A computação em nuvem (cloud computing) tem o seu início marcado na década de 60, quando, em uma apresentação no MIT, Joseph Carl Robnett Licklider propôs uma nova infraestrutura em tecnologia da informação que possibilitava conectar pessoas e dados de qualquer lugar a qualquer momento. Para a atualidade, essa ideia parece algo comum, corriqueiro e do qual usufruímos cotidianamente. No entanto, conforme comum em tecnologia, sabemos que as evoluções, apesar de serem rápidas, demandam cuidado e uma infraestrutura de TI que garanta a usabilidade e a segurança.
E é nesse ponto que convidamos você a seguir a leitura para, juntos, desvendarmos os mitos e as verdades desse recurso que alterou a nossa forma de conexão com os dados – a computação em nuvem.
O que é Cloud Computing?
A computação em nuvem consiste no fornecimento de serviços de computação pela internet (o que chamamos de “nuvem”). Nesses serviços estão incluídos os servidores, o armazenamento, os bancos de dados, a rede, os softwares, a análise e a inteligência. Tal qual uma nuvem, essa noção de infraestrutura em TI parece bem abstrata, uma vez que todos esses serviços estão disponíveis em um “lugar” ao qual é possível acessar, mas que não necessariamente conta com uma alocação fixa. Dessa mesma forma abstrata, os serviços são oferecidos conforme a necessidade da sua empresa, o que implicará um custo operacional dentro daquilo que, de fato, você utilizará.
A velocidade é uma das palavras-chave que regem a sociedade contemporânea, o que significa que as necessidades se alteram de forma rápida, portanto, exigem uma capacidade de flexibilização e modernização constantes. Nessa mesma lógica de desenvolvimento, o armazenamento de dados tornou-se um desafio, visto que são inúmeros os dados gerados pelas empresas, o que demandaria uma capacidade de memória RAM sempre expansiva, consequentemente, o custo seria elevado para manter um servidor capaz de guardar e processar essa quantidade de dados.
Nesse cenário, a cloud computing se apresenta, devido as suas modernizações, como uma saída viável e quase necessária para que as empresas possam crescer e se flexibilizar de forma escalonável.
Como a computação em nuvem se torna uma aliada ao crescimento da sua empresa?
Falando de outra maneira, quando nos referimos à computação em nuvem, tratamos de um ambiente virtual que possui acesso e funcionamento em tempo real. O acesso a esse ambiente totalmente online é feito por meio de um aluguel que permite o desfrute de uma infraestrutura completa para o uso de espaço para armazenamento, uso de software e todos os outros serviços que sejam necessários ao funcionamento pleno da sua empresa.
Dessa forma, o uso dessa infraestrutura de armazenamento de dados e serviços permite à empresa o foco em produtividade e no aproveitamento máximo de seus recursos. Considerando a velocidade dos tempos modernos, você ganha o recurso mais caro da contemporaneidade: o tempo. Sendo assim, há a possibilidade de investir esse tempo não gasto em crescimento e inovação, sem que haja preocupação com a limitação de recursos, incompatibilidade de sistema e a manutenção de servidores e software.
Ou seja, a você e sua equipe fica a responsabilidade apenas de inovar para crescer, sabendo que se tem o apoio total dessa infraestrutura de tecnologia para que os avanços possam ser feitos. Assim, a computação em nuvem torna-se indispensável no cenário atual, onde as inovações e diferenciais conduzem para o crescimento das empresas que se colocam no mercado. Sabendo que as inovações em tecnologia da informação costumam gerar inseguranças devido à velocidade com que ocorrem, nós, da BHS, separamos em tópicos alguns mitos, seguidos de suas respectivas verdades, para que você, tenha tranquilidade ao migrar do sistema On-premisse para a arquitetura Cloud computing.
-
Segurança
É comum que se veja o ambiente online como um lugar de vulnerabilidade e, portanto, de insegurança. Sentir-se inseguro é algo indesejável e que, ao contrário do que é falado, não é uma preocupação diante da arquitetura cloud.
Certamente, na arquitetura cloud também há o risco de ameaças externas, mas que são bem menores quando comparados ao sistema on-premisse. A existência de sistemas de segurança em TI que blindam e excluem essas ameaças, associadas aos software de criptografia que os complementam tornam seus dados seguros.
Outro ponto interessante é o fato de que, por estarem em nuvem, os dados sofrerão o backup de forma automática, possibilitando que, mesmo em situações de pane no desktop, sejam restaurados posteriormente sem que haja danos ou perdas.
Por fim, apenas por estarem em nuvem e não armazenados fisicamente, já estamos falando de um maior nível de proteção de dados. Para saber mais sobre sistemas de segurança e criptografia, leia este material que a BHS preparou para você e veja como podemos ajudar você e sua empresa a proteger seus dados: zero trust.
-
Escalabilidade
Pensando a escalabilidade como uma forma de fazer mais em menor tempo, é possível que a máxima “faça você mesmo” se esvazie de sentido, já que considerar a personalização de recursos e sistemas é uma realidade dentro da computação em nuvem. Então, quando a sua empresa conta com esse sistema em nuvem e não mais com uma estrutura física mantida e garantida por você, não há mais a necessidade de que você e sua equipe sejam os únicos responsáveis pela infraestrutura de TI.
Ou seja, a verdade é que você alcançará a personalização na infraestrutura de TI sem que precise gastar tempo no planejamento e na execução. Assim, todo o seu tempo será investido no crescimento da sua empresa, o que tornará seu negócio ainda mais escalável.
-
Praticidade
A noção de que aquilo que é prático é aquilo que se tem em mãos na hora em que surgir a necessidade é a maior realidade em computação em nuvem e foi o gatilho para o início dessa infraestrutura em TI. Ou seja, seria um mito associar praticidade à alocação física de estrutura de tecnologia, já que essa forma faz com que você precise estar no mesmo lugar em que estão seus recursos de tecnologia.
A verdade é que, em cloud computing, os dados que precisam ser acessados não estão alocados fisicamente ao seu lado, mas sim em um ambiente ao qual o acesso pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa realidade garante uma praticidade muito maior aos seus negócios.
-
Empresas que podem aderir
O pensamento de que apenas empresas de grande porte e que atuam em tecnologia da informação conseguem acesso às inovações em tecnologias é algo que acaba por reduzir suas possibilidades sem antes explorá-las portanto, é uma falácia.
A verdade é que, por se tratar de uma infraestrutura em TI que funciona a partir do aluguel de espaço para armazenamento e serviços, a computação em nuvem oferece múltiplas soluções para empresas. Independente do porte ou da área de atuação, aderir a esse sistema que é a realidade atual e do futuro e que atenderá suas necessidades por mais específicas que elas sejam.
-
Armazenamento de dados
A computação em nuvem possibilita agilidade e um espaço quase ilimitado para o armazenamento de seus dados. Essa agilidade no acesso aos dados se soma à questão de que você não mais precisa gerir o armazenamento de seus dados por conta própria, eliminando gastos com demandas específicas e, também, com aqueles que se tornaram ociosos.
Dessa forma, você ganha de vários jeitos, mas, principalmente com os gastos por demanda e por agilidade ao precisar acessá-los, evitando desperdício e otimizando suas funções.
-
Custo
Por fim, o tópico que pode ser delicado: uma tecnologia assim assusta, já que em nosso imaginário aquilo que é bom, escalável e moderno é muito caro. Mas não é bem assim. Custa dinheiro, claro, mas estamos falando de um custo altamente programado e previsto. Em computação em nuvem não há gastos com equipamentos desnecessários e nem mesmo com uma infraestrutura para atendimento de uma única demanda que acaba gerando desperdícios. Você paga apenas por aqueles serviços que for utilizar e, caso haja a necessidade de alteração, só ocorrerá com a sua autorização direta. Ou seja, seus gastos serão reduzidos e seu dinheiro melhor investido.
Fato é que a computação em nuvem é uma realidade! Amparadas por essa arquitetura, qualquer empresa, independente de porte ou área de atuação, tendem a ter o crescimento de forma exponencial. Com o cloud computing, facilidade de acesso a recursos, que antes eram disponíveis apenas a grandes corporações, está à disposição de toda e qualquer empresa que entenda a necessidade da migração do on-premisse para o cloud.
Para ajudar você a entender as várias possibilidades do cloud computing, a equipe de especialistas da BHS produziu um material incrível que pode servir de muito auxílio a você e durante o processo de modernização da sua empresa. Para conferir e conhecer muito mais sobre suas possibilidades, baixe o nosso ebook pelo link https://materiais.bhs.com.br/e-book- e promova a mudança necessária em sua empresa.