A pandemia do coronavírus acelerou um movimento que já vinha acontecendo em todo mundo: a migração do espaço físico para o online. Obrigadas a ficar em casa como forma de se proteger do vírus, as pessoas e empresas passaram a adotar modelos de trabalho remoto (home office).
Contudo, o que foi feito como resposta a uma emergência acabou trazendo diversos benefícios para as empresas. O trabalho remoto não só permite que elas reduzam os custos de manutenção de espaços de escritório caros, como também pode tornar seus funcionários mais produtivos, satisfeitos e felizes.
É por isso que, mesmo com o fim das medidas de restrições, muitas organizações já bateram o martelo: todos os funcionários permanecerão em home office. No entanto, muitas ainda resistem à ideia. A falsa concepção de que a falta de controle próximo pode prejudicar o trabalho ainda existe em muitos gestores.
Além disso, mesmo com todas suas vantagens (que apresentaremos abaixo) o home office ainda apresenta desafios a serem superados. A boa notícia é que gigantes da tecnologia, como a Microsoft, já estão trabalhando em soluções para eles.
Ficou interessado? Continue lendo e saiba mais!
As vantagens do home office para empresas e funcionários
Para falar a verdade, como tudo na vida o home office apresenta vantagens e desvantagens. No entanto, com soluções de software que agilizam a comunicação e melhoram os fluxos de trabalho diários, gerenciar uma força de trabalho distribuída nunca foi tão fácil.
As maiores vantagens do trabalho remoto para as organizações giram em torno do bem-estar do funcionário, das operações diárias e da receita. Aqui está o que adotar um modelo de home office pode fazer por você, pela sua empresa pela sua equipe:
Comunicação é mais eficiente
Graças a plataformas de colaboração na nuvem, é muito mais fácil colocar todos na mesma página. Essas plataformas mantêm todas as comunicações, arquivos e aprovações em um local facilmente acessível para eliminar o tempo perdido vasculhando cadeias de e-mail ou relatórios de progresso.
Elas também reúnem funcionalidades de comunicação em tempo real, como chats e videochamadas, eliminando os problemas causados pelas distâncias geográficas. Com esse tipo de tecnologia, os colaboradores se sentirão mais próximos, garantindo uma comunicação eficiente.
Aumentos de produtividade
Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School mostrou que 58% dos profissionais brasileiros se consideram mais produtivos em um ambiente de home office. E é fácil ver o porquê.
Além de eliminar as distrações sociais do escritório, o trabalho remoto também oferecer maior flexibilidade para que os funcionários façam as pausas necessárias para produzir mais — isso impacta diretamente no desempenho geral da equipe, na motivação e na criatividade.
O ambiente de colaboração na nuvem também não deixa nada a desejar quando o assunto é trabalho em equipe. Pelo contrário: muitas vezes, a nuvem otimiza o trabalho permitindo que diferentes profissionais trabalhem simultaneamente em uma mesma atividade, mesmo que estejam geograficamente distantes.
Saúde e bem-estar dos funcionários
O home office também trabalha para uma melhor saúde e bem-estar dos funcionários. Isso porque, no trabalho remoto, é mais fácil equilibrar vida profissional e pessoal. Além disso, a equipe também passa a ter a oportunidade de personalizar o ambiente de trabalho conforme desejam e cuidar das suas necessidades físicas e emocionais com maior atenção.
Embora existam algumas armadilhas comuns que podem diminuir esses benefícios para os trabalhadores remotos, a empresa pode tornar a transição para um modelo home office mais fácil. Ter uma política de home office definida, com o estabelecimento de expectativas, permite que os funcionários relaxem e se sintam confiantes em sua produtividade.
Contrate e retenha talentos
Com o home office, as empresas não estão mais limitadas a contratar apenas talentos locais, mas podem procurar pessoas com as habilidades exatas de que precisam em todo o país ou em todo mundo.
Ao permitir que os funcionários trabalhem em casa o tempo todo ou parte do tempo, você expande sua rede de talentos em potencial da sua empresa. Você não está mais limitado a funcionários que estão dentro de sua área imediata ou que desejam viajar. E não se trata apenas dos benefícios práticos — ter uma reputação de empregador flexível pode ajudá-lo a atrair e manter uma equipe talentosa.
Economia de custos
Por último (mas talvez o mais importante) funcionários trabalhando de casa trazem benefícios financeiros claros para as empresas. Conforme a Global Workplace Analytics, as organizações podem realmente economizar mais de US $ 11.000 por funcionário em home office.
Trabalhar em casa também é uma ótima opção para proprietários de pequenas e médias empresas que desejam renunciar ao incômodo de alugar um escritório, comprar material de escritório e a manutenção preventiva geral que acompanha o aluguel de um espaço. Além disso, os ganhos em produtividade com funcionários mais felizes e satisfeitos também se traduzem em economia de custos e processos mais ágeis.
O futuro do home office: o que vem sendo feito
Enquanto todos os itens listados acima representam ótimos benefícios para as empresas, o home office ainda deixa a desejar em um aspecto: a falta de interação social e a fadiga gerada pelas videoconferências excessivas.
Essa fadiga é gerada, principalmente, por quantidades excessivas de contato visual de perto a uma tela, uma carga cognitiva aumentada, a autoavaliação que surge ao ver nossa própria câmera em tempo real e restrições à mobilidade física.
Psicólogos já afirmaram que, no longo prazo, isso pode ser prejudicial ao profissional, aumentando a sensação de isolamento e prejudicando suas habilidades sociais. No entanto, a solução para esses problemas já estão em desenvolvimento: o metaverso.
Recentemente, você deve ter ouvido falar da mudança de nome do Facebook (que agora passa a se chamar Meta) justamente na busca da criação desse metaverso. Simultaneamente, a Microsoft anunciou o uso de avatares 3D para sua plataforma de colaboração na nuvem, o Microsoft Teams, que estará disponível já em 2022.
Mas o que é esse metaverso e o que ele tem a ver com o home office?
O GlobalData descreve o metaverso como um “mundo virtual onde os usuários compartilham experiências e interagem em tempo real em cenários simulados”. Ele vem ganhando interesse e tração no último ano e tem sido visto como a solução para a criação de um verdadeiro escritório virtual.
Embora muito interesse no metaverso venha de sua aplicação na indústria do entretenimento, seus usos no escritório já estão sendo realizados. Por exemplo, o Oculus Horizons Workrooms do Facebook permite que as pessoas transformem o espaço de sua casa em uma sala de reuniões virtual imersiva.
Desenvolvido em cima da tecnologia existente de Realidade Virtual, o metaverso permite o rastreamento da mão do usuário e o movimento do avatar na sala de reuniões. Isso ajuda a tornar as interações mais autênticas do que as videoconferências online que se tornaram a norma desde o início da pandemia. Essa autenticidade ajudará o metaverso a se integrar à vida do escritório à medida que o tempo gasto trabalhando for pessoalmente reduzido.
Muitos funcionários que começaram novos empregos durante a pandemia só encontraram seus colegas de trabalho através de videoconferências. Além disso, essas interações costumam ser particularmente exaustivas. O metaverso pode evitar essa fadiga tornando as interações mais autênticas.
Tornando as interações menos exaustivas e mais autênticas, será mais fácil integrar o metaverso à jornada de trabalho. Isso será fundamental para manter a coesão da equipe quando passarmos menos tempo no escritório. À medida que aumenta o interesse pelo metaverso, é imperativo que as empresas estejam cientes de seus benefícios, aliados às vantagens de adotar um modelo de trabalho home office.
Para quem precisar de ajuda hoje, a Microsoft já possui os recursos de que você precisa para tornar sua equipe remota mais produtiva e satisfeita. O Microsoft 365, com todos os recursos na nuvem, é a solução para empresas que querem decolar e acompanhar o movimento de migração para o mundo virtual.
Entre em contato conosco e converse com um dos especialistas da BHS para saber mais!