As atuais demandas do mercado de produtos e serviços têm renovado inúmeras questões, entre elas estão as diferentes formas de contratação de colaboradores para as empresas. Quando o assunto é a área de tecnologia da informação, essas diferenças tornam-se ainda mais evidentes. Uma vez, que se trata de uma área em constante expansão e que se depara com o desafio de mão de obra qualificada para as diversas demandas que esse campo exige. Dentro desse tema, você já se familiarizou com o termo outsourcing? Venha conosco nessa leitura para saber mais sobre essa modalidade de contratação que tem ampliado as possibilidades e otimizado os custos das empresas da atualidade.
O que é Outsourcing?
Em tradução livre, outsourcing é equivalente à terceirização, mas não faria sentido dizer se tratar de uma nova forma de contratação se a ideia fosse a mesma que já ocorre em tantas empresas há tanto tempo, certo?! Por isso, o termo outsourcing é empregado quando as funções das áreas estratégicas de uma empresa é que serão terceirizadas.
Então, outsourcing em TI nada mais é do que contratar uma empresa terceira, especializada na área de tecnologia, sem que você precise cuidar de todo o processo que envolve a contratação de um colaborador para a sua empresa. Conforme a necessidade da sua empresa, você pode recorrer a duas alterativas:
- BPO – quando os processos estão fora do core business da empresa, mas continuam sendo de extrema importância para seu funcionamento.
- BTO – soma todas as funções do BPO com a possibilidade de incorporar transformações de processos, de forma que, ao final, gerem melhorias significativas para seu setor.
Outsourcing em números
O crescimento das demandas na área de tecnologia da informação e o aumento da confiança em outsourcing refletem no aumento da procura por essa modalidade de serviços em 15% até 2024, segundo a Transparency Market Research.
Ainda evidenciando essa tendência, outra pesquisa, publicada pela Mordor Intelligence, o mercado global de terceirização de TI foi avaliado em US $ 526,6 bilhões em 2021 e deve atingir US $ 682,3 bilhões até 2027, registrando um CAGR de 4,13%, durante o período de 2022 – 2027.
Esses números mostram como o outsourcing em TI é uma aposta das empresas para aquele que tende a ser o novo normal, devido às possibilidades de crescimento e inovação que oferecem às empresas que optam por essa modalidade.
São números atraentes e que trazem segurança, certo?! Então, continue a leitura com a gente para que entenda ainda mais sobre a eficiência do outsourcing em TI.
As vantagens do outsourcing em TI
Pensando em esclarecer como o outsourcing em TI agirá na sua empresa e as melhorias que podem vir dessa estrutura, nós, da BHS, separamos algumas das vantagens que você pode usufruir ao fazer essa escolha.
Siga com a gente:
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Acesso aos mais recentes recursos do mercado
Os custos financeiros e a falta de pessoal qualificado para trabalhar com os recursos mais atuais de hardware e software não permitem com que esses façam parte da realidade de qualquer empresa.
E aí está a primeira grande vantagem: as referências no mercado de outsourcing em TI trabalham com o que há de mais novo, visando oferecer as melhores soluções possíveis a seus clientes.
Cabe a você, empresário, apenas planejar as adaptações junto à empresa contratada, sem a necessidade de investir em contratação, manutenção e equipe próprias.
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Otimização de custos operacionais
Com a contratação de uma terceirizada especializada em outsourcing em TI, você pagará pelos serviços e não pelos funcionários (essa responsabilidade é da empresa contratada).
Esse fato reduz seu gasto com uma equipe de TI que precisaria ser ampla e que demandaria um alto custo em manutenção e treinamento, visto que suas demandas podem ser diversificadas e os serviços contratados serão pagos por demanda e não por quadro de funcionários.
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Garantia de qualidade em TI
Por envolver um Acordo de Nível de Serviço ( ou SLA – Service Level Agreement), a terceirização de serviços em TI segue um padrão mínimo de qualidade que deve ser garantido pela empresa de outsourcing.
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Ganho de qualidade na oferta dos serviços
Terceirizando as suas rotinas de TI, seus profissionais estarão mais focados nos processos direcionados ao core business e sua infraestrutura e suporte serão otimizados com frequência. Ou seja, haverá uma diminuição de problemas com a infraestrutura e um consequente ganho de qualidade dos serviços que você oferece aos clientes.
A listagem dessas vantagens permite uma clareza maior da funcionalidade do outsourcing em TI, mas, sobretudo, evidencia uma das maiores questões que envolve essa possibilidade: o déficit de funcionários especializados em TI.
Tecnologia da informação, como bem sabemos, é uma área que se desenvolve e se modifica em velocidade, isso torna a contratação de profissionais especializados um desafio também crescente. A diversidade de áreas de atuação, as modernizações e a alta demanda por profissionais qualificados nessas diversas áreas colocam em foco o déficit por esses profissionais e destacam o outsourcing em TI como uma saída inteligente e prática para sanar as demandas exigidas pelo mercado.
Outsourcing em TI e RH
Além dos aspectos operacionais já tratados neste texto, optamos por destacar um outro setor da sua empresa que será diretamente impactado e para o qual a contratação de uma terceirizada especializada em TI também trará benefícios: o setor de Recursos Humanos.
Contratar um colaborador envolve um processo: é preciso analisar os conhecimentos do candidato, acertar as condições de trabalho – como carga horária e salário -, além de fornecer treinamento adequado e uma infraestrutura que possibilite a ele desenvolver as funções esperadas com excelência. Essa realidade demanda um investimento de tempo e capital arriscado, visto que o colaborador pode não vir a satisfazer as expectativas que envolveram sua contratação.
Dessa forma, ao se contratar uma terceirizada, por se tratar da contratação de serviços e não de pessoas, o setor de RH também terá uma diminuição de responsabilidades. Essa ação, possibilitará uma redução de investimento em tempo e capital para esse setor, que poderá se ocupar, com mais afinco, de outras funções também indispensáveis ao bom funcionamento da sua empresa.
O Outsourcing em TI e a BHS
Somos uma empresa com mais de 26 anos de experiência no mercado, então, entendemos bem de modernização e tecnologia, pois somos especialistas em transformação. Diante desse cenário de tantas mudanças, a BHS está com você para criar e adaptar soluções para que seus negócios e empresa superem os desafios.
Especificamente sobre o outsourcing em TI, sabemos que a contratação de uma empresa sólida e comprometida com a real transformação de seus negócios é imprescindível, portanto, trabalhamos com diferenciais que sustentam a eficácia dos serviços prestados, garantindo a transformação da qual sua empresa precisa.
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Planejamento
Analisamos as suas necessidades e projetos. Entendemos o perfil técnico, cultural e o contexto atual da sua empresa para sugerir estratégias.
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Hunting
Encontramos e selecionamos os melhores talentos de TI. Fazemos entrevista técnica e garantimos o fit cultural entre candidatos e oportunidades.
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Contratação
Enviamos as pessoas pré-selecionadas para a sua aprovação. Cuidamos de todo o processo de contratação dos profissionais.
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Follow up
Feedbacks constantes, tanto dos profissionais quanto da sua empresa, para garantir a qualidade dos serviços.
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Onboarding
Os profissionais contratados passam por um processo de onboarding em que serão apresentados aos próximos desafios.
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Melhoria contínua
Oferecemos treinamentos, cursos e certificações para o desenvolvimento regular dos times dedicados.
Entendemos a demanda por boas soluções em tecnologia da informação, bem como por profissionais capacitados. Venha com a gente para, juntos, alcançarmos os maiores níveis de excelência nos serviços oferecidos por sua empresa. Entre em contato com a BHS para operarmos a transformação que sua empresa precisa!