fbpx

Cemig Atende: a nova agência virtual de autoatendimento

BHS Outsourcing

"A BHS foi fundamental para a entrega do projeto. Sempre de forma proativa, a equipe apontava os desequilíbrios e fazia correções rápidas graças à utilização da metodologia Scrum."
Daniel Mourão
Analista de TI na Cemig

UM CLIENTE GIGANTE

Para os mineiros, a CEMIG dispensa apresentações. A Companhia Elétrica de Minas Gerais, como o próprio nome diz, é a fornecedora de energia para todo o Estado, somando mais de 8,6 milhões de consumidores em 774 municípios.

Junte-se a isso mais de 70 anos de história e participações em 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal e fica fácil entender a dimensão da responsabilidade das operações da Cemig e, é claro, do atendimento ao cliente.

O DESAFIO

A necessidade de uma agência virtual surgiu graças à crescente demanda por atendimento online.

Com tantos clientes, era preciso um ambiente único e exclusivo de atendimento, com processos mais intuitivos e que desse mais autonomia aos usuários. Além disso, a Cemig buscava aprimorar seus processos internos, garantir o atendimento a todas as conformidades legais, modernizar e aperfeiçoar a experiência do usuário  e construir uma agência de atendimento acessível a todos.

Para atingir todos esses objetivos, a opção foi construir uma nova agência virtual de atendimento. E, para vencer esse desafio, a Cemig chamou a BHS. Com ampla experiência na metodologia SCRUM, a BHS detém o know-how que a Cemig precisava para a sua transformação. O desenvolvimento proposto pela BHS utilizou as tecnologias Microsoft .Net, SQL Server e as metodologias SCRUM e Persona Design.

CEMIG ATENDE

O processo de implementação foi realizado lado a lado entre as duas empresas: Cemig e BHS. Para obter os resultados dentro do tempo e dos custos pré-determinados foram utilizadas as metodologias SCRUM e Persona Design.

Com a metodologia de gestão Scrum, as equipes trocavam experiências, avaliavam o que tinha sido feito e replanejavam o que seria feito em seguida em cada ciclo de atividade.

Já com a técnica de definição de Personas foram criados perfis que representassem grupos de usuários finais durante a construção do sistema, mantendo todos focados no mesmo objetivo: que todas as pessoas conseguissem navegar de forma mais fácil e consumisse os serviços prestados pela Cemig com mais autonomia.

“Com esse projeto, entregamos uma Agência de Atendimento totalmente customizada ao nosso cliente e de fácil navegabilidade. Nosso desafio era fazer uma Agência agradável para que as pessoas resolvem suas solicitações de forma rápida e totalmente digital. E para isso, contamos com uma equipe qualificada tecnicamente e muito engajada da BHS. Para que pudéssemos passar todo nosso conhecimento sobre nossos clientes à BHS, eles nos propuseram a metodologia SCRUM. Assim, todos os ciclos foram desenvolvidos com foco no cliente e suas reais necessidades”, afirma Ricardo Pereira, Analista de Relacionamento Comercial da Cemig. Com o sucesso da metodologia SCRUM, a Cemig pretende mantê-la. “O método SCRUM continuará a ser muito importante agora que entramos na fase de evolução”, finaliza Ricardo.

OS RESULTADOS

A solução desenvolvida possibilitou aos usuários mais autonomia e agilidade. Uma das grandes mudanças foi a possibilidade de ter mais de um usuário cadastrado por instalação. As regras de cadastro continuam as mesmas: é necessário informar o CPF, nome completo e código de identificação do número de cliente na Cemig. Porém, essa inovação facilitou a vida de muitos clientes e deixou o processo mais transparente.

Com a nova agência, todos os serviços podem ser feitos pelo novo portal Cemig Atende, inclusive carregar e enviar toda documentação necessária para solicitação de serviços. Mas se precisar ir à agência física, o atendimento estará mais rápido e organizado. Tanto o atendimento físico quanto o atendimento virtual são realizados por meio do mesmo sistema. Agora, tudo é feito de forma automática.

Para agilizar o acesso e atendimento aos usuários, foi usada a tecnologia de busca contextual por serviços, o que garante o carregamento da página mais rapidamente; o usuário consegue se cadastrar com poucos cliques usando o login social; a oferta de serviços deixou de ser passiva, o próprio sistema alerta os usuários de possibilidade ou não de serviços.

ATENDIMENTO PARA TODOS

Aacessibilidade era um ponto fundamental para a Cemig.

“Um dos nossos objetivos era oferecer um atendimento exclusivo aos nossos clientes e que realmente pudesse ser acessado por todos. A nova Agência Virtual é totalmente acessível aos deficientes visuais, que podem navegar pelo site com apoio de um narrador. O sistema foi testado por deficientes visuais e teve 100% de aprovação. Já tecnologicamente, temos uma agência mais tolerante a falhas e escalonável horizontalmente. Agora, conseguimos crescer de maneira fácil”, afirma Daniel Mourão.

O Analista de TI da Cemig explica que um dos grandes desafios foi equilibrar a usabilidade do sistema, a legislação da Aneel e as necessidades do cliente. “A BHS foi fundamental para chegarmos a esse equilíbrio. Atuando sempre de forma proativa, a equipe nos apontava quando havia um desequilibro. A metodologia SCRUM, proposta por eles, com reuniões periódicas nos proporcionou correções e replanejamentos para chegarmos ao nosso objetivo sem atrasos. Tanto que o projeto foi entregue 100% dentro do prazo”, concluiu.

E você? Precisando de um super time de profissionais de TI desenvolvendo projetos incríveis na sua empresa? Conheça o Outsourcing de TI da BHS!