A tecnologia tem sido fator fundamental para otimizar as mais variadas atividades do nosso dia a dia, seja em âmbito pessoal ou organizacional. Mas falando de empresas, não há dúvidas do quanto o uso da tecnologia tem transformado as rotinas de negócio, inclusive de gestão. Confira aqui então, como funciona o uso de tecnologia na gestão de pessoas e os benefícios disso.
Tecnologia na gestão de pessoas: como funciona?
A tecnologia é usada na gestão de pessoas principalmente para agilizar e otimizar processos antes manuais e onerosos. Com a aplicação de inovações no dia a dia da área de recursos humanos, por exemplo, é possível modernizar os processos de recrutamento e seleção, realizando contratações mais rápidas e efetivas.
Confira então, algumas das principais formas de aprimorar a gestão de pessoas com o uso de tecnologia.
1. Automatizando processos
A automatização de processos gerais relacionados à gestão de pessoas, tornam mais rápidas as tratativas antes realizadas manualmente. A produtividade da equipe tende a aumentar, além de ocasionar maior assertividade nos resultados.
E falando aqui de automatização de processos, não se trata somente de processos relacionados ao recrutamento e seleção, mas também, a tudo que possa ser automatizado na área de RH da empresa e, até mesmo, nas atividades entre líderes e liderados. Tudo isso está relacionado à gestão de pessoas e pode usufruir dos benefícios da aplicação de tecnologia.
2. Conectando empresa e colaboradores
Usando ferramentas que promovam a conexão da empresa com os colaboradores, é possível aproximar a expectativa das pessoas com as estratégias da empresa, alinhando os valores e tornando a missão da empresa, compartilhada com todos. Como exemplo de meios de criar essa conexão através do uso de tecnologia, temos:
- Disponibilização de canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas ou registro de sugestões;
- Realização de fóruns online com temas importantes para o negócio;
- Realização de Follow Up e comunicações para facilitar processos de mudança;
- Disponibilização de pesquisas de satisfação;
- Disponibilização de murais de reconhecimento, etc.
3. Tomando decisões mais acertadas
Com o uso de tecnologias na gestão de pessoas, a tomada de decisões mais acertadas é uma realidade. Principalmente devido ao uso de soluções que mapeiam, tratam, analisam e disponibilizam dados (como Big Data, por exemplo); permitindo nortear escolhas mais acertadas como escolha de treinamentos e definição de trilhas de capacitação mais aderentes a necessidade do negócio; além de apoiar a escolha de perfis corretos para novas contratações.
4. Comunicação otimizada nos processos seletivos
Para os profissionais que trabalham nos processos seletivos, a tecnologia na gestão de pessoas se tornou fundamental para melhorar os processos de recrutamento e seleção, que costumam ser bem trabalhosos e demorados.
Algumas das melhorias obtidas na comunicação dos processos seletivos, são:
- Feedback automático para todos os candidatos;
- Agendamento automático de entrevistas;
- Promoção de marca empregadora através da utilização de canais digitais;
- Interação social via plataformas de videoconferência;
- Realização de dinâmicas e testes online.
5. Desenvolvendo e capacitando pessoas
Muitas empresas têm aderido as universidades corporativas, oferecendo plataformas online de desenvolvimento de hard e soft skills. Esses treinamentos online, além de promover o desenvolvimento do time, ajudam na redução de custos, além de permitir a oferta de uma quantidade maior de cursos e materiais, do que se não fosse online.
6. Aplicando metodologias
A aplicação de metodologias que facilitem, agilizem e organizem as demandas das empresas, tem sido uma iniciativa cada vez mais comum nas empresas.
E aí você pode pensar em como isso afeta diretamente a gestão de pessoas? Simples! Algumas metodologias como a Ágil, além de proporcionar entregas mais rápidas e assertivas, ainda promove a condução de um time multidisciplinar e autogerenciável, fazendo com que o mesmo se desenvolva mais não apenas tecnicamente, mas no relacionamento interpessoal também; motivando as pessoas através da autonomia, inclusive.
7. Motivando e engajando pessoas
Cada vez mais as empresas comprovam que fazendo uso de tecnologia na gestão de pessoas, é possível manter a equipe motivada, participativa, engajada e desenvolvida. Afinal, com o uso de soluções inovadoras, o RH se torna eficiente na apuração de dados, os colaboradores ficam mais independentes e toda a comunicação fica muito mais transparente e objetiva.
E para ter certeza desses resultados, a tecnologia ainda oferece recursos incríveis que facilitam as avaliações de desempenho, ajudando a medir o engajamento dos funcionários e facilitando a definição das melhores estratégias de desenvolvimento da empresa.
Outro fator relevante que não pode ser deixado de lado, é que a tecnologia melhora a experiência dos colaboradores, oferecendo novas formas de trabalho como o Home Office, o que costuma melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Inclusive, atualmente, a possibilidade de trabalho remoto tem sido um dos pré requisitos de quem está procurando uma vaga de trabalho.
Tecnologia na gestão de pessoas como diferencial da sua empresa!
Com base nessas principais maneiras de aliar tecnologia com gestão de pessoas, é possível transformar a sua empresa em um lugar incrível para trabalhar, garantindo melhores entregas a partir de funcionários mais motivados, mais performáticos e alinhados as estratégias da empresa.
Por isso, não deixe de fazer uso da tecnologia na gestão de pessoas! Lembrando que se você tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, registre-os aqui!
—
Conteúdo produzido em parceria com a ProgramaThor.