Para sobreviver em um mercado altamente competitivo e mutável, os negócios de hoje precisam investir em equipes mais inovadoras, multifuncionais e multidisciplinares. Neste cenário, as metodologias ágeis estão proliferando na gestão de negócios e sendo aplicadas em diversas áreas da empresa, como marketing, RH e financeiro.
O que notou-se é que a agilidade proporcionada por essas tecnologias pode trazer benefícios que vão muito além do seu escopo original, focado no desenvolvimento de software. Os princípios ágeis, como se provou, estão transformando departamentos corporativos inteiros, com novas práticas de gestão de pessoas e processos.
No artigo de hoje, mostraremos como as metodologias ágeis estão impulsionando a transformação digital de empresas de todos os setores ao redor do mundo! Acompanhe!
O que dizem as metodologia ágeis?
As metodologias ágeis foram desenvolvidas a partir do Manifesto Ágil, um documento que estabelece os 12 princípios em que devem se basear o desenvolvimento de software. Esses princípios envolvem o planejamento gradual em uma base contínua, bem como maior flexibilidade no desenvolvimento, em vez da criação de planos rígidos a longo prazo para os projetos.
Publicado em 2001, o Manifesto foi a base para a criação de diversas metodologias para o desenvolvimento de software que vemos aplicadas hoje, incluindo Scrum, Lean e Kanban. O objetivo principal dessas metodologias é reduzir o desperdício e permitir que o resultado final estivesse mais alinhado com o escopo do projeto, eliminando retrabalhos.
No desenvolvimento de software, isso significou sair de um modelo de gestão em cascata, em que uma etapa dependia da conclusão da anterior, para um modelo fluído de gestão de tarefas. No novo modelo, o escopo é alterado durante todas as etapas do projeto para se ajustar ao feedback das partes interessadas e do cliente.
O processo desenhado pelas metodologias ágeis é muito semelhante à metodologia enxuta (Lean Manufacturing), já aplicada em larga escala na indústria. Essa abordagem também se concentra em usar a opinião do consumidor e fazer melhorias incrementais e contínuas ao longo do tempo, em vez de criar um plano de negócios rígido e pouco maleável.
Os benefícios das metodologias ágeis na transformação digital
Assim como as diretrizes da metodologia ágil foram importadas da manufatura, agora elas estão exportando grande parte dos seus conceitos para a gestão de equipes e negócios como um todo, extrapolando os limites do setor de Tecnologia da Informação da empresa.
Isso porque, quando inseridas na cultura organizacional, essas metodologias promovem a auto-organização e o envolvimento dos funcionários entre as equipes de negócios, rompendo as barreiras antes impostas à colaboração. O resultado é o amadurecimento da agilidade nessas equipes e um ambiente mais transparente e colaborativo.
Eles também permitem uma melhor priorização e divisão do trabalho e das tarefas do projeto e apoiam o estabelecimento e a realização de metas curtas e direcionadas. Por fim, o comportamento ágil incentiva a comunicação do progresso dentro e fora da equipe, sem adicionar reuniões longas que prejudiquem o trabalho e tirem o foco das atividades que realmente importam.
Como adotar o ágil para impulsionar a transformação
Implementar o comportamento ágil na gestão de equipes como um todo não depende intrinsecamente de nenhum framework (ou seja, Scrum, Kanban etc.) e pode ser feito sem que a empresa tenha necessariamente que escolher um.
A chave para a adoção ampla do ágil na empresa é adaptar os princípios ágeis à mentalidade organizacional e aos comportamento dos indivíduos que compõem uma equipe. Seja utilizando um framework ou não, a ideia do ágil é dar visibilidade e transparência ao trabalho, o que pode ser feito por meio das seguintes tarefas:
- Dividir o trabalho do projeto, ou tarefas baseadas em iniciativas, em iterações (ou seja, sprints);
- Criar uma lista de pendências de projetos e tarefas priorizados;
- Definir e trabalhar em iterações (sprints) com metas acordadas;
- Criar um “quadro de trabalho” de projetos e tarefas, (que pode ser apoiado por uma ferramenta);
- Realizar pequenas reuniões diárias de 15 a 20 minutos (em vez de realizar longas reuniões improdutivas); e
- Focar na capacidade versus velocidade.
Como são definidas as equipes ágeis
De acordo com a McKinsey & Company, “as organizações ágeis incluem um sistema de equipes em que o aprendizado rápido e as decisões rápidas são tomadas em um ambiente centrado nas pessoas, com foco na utilização da tecnologia para auxiliar o gerenciamento de processos”.
Essas organizações, portanto, possuem 4 marcas registradas, sendo:
- Criação de valor para o cliente e as partes interessadas da empresa. Isso significa construir uma organização centrada no cliente e que busque atender às necessidades individuais personalizadas e não necessidades coletivas e genéricas;
- Criação de equipes fortes e autônomas, que deem mais poder e liberdade para os funcionários, enquanto o líder foca em gerenciar e coordenar os trabalhos;
- Implementação de ciclos ágeis de aprendizagem e tomada de decisão, com o apoio de ferramentas que possiblitem a análise inteligente do negócio e o ajuste do trabalho em todos os níveis de acordo com o feedback do mercado;
- Por último, o emprego das tecnologias adequadas para suportar os processos. Isso significa revisar e implementar novos sistemas que aumentem a eficiência do que é realizado, eliminando erros e gargalos pelo caminho.
Em suma, isso significa que os processos e tecnologias operacionais precisarão atender às demandas dos clientes em constante mudança. Em outras palavras, a transformação digital e a inovação precisam ser incorporadas na arquitetura de negócios para suportar a criação de equipes ágeis.
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