Com a pandemia, a força de trabalho de uma infinidade de setores se viu obrigada a migrar rapidamente para o home office ou para uma infraestrutura remota.
Um local de trabalho digital ou infraestrutura remota é um ambiente de trabalho que permite que os funcionários realizem suas tarefas e colaborem entre si de forma virtual, utilizando tecnologias de comunicação e computação em nuvem.
Em vez de estarem fisicamente presentes em um escritório ou local de trabalho tradicional, os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar (inclusive em casa), desde que tenham acesso à internet. Nesse tipo de ambiente, os funcionários podem utilizar uma variedade de dispositivos, como laptops, smartphones ou tablets, para se conectarem à rede da empresa e acessarem os recursos necessários para realizar seu trabalho.
Isso inclui acesso a arquivos, aplicativos, ferramentas de produtividade e sistemas de comunicação interna, como e-mail, mensagens instantâneas e videoconferência. Dentro do cenário aterrador da pandemia, o ponto positivo é que a experiência do novo modelo de trabalho digital foi aprovada por uma grande fatia da classe trabalhadora e do mundo corporativo.
Mas, por quê? Para descobrir, confira nesse artigo quais são as razões de se adotar um escritório virtual para a sua empresa ou serviço.
Crescimento e tendência da infraestrutura remota
Nos últimos anos, a modalidade de trabalho remoto e/ou híbrido experimentou um crescimento significativo no Brasil e em todo o mundo. Vários fatores contribuíram para esse aumento, como:
- Pandemia: Como mencionamento, a pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo em todo o mundo, inclusive no mundo do trabalho. A situação forçou muitas empresas a adotarem rapidamente o trabalho remoto para garantir a continuidade das operações.
- Avanços tecnológicos: O avanço das tecnologias de comunicação, colaboração e computação em nuvem possibilitou a realização eficiente do trabalho remoto.
- Redução de custos e aumento da produtividade: Para as empresas, o trabalho remoto e híbrido pôde representar uma redução nos custos associados a escritórios físicos, como aluguel, manutenção e despesas operacionais. Além disso, muitos estudos mostraram que funcionários remotos tendem a ser mais produtivos, devido a menos interrupções e maior foco.
Com isso, muitas empresas decidiram adotar um modelo híbrido, combinando trabalho remoto e presencial, para aproveitar os benefícios de ambos os formatos. A tendência é que as empresas invistam em infraestrutura digital robusta e em políticas de trabalho flexíveis para acomodar as demandas dos funcionários.
Segurança digital também será uma preocupação contínua, já que muitas empresas passaram a buscar meios para fortalecer suas medidas de proteção de dados e comunicação em ambientes de trabalho remoto. Além disso, é visível que a tecnologia avançará ainda mais, oferecendo experiências de trabalho remoto mais imersivas e colaborativas, produtivas, como realidade virtual e aumentada.
Infraestrutura remota: razões para se explorar
Além de maior produtividade e tecnologias avançadas/adaptadas para a infraestrutura remota, adotar um local de trabalho digital oferece uma série de outras vantagens e benefícios para as empresas e profissionais. É possível destacar alguns fatores como:
1- Flexibilidade e mobilidade
Os funcionários têm a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar, reduzindo a necessidade de estarem fisicamente presentes em um escritório. Além disso, esses fatores:
- Permitem a colaboração remota entre equipes distribuídas geograficamente.
- Facilitam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo que os funcionários ajustem seus horários de acordo com suas necessidades.
2- Colaboração eficiente
Algumas ferramentas de colaboração possibilitam que as equipes se comuniquem e colaborem de maneira eficiente, mesmo quando estão separadas por distância física. Dentre elas, podemos citar:
- Microsoft Teams: plataforma de colaboração integrada que permite a comunicação por meio de bate-papo, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e colaboração em tempo real.
- Outlook: ferramenta de comunicação amplamente utilizada para gerenciamento de e-mails, calendários e tarefas. Ele permite agendar reuniões, compartilhar agendas e manter a equipe atualizada.
3- Acesso seguro a dados e aplicativos
Há ferramentas disponíveis que facilitam o compartilhamento seguro e acessível de arquivos e documentos entre equipes remotas.
- OneDrive: é um serviço de armazenamento em nuvem que permite o acesso seguro a arquivos e documentos de qualquer lugar e dispositivo. Os arquivos são sincronizados automaticamente, facilitando o compartilhamento e a colaboração.
- Power Apps: é uma plataforma que permite criar aplicativos personalizados para atender às necessidades específicas da empresa. Ele oferece segurança avançada para proteger os dados e permite o acesso a aplicativos corporativos de forma segura e eficiente.
Essas vantagens contribuem para melhorar a produtividade, a comunicação e a eficiência operacional da equipe, além de promover uma maior satisfação e engajamento dos funcionários.
Azure Virtual Desktop
Para além do trabalho remoto, muitos profissionais e empresas estão adotando desktops virtuais. A tecnologia nada mais é do que uma versão virtualizada de um sistema operacional que pode ser acessada remotamente por meio de computadores, laptops, tablets ou smartphones.
Um desktop virtual oferece aos usuários a capacidade de executar aplicativos, acessar arquivos e dados, e realizar tarefas como se estivessem usando um computador físico. O desktop da Azure Virtual Desktop (AVD), por exemplo, está se tornando uma escolha popular entre as organizações que desejam oferecer flexibilidade aos funcionários.
O AVD permite implantar áreas de trabalho virtuais no Microsoft Azure, proporcionando acesso seguro a aplicativos e informações. É uma solução adequada não apenas para o trabalho remoto, mas também para atender a diversas necessidades de negócios.
Um case de sucesso aqui na BHS é a empresa Patrus Transportes que enxergou a importância de investir em tecnologias de ponta. Dessa forma, ao utilizar o serviço de gerenciamento em TI, a empresa de transportes ganhou uma infraestrutura remota moderna, com operações mais ágeis e eficientes.
Quer migrar seu ambiente de trabalho para a nuvem e ter também um escritório virtual? Entre em contato com a BHS e veja como podemos ajudá-lo nessa jornada!