Reduza os custos da sua empresa com o Business Intelligence

Reduza os custos da sua empresa com o Business Intelligence

por 9 ago, 2016Data Analytics e BI

Uma metodologia cada vez mais utilizada por empresas para obter resultados positivos em tempos de crise é o Business Intelligence (BI). O conceito e a importância de sua aplicação nas empresas podem ser mais bem compreendidos aqui. Além de permitir gestão completa de todos os dados da empresa, propiciando decisões mais corretas, o BI propicia que os custos do negócio sejam reduzidos.

 

Business Intelligence em pequenas e médias empresas

A falta de visão completa a respeito de todos os setores do negócio, principalmente em pequenas e médias empresas, pode fazer com que informações como gastos com fornecedores, custos operacionais e valores disponíveis em caixa fiquem perdidos em meio a tantos dados. Com isso, muitas vezes, as empresas têm de fechar as portas em função da má gestão financeira e administrativa – e não apenas por conta de crises econômicas ou outras questões macros do mercado em que atua.

Dessa forma, a implantação de um sistema de tecnologia dentro das empresas, como o Business Intelligence, preenche uma lacuna extremamente estratégica, fornecendo informações precisas e essenciais para o desenvolvimento do negócio, e, consequentemente, permitindo que os investimentos sejam feitos corretamente. Os dados gerados pelo BI são reunidos em inteligentes e modernos softwares, que interligam todos os relatórios e cruzam informações a fim de apresentar soluções personalizadas e otimizadas para cada negócio.

 

Reduzindo os custos da empresa

A redução de custos é uma das vantagens obtidas com o Business Intelligence. Em pequenas e médias empresas, muitas das decisões são tomadas com base nas experiências dos gestores de cada área, o que pode ocasionar conflitos de informação e opinião. Além disso, o uso de planilhas ou outras ferramentas de gestão que não processam os dados em conjunto pode fazer com que as informações geradas não forneçam uma visão holística da empresa, dificultando a definição de estratégias que realmente levem a maior produtividade e a melhores resultados.

Nesse sentido, o Business Intelligence reúne todos os dados sobre a companhia, obtidos por meio de diferentes fontes, e possibilita a análise integrada das informações, identificando as falhas imperceptíveis e oferecendo soluções para corrigi-las. Com as ferramentas de BI, é possível também identificar padrões de hábitos e comportamento dos consumidores, facilitando a compreensão de cada perfil de cliente e classificando a performance de um produto ou serviço no mercado. Essas informações são muito importantes, uma vez que constatam exatamente como cada área da empresa deve agir, seja para chegar à redução de custos, seja para maximizar as vendas, seja para melhorar a qualidade do produto.

 

Conclusão

O Business Intelligence, portanto, pode ajudar muito pequenas e médias empresas na identificação de suas lacunas. Com o BI, torna-se mais fácil saber em quais pontos é possível melhorar ou cortar gastos. O BI também pode oferecer soluções viáveis para que as PMEs possam corrigir possíveis erros de variadas naturezas. Com uma boa gestão administrativa e financeira, a empresa tem grandes chances de se desenvolver, melhorar seus processos e alcançar novos mercados ou clientes. Ou seja: o Business Intelligence torna-se essencial para os empresários brasileiros que estão buscando alternativas e oportunidades para superarem o atual momento econômico.

Veja outros benefícios no uso do Business Intelligence.

Seja nosso cliente!

7 + 12 =

Posts recentes

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas

Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...

Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?

Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Comercial
4000 1429

Compartilhar esse artigo