fbpx

Axter ganha reconhecimento com projeto inovador utilizando o Microsoft Lync

  • Comunicação unificada

Axter ganha reconhecimento com projeto inovador utilizando o Microsoft Lync

por 27 maio, 2016Tecnologia e transformação

Em 2012, a Axter realizou a maior implantação de Microsoft Lync como solução para substituição de PABX do Brasil. Na época, a Orteng, uma gigante do setor de equipamentos e sistemas elétricos, passava por um processo de modernização e precisava expandir seu sistema de telefonia PABX.

O desafio

O desafio era grande, até por conta do tamanho da operação do cliente. A Orteng atua há 35 anos no mercado e é uma das fornecedoras de soluções turnkey em diversos segmentos que vão de equipamentos elétricos e eletromecânicos a sistemas de energia e automação, atendendo aos mercados de Energia, Mineração, Metais, Óleo e Gás, Água e Esgoto, e Telecomunicações.
Naquele momento, o PABX era bastante defasado e já estava saturado, operando em sua capacidade máxima. A estrutura era totalmente analógica e necessitava de uma estrutura física separada. Havia ainda a dificuldade de encontrar peças de reposição, em caso de defeito dos aparelhos utilizados.

A solução

O fator decisivo para ao projeto veio em um evento promovido pela Axter, onde, durante uma demonstração do Microsoft Lync, a Orteng pode ver como a ferramenta funcionava na prática. “Foi como dar um tiro no escuro, pois nenhuma outra empresa havia feito a substituição de PABX pelo Lync, na escala em que estávamos prestes a fazer. Seríamos pioneiros, compramos a ideia e já tínhamos confiança na competência da Axter”, afirma o responsável pela Infraestrutura e Telecom da Orteng, Francisco Pegoraro.
Outro fator importante foi o fato de que a empresa já utilizava vários outros produtos Microsoft, assim, o Lync integrava-se perfeitamente aos aplicativos que já faziam parte do dia a dia dos colaboradores.

A solução apresentada ao cliente seria capaz de substituir a central telefônica da época, agregar outras funcionalidades de comunicação unificada, otimizar os custos e permitir fácil adaptabilidade caso uma expansão ou retração fosse necessária. A solução previu o uso de uma plataforma de comunicação unificada, com a telefonia baseada em SIP, que não apresentasse as restrições físicas e lógicas de uma solução analógica. Além da parte de telefonia, foram consideradas modificações necessárias em nível de rede (Switches, Voice VLAN, segmentação da rede, QoS, entre outras).

No projeto, foram utilizados o Microsoft Lync 2010, o Lync 2010 Phone Edition, o Lync Attendant e o Exchange Server 2010. A Axter participou do acompanhamento da venda, consultoria, desenho do projeto, diagnóstico do problema, implementação, suporte e manutenção – que contou com a Snom em uma parceira P2P –, treinamento e venda da tecnologia – com a participação também da SoftwareOne.

Os resultados

O projeto incluiu resultados positivos não só na telefonia, como em toda a parte de colaboração, principalmente em relação às obras. “Uma obra era algo praticamente isolado da matriz. Hoje, os funcionários envolvidos conversam por voz e chat, compartilham tela para suporte e resolvem problemas em questão de minutos. Toda a comunicação tornou-se muito mais eficiente e, para nós, essa foi a maior conquista”, afirmou Franscisco Pegoraro.

Outros benefícios alcançados foram o aumento considerável no número de ramais e as facilidade para os colaboradores em trânsito, que muitas vezes substituem viagens por conferências via Lync, uma economia de tempo e dinheiro. Os custos totais com telefonia foram reduzidos em 21%, o que representa cerca de US$ 28 mil, apenas nos primeiros seis meses de implementação.
O projeto trouxe visibilidade para a Axter que, com três anos de existência, já se tornou uma das principais empresas de TI de Minas Gerais. Para este ano fiscal, o parceiro pretende crescer 50% no faturamento em função da parceria com a Microsoft. Além disso, a empresa está se movimentando para atualizar a equipe e se adequar às mudanças nas competências MPN.

____

Case publicado originalmente no Café Partner Brasil Microsoft

Seja nosso cliente!

6 + 2 =

Posts recentes

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas

Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...

Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?

Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Comercial
4000 1429

Compartilhar esse artigo