Para a maioria das pequenas e médias empresas, o crescimento estratégico é o objetivo principal. E, embora alcançar crescimento seja ótimo, muitas vezes apresenta problemas para empresas que não estão preparadas para isso. Quando esses problemas não são tratados de forma rápida e eficaz, o negócio acabará desmoronando devido a erros que poderiam ser evitados.
No entanto, se você estiver disposto a aprender com o passado — e até mesmo com seus competidores — descobrirá que outros já cometeram uma série de erros no passado para que você não precise cometê-los no futuro. Pensando nisso, separamos uma série de erros comuns que podem estar impedindo seu negócio de crescer conforme esperado! Acompanhe e aprenda!
1. Não ter um plano de investimento em tecnologia
Por definição, tecnologia é a aplicação da ciência para resolver problemas práticos. Por exemplo, os telefones foram inventados para resolver problemas de comunicação causados pela distância entre duas pessoas. Da mesma forma, em uma organização, a tecnologia deve ser pensada para resolver um problema específico.
Ou seja, não adianta investir na nova e mais moderna tecnologia apenas porque está disponível — o resultado disso pode ser o aumento dos custos operacionais da empresa sem que ela efetivamente tenha retornos sobre esse investimento.
É preciso que haja um plano abrangente ao adotar a tecnologia. Por trás do emprego de soluções de gerenciamento de dados, por exemplo, deve haver um plano para atender à necessidade de um processo de armazenamento e manipulação de dados mais sistemático e seguro.
Um provedor de serviços de TI confiável pode ajudá-lo a desenvolver um plano crítico de tecnologia, bem como gerenciar soluções para o seu negócio.
2. Não priorizar investimentos críticos
A tecnologia pode ser uma armadilha sedutora. Os diversos benefícios prometidos pelas mais recentes soluções podem atrair empreendedores desavisados a digitalizar todos os aspectos do negócio. O resultado pode ser um negócio com gastos maiores do que aqueles com os quais pode arcar.
Embora seja bom adotar tecnologias novas e mais eficientes no local de trabalho, isso não significa que tudo tenha que ser modernizado de uma só vez. Na verdade, fazer isso é impraticável, caro e desnecessário.
A chave é a priorização — escolha as tarefas que darão à empresa um impacto positivo imediato e generalizado e vá trabalhando a partir de uma ordem de prioridade definida em conjunto com seus funcionários.
3. Esquecer da segurança da informação
De acordo com a IBM, em 2020 o custo médio de um vazamento de dados foi de $ 3.86 milhões. Isso exclui o custo de negócios que as empresas perdem quando os clientes descobrirem que houve uma violação de dados ou os custos com multas por violações aos requisitos da LGPD.
Portanto, é fundamental que a segurança dos dados também seja sempre pensada, com um projeto robusto de proteção, não apenas para que possam cumprir as leis de privacidade, mas também para evitar problemas financeiros no futuro.
4. Hesitação em investir nas atualizações necessárias
A adoção de novas tecnologias pode ser cara, e muitas empresas hesitam diante da ideia de gastar quantias substanciais de dinheiro em novas tecnologias. Essa atitude pode ajudar nos resultados financeiros imediatos, mas muitas vezes sacrifica a produtividade e a agilidade do negócio.
Os proprietários de negócios mais experientes sabem que economizar dinheiro às vezes exige gastar dinheiro. Se você está preocupado com o custo de adoção de novas tecnologias, converse com seus funcionários sobre ferramentas que podem aumentar sua produtividade e satisfação no trabalho.
Algo tão simples como investir em uma plataforma na nuvem pode ajudar muito a melhorar a comunicação e a eficiência de sua equipe.
5. Negligenciar a manutenção dos sistemas
Como novos malwares são lançados todos os dias e os phishers estão sempre encontrando novas maneiras de enganar suas vítimas, não é aconselhável deixar os sistemas de negócios desprotegidos.
As ameaças estão constantemente evoluindo e as empresas devem ser capazes de acompanhar as mudanças atualizando seus softwares e garantindo que os aplicativos tenham as versões mais recentes.
Ao realizar a manutenção de rotina das tecnologias existentes, a empresa consegue evitar tempo de inatividade e, consequentemente, a perda de receita.
O investimento em tecnologia é crítico para o crescimento do negócio. No entanto, mesmo com tantos benefícios, é preciso cuidado para garantir que a empresa não se perca e cometa um desses 5 erros.
Agora que você sabe o erros que estão impedido o seu negócio de crescer, aproveite e conheça mais sobre as funcionalidades do Microsoft 365 que te ajudarão nessa jornada!
Quer adquirir o Microsoft 365 em uma super oferta especial? Conheça nossas condições especiais aqui. Nossos especialistas estão prontos para gerenciar o seu ambiente e intensificar sua segurança digital!