Entenda por que a velocidade da internet da sua empresa pode estar lenta
Nem sempre o problema está no sinal fornecido pela operadora
É comum empresas passarem pelo transtorno de contratar um serviço de internet que funciona bem nos primeiros meses e, depois de um tempo, passa a perder desempenho. Em situações como essa, a primeira atitude costuma ser entrar em contato com a operadora, imaginando que a falha esteja ligada ao serviço prestado.
É possível, sim, que o problema esteja ligado ao sinal de internet, aos hardwares ou até à fiação do prédio. Mas existem outros fatores que podem ser responsáveis por reduzir a velocidade da internet de uma empresa e dificilmente são considerados.
Mau uso da internet
Um dos entraves mais comuns ao bom desempenho da internet em empresas está relacionado aos hábitos de navegação dos usuários. Isso pode acontecer caso um pequeno grupo de profissionais esteja consumindo um volume muito grande de dados, prejudicando o restante da equipe.
Esse desequilíbrio pode fazer com que tarefas urgentes sejam afetadas porque uma grande parte da capacidade da internet está sendo ocupada para a execução de tarefas que consomem muita banda de internet e não são tão relevantes para o negócio, como a execução de playlists de vídeos, por exemplo.
E como solucionar?
Em uma abordagem reativa, é possível analisar o tráfego para identificar os usuários que estão fazendo maior uso da rede e adverti-los. Porém, para evitar que esse cenário aconteça na sua empresa, existem serviços específicos capazes de priorizar o uso de internet para os sites e sistemas que são mais relevantes para o seu negócio.
Tais serviços limitam o consumo de dados de sites que não são primordiais para o desenvolvimento das atividades da equipe, (como redes sociais, por exemplo), priorizando outros que podem precisar ser acionados com urgência, tais como sites de bancos para transações online. Essa ação deve ser aliada a um trabalho de educação do corpo de funcionários.
Vírus
Quando falamos de vírus, a primeira coisa que costuma ser lembrada é aquele tipo comum na internet há alguns anos, que enviava e-mails automaticamente, apagava ou bloqueava programas no computador ou adicionava anúncios invasivos nas páginas da internet. Nesse tipo de caso, é fácil perceber que o computador está infectado e providenciar uma solução.
Alguns tipos de programas mal-intencionados (malware) atuam de forma silenciosa, transformando o seu computador em uma ferramenta para atacar outras empresas, causando lentidão e indisponibilidade para ambas as partes. A máquina infectada é usada, junto a um grupo de milhares ou até mesmo milhões de outros computadores infectados, como força para realizar ataques criminosos a diversos tipos de empresas, órgãos governamentais e instituições financeiras.
E como solucionar?
Esses programas mal-intencionados nem sempre são detectados por um antivírus. Isso porque a varredura é feita detectando comportamentos suspeitos com base em vírus já conhecidos. Os malwares podem ser facilmente modificados, sendo transformados em um vírus “novo” e passando pela barreira do antivírus. Por isso, o ideal é, além de contar com um sistema de antivírus, realizar um diagnóstico preciso da internet para que o real motivo da queda no desempenho possa ser detectado.
Ataques externos
Na mesma lógica dos malwares, há ainda a possibilidade de a sua empresa estar sendo vítima de ataques mal-intencionados. Embora essa situação seja muito mais comum em grandes corporações, é necessário considerar a possibilidade no momento da análise.
E como solucionar?
O mercado também conta com tecnologias especializadas para conter esse tipo de ataque – os chamados firewalls utm ou firewall de última geração. Atualmente pequenas e médias empresas podem contar com serviços de proteção com a mesma tecnologia utilizada por grandes corporações, mas com um custo viável para o tamanho do seu negócio.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429