Pode ser tentador pensar que as violações de dados só acontecem com empresas da Fortune 500 ou grandes corporações globais. Afinal, são esses casos que chegam ao noticiário, relatando eventos de grandes vazamentos de dados que custaram milhões a essas empresas. No entanto, essas notícias não cobrem todo o cenário.

A verdade é que pequenos negócios também estão susceptíveis a ataques e vazamentos. E o pior: eles podem ser ainda mais vulneráveis. Isso porque pequenas empresas, na maioria das vezes, não têm acesso ao mesmo tipo de proteção que as grandes organizações, fazendo delas um ótimo alvo para cibercriminosos.

Como, então, é possível proteger pequenos negócios contra vazamento de dados? Antes de falar sobre isso, vamos dar uma olhada na importância de investir em segurança para essas empresas…

Porque os hackers têm como alvo as pequenas empresas?

Independentemente de seu tamanho e setor, toda empresa tem pontos fracos que os hackers podem explorar para obter ganhos pessoais. Só por uma empresa ser pequena ou não possui ativos de dados críticos não significa que não seja atraente para os cibercriminosos.

Há várias razões pelas quais as pequenas empresas são, às vezes, mais propensas a serem visadas do que as grandes organizações, tais como:

Informação de clientes

Toda empresa armazena dados confidenciais sobre seus clientes e, de acordo coma  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é responsabilidade dela garantir que esses dados sejam bem armazenados e não parem nas mãos de agentes não autorizados. 

Os cibercriminosos, no entanto, sabem que as pequenas empresas geralmente armazenam e lidam com dados de clientes que são fáceis de descarregar para obter lucro. E esses dados incluem tudo, como números de CPF, dados de contas bancárias, registros médicos, histórico de transações e outros detalhes pessoais.

Vulnerabilidades de terceiros

Os hackers têm como alvo as pequenas, pois, muitas vezes, essas estão associadas a empresas maiores e fornecedores terceirizados e podem facilmente fornecer pontos de entrada para redes mais valiosas. 

Como as empresas mais proeminentes às vezes são mais difíceis de penetrar, os invasores visam as pequenas empresas que fazem parceria com elas para entrar nos seus sistemas. 

Falta de recursos e suporte

Embora as organizações mais influentes geralmente tenham equipes dedicadas à segurança cibernética, muitas pequenas empresas atribuem essas tarefas a pessoas que lidam com outras operações diárias da empresa. Na verdade, até um terço das PMEs admitem que não há função na empresa dedicada à segurança de TI.

Múltiplas interfaces

Outro motivo comum para o aumento de ataques para pequenas empresas é o número crescente de dispositivos IoT criando interfaces para ataques de rede. Essas organizações recorrem a dispositivos de IoT para aproveitar seus benefícios de crescimento e redução de custos. Os hackers, por sua vez, exploram dispositivos fracos para entrar em redes mais críticas.

Falta de orçamento

Como os pequenos negócios geralmente trabalham com orçamentos apertados, eles não podem priorizar a segurança cibernética. Eles evitam gastos com recursos, treinamento e consultores para segurança da informação e ignoram as atualizações e patches mais recentes, deixando seus sistemas vulneráveis ​​a ataques.

Treinamento inadequado

As pequenas empresas estão tão ocupadas se estabelecendo que negligenciam treinar, educar e monitorar os funcionários. Como resultado, isso geralmente aumenta o risco de ataques cibernéticos. Os cibercriminosos sabem como penetrar pelos elos mais fracos. Esses funcionários geralmente baixam conteúdo potencialmente malicioso da internet ou não protegem suas credenciais de login.

Como avaliar o risco cibernético

Antes de tomar medidas para melhorar a postura de segurança da informação, o proprietário de uma pequena empresa deve ter uma visão clara dos riscos aos quais o negócio está exposto.

Compreender os riscos é essencial na implementação de processos e estratégias associadas à cibersegurança. Isso ajuda a tomar decisões informadas para justificar gastos relacionados às medidas de segurança. Sem uma compreensão adequada dos riscos, todas as decisões e esforços são como dar um tiro no escuro.

Existem várias definições de risco, mas uma definição bem aceita entre especialistas diz que:

Risco = Ameaça x Vulnerabilidade x Impacto

O produto desses três fatores ajuda o empresário a tomar decisões informadas em vez de escolhas baseadas no medo ou na emoção. Embora pareça uma fórmula matemática, é um produto lógico.

Por exemplo, considere um proprietário de empresa procurando avaliar os riscos associados à ameaça de ransomware em um sistema crítico contendo dados.

Se o sistema for crítico, o que significa que a perda da ameaça impacta negativamente as operações de negócios, e a rede é vulnerável devido à ausência de antivírus e firewall, o risco provavelmente é alto.

No entanto, se a empresa tiver boas defesas, a vulnerabilidade é baixa e, portanto, o risco é moderado, mesmo quando o sistema é crítico.

Tipos de ameaças para pequenas empresas

As pequenas empresas muitas vezes pensam equivocadamente que a empresa é pequena demais para ser um alvo, mas isso não é verdade. PMEs são tão vulneráveis ​​quanto as grandes empresas.

Com a digitalização, os hackers automatizam os ataques, tornando possível atingir centenas e milhares de pequenas empresas de uma só vez. Alguns dos ataques mais comuns incluem:

  • Ataques de malware: se refere a qualquer software que possa causar danos a computadores e redes. Vêm de downloads, e-mails de spam e outros dispositivos na rede. Esses ataques são bastante perigosos para pequenas empresas, pois podem deixar os dispositivos danificados, exigindo reparos caros. Também oferecem aos hackers uma maneira de acessar dados críticos, colocando funcionários e clientes em risco;
  • Ataques de phishing: as ameaças mais difundidas enfrentadas por pequenas empresas são ataques de e-mail ou phishing. Esses ataques ocorrem quando os invasores parecem confiáveis ​​e induzem o usuário a baixar conteúdo malicioso, visitar um link malicioso ou fornecer acesso a dados críticos, credenciais ou detalhes da conta. A engenharia social surgiu recentemente como a forma mais perigosa de ataque de phishing;
  • Ransomware: um dos tipos mais proeminentes de ataques atualmente é o ransomware. Esse tipo de ataque envolve o sequestro dos dados da empresa para forçá-la a pagar um resgate em dinheiro para recuperar as informações. As pequenas empresas estão particularmente em risco de tais ameaças devido à falta de proteção de endpoints;
  • Senhas fracas: as senhas fracas e fáceis de adivinhar podem representar uma ameaça significativa para as pequenas empresas. A maioria das empresas usa serviços baseados em nuvem com várias contas. Quando não há uma política de senha rígida, os dados confidenciais e as informações pessoais armazenadas nessas contas podem ficar comprometidos;
  • Ameaças internas: outra grande ameaça para as pequenas empresas vêm de dentro da organização, de parceiros de negócios, ex-funcionários e funcionários atuais. Essas pessoas podem prejudicar dados críticos por ganância, malícia ou simplesmente ignorância e negligência.

Como mitigar os riscos de segurança em pequenos negócios

Agora que conhecemos as ameaças de segurança para pequenas empresas, como você pode mitigá-las?

Tudo começa com estratégia e cultura. Sim, existem ferramentas para protegê-lo, mas para que elas tenham sucesso, você precisa de coerência organizacional em sua atitude em relação à segurança cibernética.

Cultura

Investir em segurança cibernética não é apenas fazer alguns exercícios, marcar as caixas e depois esquecer. Você precisa desenvolver uma cultura focada em segurança de cima para baixo, que tenha a adesão de todos os funcionários.

Os efeitos potenciais de uma violação podem ser desastrosos para qualquer negócio. Como tal, a segurança cibernética deve ser enraizada como um princípio de alta prioridade desde o início. Seus funcionários devem ser incentivados a seguir os protocolos de segurança, em vez de ficarem com medo e temerosos de fazer algo errado.

Desenvolver uma cultura de segurança cibernética é um processo contínuo e algo que você pode sustentar por meio de encontros regulares, discussões abertas e estruturas para que os funcionários possam fazer perguntas relacionadas à segurança com facilidade. A proatividade é o que ajudará a desenvolver e nutrir uma forte cultura de segurança cibernética – não apenas tratá-la como uma reflexão tardia.

Estratégia

Como qualquer prioridade de negócios, uma estrutura sólida de segurança cibernética não é alcançada em um dia. Você precisará mapear uma estratégia ao longo do tempo para atingir suas metas de segurança.

Isso provavelmente exigirá, em primeira instância, uma estrutura de governança a partir da qual construir. Ter uma compreensão claramente definida de funções, responsabilidades e cadeia de gerenciamento permitirá que você planeje seus esforços de segurança com mais eficiência. 

O trabalho dessa estrutura é desenvolver um plano estratégico de longo prazo à segurança cibernética que impulsione a resposta da sua empresa. A estratégia deve abranger coisas como políticas de segurança, ferramentas técnicas, auditorias e avaliações.

Com essa estrutura em vigor, você terá a supervisão para garantir que os riscos de segurança sejam reduzidos e que os controles sejam implementados para evitar ataques. A governança apropriada garante que suas estratégias de segurança estejam alinhadas com os objetivos de negócios e consistentes com os regulamentos externos.

Pessoas

O passo final, e talvez o mais importante, é o seu pessoal. Suas políticas de segurança cibernética são tão fortes quanto as pessoas que as executam diariamente. Por esse motivo, você deve investir tempo e dinheiro em treinamento de conscientização de segurança para manter os funcionários engajados.

Um número crescente de violações acontece devido ao erro humano, por isso é crucial que o treinamento dos funcionários seja um esforço contínuo e de longo prazo. 

Tudo isso pode parecer muito para um pequeno negócio. Para garantir a melhor proteção para sua empresa, portanto, você pode contar com o apoio de uma empresa especialista no assunto.

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