Quando a tecnologia é utilizada adequadamente, ela tem a capacidade de mudar vidas para melhor no mundo todo. Para ilustrar, você precisa apenas comparar o progresso tecnológico feito nos últimos 50 anos com os 500 anos anteriores de avanços para avaliar seu impacto na sociedade. No entanto, o alcance da tecnologia moderna não termina com o público em geral.
De fato, seu impacto se estende até o mundo dos negócios, onde a tecnologia (ou a falta dela, especificamente) tem o potencial de construir ou quebrar a maioria das empresas. Isso é ainda mais verdadeiro para as micro e pequenas empresas.
É claro que a tecnologia para micro e pequenas empresas não anula a necessidade de uma boa administração, mas, combinadas, a gestão eficiente e a tecnologia podem trazer diversos benefícios. Em outras palavras, podem ajudar o negócio a crescer e se tornar mais eficaz.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia para micro e pequenas empresas impulsiona o seu crescimento!
1. Armazenar dados na nuvem
A nuvem é uma tecnologia que mudou completamente as formas de armazenamento de dados. Há dez anos, as empresas que gerenciavam grandes quantidades de dados precisavam enviar arquivos grandes para o FTP quando queriam transferi-los. Da mesma forma, as empresas não podiam gerenciar dados sem investir em hardware de alta capacidade — o que custava caro.
Hoje já é muito fácil hospedar os dados online e enviar um link de convite para compartilhá-lo com colegas. De fato, as implicações de poder armazenar dados na nuvem são surpreendentes. Por exemplo, o armazenamento em nuvem possibilita aos usuários:
- colaborar em um único documento em tempo real;
- acessar seus dados de qualquer lugar do mundo;
- armazenar quantidades ilimitadas de dados;
- realizar backups automaticamente.
Se você é proprietário de uma pequena empresa, pode usar os benefícios acima para ganhar a velocidade necessária para competir até com empresas maiores.
2. Mídias sociais
A mídia social permite que pequenas empresas façam várias coisas que eram quase impossíveis de serem realizadas por uma MPE há 25 anos. Ou seja, permite que você observe quase todos os aspectos do comportamento de seu público-alvo. Isso oferece uma grande visão sobre as motivações do seu cliente.
Com os dados nas mãos, você pode usar esse conhecimento para vender melhor. Além disso, as mídias sociais oferecem uma plataforma para você construir sua autoridade, se posicionando como referência no seu ramo de atuação.
E o melhor, o custo. As redes sociais tornaram mais fácil do que nunca a interação com clientes e o, por consequência, a divulgação do seu negócio. O que isso significa para você, como uma empresa de micro a pequeno porte, é que assim poderá exercer tanto poder de fogo de marketing quanto marcas mais estabelecidas por uma fração do preço.
3. Aplicativos de produtividade
Embora seja bom ter gerentes de projeto à sua disposição, a realidade é que isso custaria uma pequena fortuna. Mas a boa notícia para os pequenos empresários é que, graças à inovação digital, você não precisa de centenas de especialistas em produtividade para se manter produtivo.
De fato, tudo o que você realmente precisa é de um dispositivo móvel armado com os aplicativos de produtividade corretos. Além disso, muitos desses aplicativos podem ser sincronizados com as versões para desktop e são totalmente gratuitos ou oferecem um nível de serviço gratuito.
O bom de usar e dominar essas tecnologias para micro e pequenas empresas é que, ao fazê-lo, você entra automaticamente na pequena porcentagem de empresas altamente eficazes para fazer as coisas certas.
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4. Ferramentas analíticas
Existem inúmeras ferramentas de Business Intelligence que você pode usar para determinar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Graças à internet, muitas dessas ferramentas podem ser implantadas em questão de segundos.
Por exemplo, você pode avaliar a porcentagem de visitantes de seu website que navega a partir dispositivos móveis ou quais as buscas recorrentes feitas na sua página. Quando se trata de medir os principais indicadores de desempenho de sua empresa, o céu é o limite. A tecnologia digital coloca tudo ao seu alcance.
Se você já ouviu o ditado, “conhecimento é poder”, então o conhecimento aplicado é ainda mais poderoso; é exatamente isso que as ferramentas analíticas proporcionam a você. Ou seja, a capacidade de tomar decisões mais sábias em um curto período de tempo.
5. Melhores campanhas de marketing
As campanhas de marketing digital têm o potencial de oferecer segmentação, resultados imediatos, ambientes fáceis de teste e conversas bidirecionais. Mais importante, eles tendem a oferecer retornos mais altos em gastos de marketing do que algumas formas tradicionais de publicidade.
Essas características tornam o marketing digital muito mais acessível a pequenas empresas do que outros tipos de marketing. Além disso, outro dos benefícios do marketing online para empresas menores é que, ao contrário da publicidade impressa, rádio ou TV, você não precisa esperar até que a campanha acabe para analisar os resultados da campanha.
6. Facilidade de comunicação
Avanços tecnológicos recentes reduziram o esforço de se comunicar dentro da equipe. Não só é extremamente fácil trocar mensagens atualmente, mas a comunicação com os seus colegas é simultaneamente rápida e incrivelmente acessível; isso se aplica tanto à comunicação com pessoas no mesmo país quanto fora.
Como empresários, a comunicação moderna eliminou as barreiras que costumavam tornar os negócios no exterior quase impossíveis. Hoje, colaborar com alguém que mora no exterior é tão simples quanto abrir o Skype e fazer uma ligação pela internet.
Com o custo deixando de ser uma barreira, o principal desafio que as empresas enfrentam é em sua própria cultura. Novas tecnologias para micro e pequenas empresas estão totalmente desenvolvidas e prontas para serem implementadas. Mas elas devem ter uma abordagem proativa para pesquisar e adotar novas ferramentas.
Para se colocar no caminho certo, aproveite e leia também nosso artigo sobre a transformação digital e como ela afeta sua empresa!