O que você não sabe sobre sua empresa e deveria saber

O que você não sabe sobre sua empresa e deveria saber

por 19 fev, 2016Data Analytics e BI

Um dos maiores desafios de um empresário ou de um gestor é ter a certeza que seu negócio está no caminho certo. São tantas incertezas e variáveis que nem sempre se tem a garantia que as metas serão atingidas. Aliás, as duas primeiras perguntas são: sua empresa tem metas bem definidas? Com base em quais parâmetros ou critérios?

O dia a dia de uma empresa, independente do porte, é tomado por uma série de atribuições e tarefas que acabam entrando numa rotina frenética resultando em cada vez menos tempo para se pensar no planejamento estratégico ou até mesmo em uma análise mais refinada das centenas ou milhares de dados que a empresa tem e que indubitavelmente gerariam mais valor para o negócio.

Ouvimos todos os dias que o país está em crise. Outro dia recebemos um artigo cujo o título trazia a seguinte mensagem: “O Brasil está tecnicamente quebrado – e você precisa agir para não quebrar também”.

Confesso que é assustador ler um artigo como este se não estamos seguros da forma com a qual gerenciamos nossas empresas.

Gosto muito da frase dita por William Deming, professor estadunidense:

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia

Dentro deste contexto, percebemos que há um desafio muito grande para as empresas, de todos os portes, conseguir analisar e entender seus dados, transformando-os em informações que permitam tomadas de decisão mais assertivas.

Exemplos de perguntas que temos feito para vários empresários e gestores e que normalmente as respostas são vagas, incertas ou em algumas vezes inexistentes são:

  • Você sabe qual a real lucratividade da sua empresa?
  • Você sabe quem são os clientes que mais dão lucro ou prejuízo? Você sabe aonde eles estão?
  • Você sabe quais são os produtos ou serviços com maior faturamento versus lucratividade?
  • Você consegue fazer projeção de resultados com base numa série histórica?
  • Qual a sazonalidade comportamental do seu negócio?
  • Você consegue analisar dados externos e cruzar com dados internos para definição de investimentos?
  • Você tem definição clara de indicadores por área?
  • Você consegue acessar e ter informações dinâmicas que permitam velocidade de tomada de decisão?

 

Se você se familiariza com estes desafios, queremos tranquiliza-lo.

Já ouviu falar em Business Intelligence? Business Intelligence ou simplesmente BI, pode ser interpretado como a Inteligência dos negócios. Em outras palavras, são ferramentas e processos que auxiliam as empresas na estratificação e análise de dados, de diversas fontes, com o objetivo de tomada de decisão cada vez mais elaborada e precisa.

Independente do porte da sua organização, o ponto comum é que cada vez somos nutridos com mais e mais dados e extrair informações destes com mais velocidade, riqueza de detalhes e sem onerar a empresa é um desafio contemporâneo e uma crescente demanda dos vários departamentos.

Dito isso, e com o objetivo de tornar esta análise de dados cada vez mais dinâmica, a empresa norte americana, Tableau, desenvolveu o conceito de self service BI.

As soluções da Tableau foram criadas para dar mais velocidade a análise e interpretação das centenas de dados existentes, permitindo que cada departamento tenha a autonomia de chegar às suas próprias conclusões sem necessariamente depender da área de tecnologia da informação para geração de relatórios. O Tableau é uma solução bastante intuitiva e de fácil manuseio, a qual permitirá que você, gestor, colaborador ou empresário, descubra de forma rápida quais são as áreas de oportunidades do seu negócio.

Voltamos a pergunta: Você sabe tudo sobre sua empresa para tomar decisões acertadas? Se não está seguro, clique aqui.

Seja nosso cliente!

3 + 15 =

Posts recentes

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas

Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...

Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?

Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Comercial
4000 1429

Compartilhar esse artigo