Muito se fala sobre a possibilidade dos robôs tomarem o trabalho dos humanos — e há um fundo de verdade nessa afirmação, mas sem motivos para pânico. O RPA, ou Robotic Process Automation, é uma tecnologia que utiliza robôs para desenvolver tarefas antes executadas por humanos. Mas não, são quaisquer tarefas, mas sim aquelas atividades repetitivas e que não exigem pensamento crítico.
Isso significa que em vez de tomar o trabalho dos profissionais de carne e osso, os robôs podem liberá-los para executar atividades em que o pensamento humano é de fato necessário, e que podem trazer maior valor para o negócio. Interessante, certo? No artigo de hoje, vamos detalhar como isso funciona e quais os possíveis benefícios para a sua empresa. Continue lendo!
Afinal, o que é RPA?
Em uma tradução livre, Robotic Process Automation significa automação de processos robóticos — e é exatamente isso que o nome diz, o uso de robôs para automatizar processos internos da sua organização. Mas, como falamos, o RPA automatiza processos específicos, que possuem alto volume, são essenciais mas, que são repetitivos e tediosos.
Ao automatizar essas tarefas tediosas, como preenchimento de formulários, integração de sistemas ou tarefas de copiar e colar, o RPA libera as pessoas para se concentrarem em trabalhos de alto valor. Mas este não é o único benefício da tecnologia: os trabalhadores virtuais (os robôs do RPA) completam processos de negócios assim como uma pessoa faria, mas em menos tempo, com maior precisão e por uma fração do custo.
O que o RPA pode fazer?
Há muito o que o RPA pode fazer. Por exemplo, grandes empresas usam o RPA para funções de recursos humanos, como a integração de seus novos contratados, proporcionando aos novos funcionários uma experiência de boas-vindas mais rápida e tranquila. No varejo, a automação de processos robóticos pode ser usada para prever vendas futuras, gerenciar cadeias de suprimentos complexas e sistemas de pedido de compra e prever a demanda.
Mesmo em setores onde a percepção geral é de que pessoas altamente qualificadas sempre precisam estar envolvidas para supervisionar um processo, como na área da saúde, a automação de processos robóticos pode melhorar a qualidade do atendimento ao processar rapidamente grandes lotes de dados de pacientes, que podem ajudar os profissionais de saúde a tome decisões médicas mais rápido
Como o RPA difere da automação tradicional?
A automação tradicional, por meio do Business Process Automation (BPA) exige o desenvolvimento de integrações de software personalizadas — ou mesmo plataformas automatizadas únicas. As empresas devem contratar desenvolvedores para construir esses sistemas, que acarretam custos significativos e podem levar meses para serem implantados.
Com o RPA, os bots aprendem a usar os sistemas já instalados, operando inteiramente no front-end dos ecossistemas digitais existentes. Como resultado, o RPA permite que os usuários automatizem os processos de negócios em uma fração do tempo e do custo. O RPA é compatível com todas as interfaces digitais, usando a infraestrutura existente sem afetar os sistemas subjacentes.
Isso evita o elemento de custo mais significativo de muitos projetos de automação. O que não significa, no entanto, que a automação tradicional não tenha seu lugar na jornada de transformação digital da empresa — às duas tecnologias possuem papéis importantes na digitalização do negócio.
Então, o que devo automatizar com RPA?
Para que um projeto de criação de uma força de trabalhadores virtuais tenha sucesso, é preciso saber onde o RPA faz mais sentido na empresa. Todas as organizações estão em busca de (1) aumentar a produtividade, (2) melhorar processos, (3) enquanto reduzem custos.
O RPA atinge dois desses objetivos (produtividade e custos), mas não otimiza seus processos. Isso porque o objetivo final da automação de processos robóticos é estritamente a automação. Para alcançar um impacto duradouro — e entregar valor real — o RPA é mais bem usado como parte de um conjunto maior de ferramentas em um plano de melhoria de processo holístico.
Quais os benefícios do RPA?
A automação de processos robóticos oferece vários benefícios nas funções de negócios.
- Os processos de negócios que são automatizados apresentam uma redução nos custos do processo pouco tempo após a implementação da automação de processos robóticos;
- Permitir que os funcionários se concentrem em tarefas de alto valor, onde o impacto de sua contribuição é visível, aumenta o engajamento deles as taxas de retenção de talentos;
- A automação de processos robóticos reduz significativamente o número e a frequência de erros na execução de tarefas repetitivas. Também permite a conclusão de tarefas 24 horas, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana;
- No atendimento ao cliente, a automação de processos robóticos pode melhorar a produtividade e aumentar as taxas de conversão ao envolver os clientes, mesmo fora do horário de expediente;
- A automação de processos robóticos pode ser implementada sem substituir os sistemas e arquitetura de tecnologia da informação existentes. Ao contrário das soluções corporativas que precisam ser integradas a cada aplicativo existente, o RPA funciona com o que já está disponível, o que diminui consideravelmente os custos de implantação;
- Talvez um dos maiores benefícios da automação de processos robóticos seja sua capacidade de escalar para atender às necessidades de negócios em todos os momentos. Para empresas com variações sazonais, a escalabilidade para atender às necessidades garante um fluxo de processo mais suave e resolução de problemas mais rápida;
- A automação de processos por robôs ajuda a construir uma força de trabalho virtual para qualquer empresa — uma que nunca muda de função, não está sujeita a erros e nunca sai da empresa.
A Power Platform, da Microsoft, permite que os próprios funcionários da empresa criem seus fluxos de automação em um processo low ou no-code. Conheça mais sobre o que ela pode fazer pela sua empresa clicando aqui!