O que é outsourcing de TI e como ele pode ajudar pequenas e médias empresas?
O outsourcing é, basicamente, uma prática em que uma empresa contrata mão de obra terceirizada para atender a uma determinada demanda ou executar um serviço específico. Cada vez mais comum entre todos os tipos de empresas, desde as pequenas a grandes organizações, esse tipo de terceirização é bastante estratégica para o “core business” da empresa, uma vez quepois permite a ela focar naquilo que faz de melhor e deixar especialistas cuidando de outras áreas.
Outsourcing de TI
Na área de Tecnologia da Informação (TI), a prestação de serviços através de outsourcing é cada vez mais corriqueira. Isso porque o outsourcing tem se provado, ano após ano, como uma ferramenta fundamental para contribuir com a maior produtividade e rentabilidade das empresas, conferindo vantagem competitiva. Mas o que é o outsourcing de TI? Nada mais é do que a terceirização da gestão dos sistemas que envolvem a Tecnologia da Informação. Com isso, as empresas não precisam criar núcleos exclusivos de TI. Como falamos anteriormente, com profissionais mais qualificados para oferecer o suporte tecnológico, as empresas podem se dedicar com mais foco ao seu negócio.
Para pequenas e médias empresas
As pequenas e as médias empresas também estão adotando o modelo outsourcing em seu dia a dia. Principalmente porque, muitas vezes, elas não disponibilizam de capital que permita a contratação de profissionais exclusivos de TI. Confira algumas vantagens do outsourcing para essas empresas:
Expertise: em vez de ter um funcionário multitarefas, a empresa terá um profissional altamente capacitado para oferecer as melhores soluções para uma demanda específica.
Redução de custos: criar e manter uma equipe requer despesas de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento, salário, benefícios, dentre outros custos. Com o outsourcing, essas despesas são reduzidas drasticamente.
Flexibilidade: com o outsourcing, a empresa pode adaptar as suas soluções ao volume de negócios, sendo mais ágil nas demandas do mercado e, ainda por cima, gastando menos.
Maior competitividade de mercado: gestão correta do sistema, permitindo mais eficiência, segurança, maximizando os resultados da empresa.
Vantagem competitiva
É importante frisar que o fornecedor de outsourcing deve ser encarado como um parceiro de negócios. Somente um profissional de TI qualificado poderá avaliar, planejar e executar a Tecnologia da Informação da melhor forma para evoluir os negócios da pequena ou da média empresa, gerando vantagem competitiva.
Conclusão
Com o crescimento da competitividade em praticamente todos os mercados, as empresas têm repensado bastante seu modelo de negócios. Nesse cenário, o outsourcing se apresenta como uma excelente alternativa sob inúmeros aspectos, permitindo às empresas adaptar sua estrutura a essa nova realidade de mercado. E isso leva à redução das despesas, à flexibilidade e a maior eficiência nos processos, gerando vantagens competitivas para a empresa que contrata o outsourcing, dentre outros benefícios.
Quer saber mais sobre outsourcing? Fale com nossos especialistas.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429