O Microsoft Ignite é um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo. Neste ano, o evento aconteceu de forma totalmente virtual devido à pandemia do coronavírus. Ainda assim, trouxe alguns anúncios muito importantes para qualquer pessoa que trabalhe com tecnologia.
A Microsoft usa a plataforma Ignite para atualizar profissionais de TI, desenvolvedores, profissionais de dados e organizações em todo o mundo sobre as mais recentes adições e inovações tecnológicas em seus vários produtos e serviços.
Para a edição de 2021, a empresa se concentrou em sua visão dos locais de trabalho híbridos pós-pandemia que alavancarão a nuvem, IA na computação de borda e realidade mista e para as organizações.
Veja abaixo os principais destaques do evento!
Uma nova “realidade” em ação
Durante a apresentação do Ignite 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, compartilhou que: “Quando você muda a forma como vê o mundo, muda o mundo que vê”. Essa ideia foi o tema central da palestra, quando a Microsoft aproveitou a oportunidade para apresentar o Microsoft Mesh, uma nova plataforma de realidade mista para ajudar as equipes a trabalharem juntas de qualquer lugar.
A Microsoft compartilhou uma visão para um futuro possibilitado pelo Mesh, que você pode conferir clicando aqui. Para apresentar a nova plataforma, a empresa trouxe Alex Kipman, Técnico Fellow da Microsoft, e um convidado especial: James Cameron, diretor de filmes como Titanic e Avatar.
Cameron e Kipman discutiram o potencial da realidade virtual, que incluía imaginar como seria experimentar uma lula gigante por meio de um fone de ouvido de realidade mista.
Embora as possibilidades para a realidade mista e realidade aumentada (AR), como inspirem ideias e entusiasmo no mercado de entretenimento, quando se trata de trabalho o objetivo é melhorar nossa capacidade de nos conectarmos com nossos colegas de equipe para que possamos fazer um melhor trabalho em equipe.
Veja mais >> O que vem por aí: tendências em tecnologia para 2021
Reforço na computação em nuvem
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, também enfatizou a importância da computação em nuvem nos próximos anos. Ele também acrescentou que a próxima década dependerá fortemente do poder da computação descentralizada para impulsionar a inovação.
Nadella mencionou que a Microsoft estava passando por uma mudança radical na arquitetura de computação para aumentar exponencialmente sua capacidade da nuvem até a borda. Ele falou sobre cinco atributos-chave que ele e a Microsoft acreditam que conduzirão o próximo passo para gerar computação em nuvem.
- Computação em nuvem onipresente e descentralizada;
- Dados soberanos e inteligência de ambiente;
- Criadores e comunidades capacitados em todos os lugares;
- Oportunidade econômica expandida para uma força de trabalho global;
- Confiança por design.
Todos esses aspectos são algo em que a Microsoft está trabalhando para potencializar sua plataforma de computação em nuvem.
Sublinhando o foco da Microsoft no Teams
O evento revelou vários novos recursos atraentes do Microsoft Teams, a plataforma colaborativa que deslanchou com o home office. A empresa anunciou o Teams Connect, um novo recurso de canal que permite aos usuários compartilhar canais com qualquer usuário.
Isso, segundo o analista, ajudará o Teams a se diferenciar da concorrência pela amplitude e integração funcional. O lançamento do recurso está previsto para o final deste ano.
Além disso, a Microsoft apresentou o Viva, a primeira plataforma de experiência do funcionário construída para a era digital, reunindo ferramentas para engajamento, treinamento, bem-estar e descoberta de conhecimento diretamente no fluxo de trabalho das pessoas.
Inteligência artificial no Azure
A Microsoft anunciou um novo recurso de pesquisa semântica no Azure Cognitive Search, um serviço de pesquisa em nuvem com base em IA. Este novo recurso está disponível para desenvolvimento de aplicativos móveis e da web na visualização e permite que os desenvolvedores usem a plataforma para entregar resultados com base na intenção do usuário.
A Microsoft também anunciou a plataforma Azure Percept, que agora está em versão prévia, trazendo mais recursos de IA. A plataforma de hardware e serviços ajudará os clientes a usar modelos pré-construídos do Azure para detecção de objetos, análises e outros casos de uso na borda. A empresa também está planejando expandir o número de dispositivos Azure Percept certificados por terceiros em um futuro próximo.
Gostou de conhecer os destaques do Ignite 2021? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia!