As novas tecnologias mudaram o cenário dos negócios. De grandes multinacionais a startups, elas trouxeram novas possibilidades, colocando recursos antes inimagináveis nas mãos de cada colaborador. No centro de tudo isso, está a computação em nuvem.
A computação em nuvem permitiu que os mais variados recursos tecnológicos fossem acessados pela internet. Isso eliminou a necessidade de gastos com hardware caro, deu mobilidade à força de trabalho e democratizou o acesso às mais recentes tecnologias.
Mas hoje não estamos aqui para te contar os benefícios da nuvem (que você já está cansado de saber) — no artigo de hoje, vamos mostrar as transformações que a nuvem proporcionou a negócios de todo mundo e que ela ainda pode fazer pela sua empresa.
1. A nuvem deu luz à uma força de trabalho móvel
A pandemia do coronavírus mudou muita coisa em nossas vidas, mas, sem dúvidas, uma das principais mudanças aconteceu dentro das nossas relações de trabalho. Se antes já havia um movimento para adotar o trabalho remoto, ou home office, esse movimento ganhou ainda mais força na medida que diversos países adotavam o isolamento social para conter a propagação do vírus.
E a nuvem foi o que possibilitou essa mudança. É através de recursos na nuvem, como Microsoft 365 e o Microsoft Teams, que as equipes podem continuar produtivas e realizar suas atividades em conjunto, sem perder os aspectos que, por muito tempo, mantiveram o escritório como a escolha certa para o trabalho.
As ferramentas de videoconferência e comunicação do Teams, por exemplo, reduzem a distância entre os membros de uma mesma equipe, enquanto o Microsoft 365 permite que eles trabalham simultaneamente nas mesmas tarefas, sem que nada seja perdido.
2. A nuvem aumentou a escalabilidade
Em praticamente todo material que você ler sobre a nuvem por aí, encontrará a palavra “escalabilidade”. A escalabilidade é o que permite que sua infraestrutura de TI cresça junto com a empresa, sem onerar seu orçamento. No caso da nuvem, ela ainda permite acomodar “excessos” na sua carga de trabalho, sem que seus sistemas fiquem sobrecarregados ou incapacitados.
Um varejista online, por exemplo, pode recorrer à nuvem para lidar com os picos de demanda durante a Black Friday. Ao mudar para uma plataforma em nuvem, como o Microsoft Azure, a empresa pode ser capaz de integrar seus processos de atendimento, garantindo uma entrega de serviço perfeita em todas as ofertas, com a escalabilidade necessária para suportar uma expansão mais rápida e fácil conforme sua demanda cresce.
O Azure faz isso carregando os aplicativos como um cluster que aloca um app web para um conjunto específico de processos. O resultado é que todos os aplicativos do varejista não são forçados a funcionar em um único servidor e, portanto, ele nunca ficará sem capacidade do servidor. Como um bônus, o Azure ainda pode ser gerenciado para escala automática com base na carga ou programação.
3. A nuvem possibilita a continuidade dos negócios
A continuidade dos negócios tem sido tradicionalmente baseada na manutenção de sites de recuperação de desastres secundários que replicam as pegadas de produção, mas geralmente levam a lacunas na resiliência cibernética e atrasos na movimentação de cargas de trabalho e dados.
Modelos de nuvem para recuperação de desastres agora permitem recuperação por aplicativo e oferecem a resiliência cibernética necessária para aumentar a capacidade de resposta, personalizada com base nas necessidades de negócios.
O Azure, por exemplo, faz backup de seis cópias de seus dados em dois data centers separados do Azure. Com o Azure Disaster Recovery, você consegue replicar seus servidores de missão crítica para a nuvem Azure e garantir disponibilidade em caso de falha.
4. A nuvem permite integração com custos baixos
Com os funcionários se conectando de casa usando seus próprios dispositivos, as empresas podem se beneficiar com uma redução no custo de infraestrutura. Menos mesas precisam ser compradas se os funcionários puderem alternar entre o escritório e casa.
O custo da infraestrutura de servidores e computadores é distribuído por todos que se conectam por meio de um serviço de nuvem, como Azure. Startups e empreendedores também podem tirar proveito dos serviços baseados em nuvem, que muitas vezes se integram perfeitamente por meio de APIs. Uma empresa pode integrar software de contabilidade com software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) facilmente.
Na verdade, muitas empresas de software como serviço (SaaS) destacam essas integrações como um benefício. Como qualquer tecnologia baseada em nuvem, esses serviços também são escaláveis, de forma que as empresas podem começar com um serviço mais barato e menos capaz e, em seguida, expandir seus serviços à medida que os negócios crescem.
5. A nuvem otimizou a comunicação e colaboração
A nuvem permitiu que as equipes se comuniquem e colaborem perfeitamente, estejam eles no escritório, em casa ou em viagem de negócios. E eles podem fazer tudo em uma interface fácil de usar, em vez de ter que alternar entre diferentes programas.
Seu(s) telefone(s), calendário, mensagem instantânea e recursos de compartilhamento de documentos são todos acessados no mesmo espaço. Além disso, eles também podem sincronizar com suas contas da Microsoft para agendar reuniões. Tudo integrado para máxima eficiência e conveniência.
Esse nível total de integração pode revolucionar a maneira como você administra seus negócios. Todos estão conectados, independentemente da hora ou local. Além disso, todos os serviços são orientados por software, por isso são personalizáveis e capazes de atender às suas necessidades em constante mudança.
Simplificar suas comunicações dessa maneira não só aumentará a produtividade, mas também preparará sua organização para o futuro. Você pode adicionar novas tecnologias e serviços à medida que surgem, para que você esteja pronto para o sucesso no futuro imediato e no longo prazo.
A transformação digital dos seus negócios não é mais uma opção, mas sim uma necessidade — e é a nuvem que está no centro de todas essas mudanças.
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