possíveis. É preciso ter atenção, no entanto, para o fato de que de nada adianta executar tarefas a baixo custo, se as empresas não conseguem realizar suas entregas – sejam elas de produtos ou de serviços – em volumes que gerem receita. Portanto, quanto melhor for a relação entre as entregas realizadas e os recursos consumidos em seus processos, mais competitivas serão as empresas. Nessa busca incessante por altos níveis de produtividade e competitividade, uma das maiores aliadas das empresas é a automação de processos.   A tecnologia BPM Assim como explicamos aqui, a automação de processos é um instrumento de gestão de processos capaz de aliar a tecnologia da informação ao gerenciamento dos negócios, com o objetivo de otimizar resultados globais das empresas.   5 benefícios para o seu negócio   1 – Facilidade no acesso e na circulação da informação A automação de processos de negócio permite que quase a totalidade das informações geradas nas empresas circule mais fluidamente entre as áreas, sendo de fácil acesso e atualização para todos. Isso elimina desconfortos e ruídos que possam surgir entre os funcionários, além de inseguranças típicas das falhas em comunicação.   2 – Diminuição dos custos Não há produtividade sem redução de desperdícios. A automação de processos promove redução de todos os tipos de desperdício: tempo, dinheiro, esforços e recursos. A partir da otimização sistematizada do uso dos esforços, dinheiro e do tempo das tarefas, é possível chegar a entregas de qualidade, com satisfação dos clientes e com organização. Isso é viável porque a automação detalha e mapeia todos os processos, apontando pontos de desperdícios e falhas e assim permitindo estruturar ações, equipe e dados envolvidos, além de ser uma maneira de trazer insights para maximizar os resultados. Como efeito, tem-se a extinção de tarefas improdutivas e a eliminação de recursos, tempo e esforços ligados a essas.   3 – Automação de processos manuais Um dos maiores instrumentos de gestão de processos é justamente a automação de processos. Com base na modelagem e na estruturação desses processos, pode-se consolidá-los de forma automática nas organizações. Automatizados, eles podem ser visualizados e executados por qualquer pessoa da equipe. Além disso, os gestores conseguem acompanhar os status das ações e das tarefas e o que está sob o encargo de cada colaborador envolvido. Organização e clareza são, portanto, marcas dos processos automatizados.   4 – Gestão segura e eficaz Com processos mais transparentes e organizados, os níveis de gestão das empresas têm uma visão mais ampla e profunda sobre tudo o que envolve tais processos. Por meio dessa visão sistêmica, os gestores podem entender como funcionam e integram seus processos internos e externos e compreender o papel de cada colaborador da sua equipe. Isso propicia que eles se posicionem e intervenham quando necessário, de forma mais eficaz na estrutura organizacional.   5 – Maior competitividade Além da visão sistêmica, as empresas conseguem documentar a experiência e o conhecimento gerados no desenvolvimento dos processos. Com maior domínio sobre as atividades, é possível aplicar novas e melhores práticas nos processos seguintes, o que contribui para o aumento do nível de competitividade da empresa. Com processos mapeados, estruturados e transparentes, custos reduzidos e desperdícios eliminados é possível gerar o aumento da produtividade no trabalho de maneira global, o que resultará em aumento de lucratividade.   Conheça a solução da BHS para aumentar a produtividade da sua empresa Por entender que a automação é um caminho para facilitar os processos, a BHS oferece consultoria técnica especializada para a sua empresa, envolvendo recursos nativos, customizados e soluções de terceiros. Fale com os nossos especialistas e saiba como automatizar os processos na sua empresa.
Ler Artigo
Produtividade

O que é automação de processos e como ela impacta na produtividade de pequenas e médias empresas?

As palavras de ordem em todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, já são amplamente conhecidas: cortar custos e aumentar a produtividade. Na disputa cada vez mais acirrada por mercado, as empresas enfrentam desafios diários para manter-se competitivas e seguir adiante. O entendimento de seus processos internos faz parte das estratégias das empresas que seguem com esse foco, bem como a busca por identificação e a consequente redução das falhas.   Você sabe o que é automação de processos – BPM? Nesse contexto de mercado, ganha papel cada vez mais essencial a Gestão de Processos de Negócio ou BPM – sigla em inglês para Business Process Management, que alia a tecnologia da informação à gestão de negócios, para que as empresas conquistem os resultados esperados, como níveis excelentes de satisfação dos clientes, aumento da lucratividade, custos otimizados e outros. O BPM utiliza softwares como ferramentas para a automação de processos com foco em melhorias na gestão de negócios. Emprega práticas já consagradas no mercado, tais como a automação, o plano de comunicação, a modelagem e estruturação dos processos, o estabelecimento do grau de maturidade da empresa e o monitoramento por meio de dados de desempenho. Tudo com o objetivo de melhorar processos internos, alcançar a produtividade ideal e maximizar os resultados.   A automação de processos e a produtividade As ferramentas para a automação de processos, conhecidas como sistemas de gestão de processos do negócio, tornam possível monitorar a rotina dos processos com rapidez e a baixo custo, promovendo aumento da produtividade. Esses sistemas permitem identificar falhas, pontos de obstrução de tarefas, processos finalizados e aqueles que estão em andamento. Assim, os gestores conseguem ter uma visão ampla de seus processos e alterá-los, se for o caso, tendo como referência dados reais. A automação propicia também controle sistemático dos processos e o monitoramento e o controle dos resultados de forma imediata e em diferentes níveis – seja de maneira detalhada, seja numa perspectiva mais global. Outra grande vantagem é a prevenção de falhas na comunicação, uma vez que a automação de processos possibilita agregar dados de diversas áreas da empresa, criando um sistema geral de informação. A automação ainda expõe ações e rotinas ineficientes, além de identificar aplicações inadequadas de recursos – pontos fundamentais para as pequenas e as médias empresas. Por fim, a automação de processos ainda leva a uma consolidação das normas de gestão do negócio, ao encurtamento do tempo de execução do trabalho – incluindo o tempo entre as tarefas –, à implementação de fluxos estruturados do trabalho e ao fim dos processos pouco consistentes ou improdutivos.   Mais produtividade e competitividade Com a automação de processos, pequenas e médias empresas conseguem planejar e melhorar de forma constante a gestão do negócio e reduzir seus custos. Como consequência, o negócio torna-se mais produtivo e competitivo. Fale com um dos especialistas BHS e saiba como melhorar processos e ganhar em produtividade em sua empresa.
Ler Artigo
Produtividade

GED: 5 tarefas facilitadas pela gestão dos documentos do seu negócio

As empresas estão empenhadas em buscar soluções práticas para aumentar a produtividade, melhorar processos e reduzir custos. Nesse contexto, é essencial investir em GED, ou seja, numa gestão eletrônica de documentos.   GED e a produtividade Os chamados sistemas de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) são tecnologias desenvolvidas para que as empresas e instituições gerem, arquive, organizem, pesquisem e compartilhem interna e externamente documentos digitais (ou que foram digitalizados). Um sistema GED é uma plataforma que armazena documentos em uma rede da empresa ou em nuvem. O usuário, por meio de login e senha, acessa a plataforma e terá à disposição todas as informações necessárias em poucos cliques. Essa facilidade é apenas um dos diversos benefícios que o GED pode proporcionar às empresas que buscam aumentar a produtividade e melhorar processos de trabalho. A empresa que investe na implantação de um software de gestão de documentos ganha um grande aliado estratégico para o seu negócio. Uma eficiente gestão de documentos é garantia de vantagem competitiva frente aos concorrentes. Além de atender melhor os seus clientes, a empresa fica cada vez mais próxima da conquista de importantes certificações, como a ISO 9001:2000, ganhando ainda mais destaque no mercado.   5 tarefas facilitadas pela gestão dos documentos Armazenamento: chega de arquivo morto e de armários abarrotados de pastas cheias de documentos. Substituir o papel pelo documento digital, resultará na redução de custos com a compra de suprimentos diversos e na melhoria no ambiente físico. Mas o maior ganho é com produtividade – buscar documentos e pesquisar informações específicas na versão digital é sinônimo de tempo economizado. Pesquisa rápida: em vez de folhear centenas de páginas de um documento, o usuário terá mais facilidade para pesquisar e encontrar a informação necessária em poucos segundos. Controle de acessos: o GED oferece ao administrador uma visão geral do que está acontecendo na plataforma. Ou seja, quem são os usuários e qual o histórico de acesso e edições. Se algum documento foi modificado, por exemplo, é possível identificar quem foi o responsável pela última alteração no arquivo. Backups: Um documento importante foi deletado? Não se preocupe! As plataformas de GED oferece a opção de restauração de backups. Validade dos documentos: as empresas costumam guardar documentos importantes por muitos anos. Alguns documentos possuem data de validade, e enquanto esse prazo não vence, ficam acumulados nas gavetas e estantes. Além de liberar espaço físico, a gestão eletrônica de documentos oferece uma opção para agendar a data de exclusão automática de arquivos, liberando também espaço do servidor.   Conclusão A BHS oferece desenvolvimento e consultoria técnica especializada para construção de soluções de gestão documental corporativa. O GED funciona na plataforma Microsoft SharePoint, em ambiente local ou nuvem. Além de melhorar processos de gestão de documentos e impactar positivamente na produtividade, a ferramenta oferece mais segurança às informações de sua empresa, já que conta com a opção de controle de acessos a documentações sigilosas. Conheça outros benefícios do GED.   Fale com os nossos especialistas e saiba como implementar o GED na sua empresa.
Ler Artigo
Negócio

Nintex: pesquisa Forrester comprova economia de custos e benefícios da ferramenta

Os fluxos de trabalho, chamados também de workflows, são processos corporativos que envolvem uma série de pessoas e tarefas integradas para alcançar um resultado, o que influencia diretamente na produtividade da equipe. A automação dos processos na sua empresa pode fazer o trabalho fluir com mais facilidade e rapidez. Para comprovar essa afirmação, a Nintex solicitou uma pesquisa com seus clientes e o resultado você vê agora.   Pesquisa Forrester com clientes Nintex A Nintex encomendou um estudo com a Forrester Research com clientes que usam a ferramenta há muitos anos, no intuito de examinar o retorno do investimento (ROI) e avaliar o impacto financeiro em potencial do uso da plataforma no workflow das organizações. A pesquisa foi realizada com empresas de diversos segmentos de mercado que possuem colegas e clientes que trabalham em escritórios e dispositivos móveis espalhados por muitos países. Assim foi possível concluir que a plataforma Nintex: Reduz em 60% o tempo de desenvolvimento de workflows; Proporciona um ROI de 176%, medido em um período de 3 anos; Todo o investimento na solução Nintex (licenças + serviços + treinamento + homologação) se pagou em 10 meses; A produtividade dos usuários subiu, em média, 8-15%; Melhora na relação TI – áreas de negócio; Possibilidade de automação de grandes quantidades de fluxos, gerando alto impacto na produtividade.   Além disso, a automação dos processos com a plataforma de fluxo de trabalho Nintex proporcionou ganhos de produtividade para os negócios, reduziu a sobrecarga da TI por sua facilidade de uso, melhorou a qualidade dos trabalhos, reduziu erros, melhorou o envolvimento entre colegas e clientes e aumentou a eficiência dos processos. “Precisávamos criar um melhor relacionamento entre nossos usuários e a TI. Depois de implantar a plataforma Nintex, agora trabalhamos como parceiros. Trabalhamos juntos para garantir que todos os processos corram na velocidade certa”, disse um consultor de sistemas que participou da pesquisa.   A Plataforma Nintex As ferramentas da plataforma Nintex possibilitam a automatização de processos dentro da organização integrado ao Microsoft SharePoint. Oferece recursos para a construção de workflows e formulários eletrônicos de maneira fácil e intuitiva, apenas com cliques, arrasta e solta, sem código. Potencializa ainda mais a produtividade dos funcionários através de mobilidade dentro e fora da organização, com formulários compatíveis com todos os dispositivos móveis e app de celular, e este, com funcionamento até em modo off-line. A plataforma facilita a visualização, gestão e estatísticas de uso dos workflows e permite ações simples, que qualquer pessoa da empresa consegue usar sem maiores problemas.   Principais processos automatizados por departamento Recursos humanos: seleção e contratação de funcionários, solicitações de férias e ausências, treinamento de funcionários, pesquisas internas e alteração de status dos funcionários; Administração/Finanças: solicitações de viagem, solicitação de compra, gerenciamento de contratos, relatórios de despesas e processamento de fatura; Tecnologia da informação: processos internos, suporte de help desk; desenvolvimento ou alteração de componente de serviço/solução de TI, seleção e contratação de funcionários e provisionamento de serviços; Vendas e marketing: planejamento de evento, criação de proposta, vendas para cliente, consultas, feedback ou reclamações recebidas de clientes e aprovação de material de marketing; Operações, entregas e compras: solicitações de viagem, aprovação do produto, controle de qualidade, aprovações de contrato de fornecedor e pedidos de materiais e serviços; Atendimento e suporte ao cliente: central de atendimento, reclamações de clientes, documentações de produto e referências de ajuda, pesquisas de satisfação do cliente e feedback do cliente para a gerência de produto.   Conclusão A plataforma trata de um somatório de vantagens que vão desde a produtividade e integração da sua equipe até o armazenamento e compartilhamento seguro de todos os seus arquivos. Torne os procedimentos cotidianos mais práticos – contrate a solução Nintex para a sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas.
Ler Artigo
Anterior Próximo