Já parou para analisar o tempo gasto em nossa rotina resolvendo coisas de um aplicativo para outro? E se esse tempo pudesse ser otimizado tendo todos os serviços que precisamos em uma só plataforma? Um aplicativo com várias funcionalidades como chat, transações financeiras, e-commerce, delivery, tudo isso na mesma interface, sem necessidade de pular de um aplicativo para outro. Essa é a proposta dos Super Apps.
Muito popular entre os países asiáticos, essa inovação tecnológica chegou ao Brasil nos últimos anos e vem se tornando cada vez mais popular entre as grandes empresas e seus usuários.
Continue lendo e saiba mais sobre como funcionam os Super Apps e todas as suas vantagens.
O que são os Super Apps?
Os Super Apps são aplicativos que tem como principal objetivo a experiência unificada do usuário em uma só plataforma.
A ideia é fornecer ao cliente diversas funcionalidades e serviços dentro de um app completo, de forma com que quase todas as suas necessidades sociais e comerciais sejam atendidas em uma só conta de usuário e a mesma experiência de uso, economizando tempo e espaço de armazenamento em seu dispositivo.
Ou seja, é como um app que incorpora todas as funcionalidades de outros apps até virar um Super App.
Onde surgiu?
O primeiro Super App do mundo foi criado na China, o WeChat. Ele nasceu como um aplicativo de mensagens de texto e voz ,que aos poucos, com a popularidade do app crescendo, começou a oferecer outros serviços aos usuários, como pagamentos online e compras.
O ecossistema de integração do WeChat se tornou tão popular que foi escolhido pelo Governo Chinês para hospedar o documento de identidade digital dos cidadãos chineses.
Qual a diferença entre os Super Apps e os Apps tradicionais?
A principal diferença entre os Super Apps e os aplicativos tradicionais está na quantidade de serviços fornecidos entre eles.
Enquanto os aplicativos tradicionais geralmente giram em torno de cumprir apenas seu objetivo principal, como o Twitter, por exemplo, que funciona unicamente como rede social, os Super Apps chegam com o objetivo de unir diversas funções em uma só plataforma.
Com um único Super App, os usuários podem ter acesso a diferentes funções para as quais normalmente teriam que instalar vários outros aplicativos.
Principais Super Apps do Brasil
Aqui no Brasil, os Super Apps têm sido implementados de forma gradativa dentro das plataformas.
A pesquisa “Super Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas”, feita pela ILUMEO, entre julho e agosto de 2022, apontou que 30% dos entrevistados não conhecem o termo Super App.
Apesar de ainda não ser um termo unanimemente conhecido entre os brasileiros, alguns Super Apps já têm feito grande sucesso entre os usuários e são reconhecidos como tendências tecnológicas no mercado.
Confira alguns dos nomes de peso que se destacam nessa modalidade:
- Banco Inter:
O Banco Inter é o primeiro banco 100% digital e gratuito do Brasil. Seu app além de oferecer os serviços tradicionais de um banco, oferece também para seus usuários serviços de investimentos, seguros, compras on-line, viagens e telefonia móvel.
- Mercado Livre:
O Mercado Livre, além de sua plataforma de compra e vendas, possui um sistema próprio de pagamentos (Mercado Pago), logística para entregas (Mercado Envios) e a criação de lojas virtuais (Shops).
- Ifood:
O Ifood, que antes era apenas uma plataforma de delivery de restaurantes, incluiu em seus serviços a opção de entregas de supermercados que podem ser feitas através de agendamento.
O aplicativo também passou por um processo de financeirização, se tornando uma carteira digital completa, em que você pode guardar e transferir dinheiro diretamente da plataforma.
- Magalu:
O aplicativo do Magazine Luiza começou como uma simples plataforma de compras pelo celular e hoje oferece inúmeros produtos e serviços de diversas categorias.
Também dentro do app a empresa desenvolveu o sistema de pagamento MagaluPay, onde os usuários podem realizar transações financeiras, pagamentos de contas, transferências para outras pessoas com conta no sistema da empresa e entre Banco do Brasil e MagaluPay sem sair do app.
Quais são as vantagens de um Super App?
A principal vantagem dos Super Apps é exatamente o que ele se propõe: uma plataforma que integra diversos serviços em um só lugar.
Muito parecido com a premissa de um shopping center, os Super Apps permitem com que seus usuários resolvam demandas de uma só vez sem precisar entrar e sair de vários aplicativos várias vezes.
Tempo é dinheiro. Essa inovação traz a possibilidade das demandas serem resolvidas em menos tempo e ainda diminuindo a necessidade de baixar outros aplicativos nos dispositivos móveis. No mercado do e-commerce, por exemplo, com a redução do caminho para encontrar um produto e comprá-lo, o usuário se sente mais inclinado a finalizar uma compra.
Além disso, essa tecnologia tem o potencial de gerar mais relevância de mercado para as marcas, aumentar o número de downloads dos app, coletar dados e aproximar os clientes.
O foco dos Super Apps é 100% em oferecer uma experiência de usuário cada vez mais completa e prática. Com essa praticidade e as diversas possibilidades que oferecem, a tendência é que os Super Apps se tornem cada vez mais populares entre os usuários e se tornem assim mais competitivos entre si.
Gostou de conhecer mais sobre os Super Apps? Compartilhe o texto e se inscreva para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia.