O mundo todo ainda luta contra a crise causada pela COVID-19. Todos nós fomos pegos de surpresa, diante de uma situação até então inimaginável e inesperada, que trouxe questões sobre os verdadeiros impactos que o coronavírus trará às nossas vidas quando tudo passar. 

Em outras palavras, qual será o “novo normal” em um mundo curado de uma pandemia e como a tecnologia será um importante fator nos dias pós-coronavírus? Não é preciso dizer que esta pandemia ensinou lições em várias esferas de nossas vidas, o que nos levará a repensar o modo como vivemos. E a tecnologia terá um papel principal neste novo cenário. 

As indústrias de base tecnológica têm impulsionado mudanças fundamentais na cadeia de valor e interrompido negócios estabelecidos em escala global. Embora o impacto a longo prazo do vírus da SARS-CoV-2 permaneça incerto, parece provável que acelere enormemente essa mudança. As empresas precisam repensar a maneira como fazem negócios no que se tornará o “novo normal”. 

Neste post, analisaremos como a pandemia da COVID-19 está impulsionando a adoção da tecnologia e o que sua empresa precisa para se preparar para o futuro! 

Como a pandemia da COVID-19 está impulsionando o uso da tecnologia

A pandemia da COVID-19 mostrou ao mundo algo que mercado já deveria saber. Os ecossistemas de negócios chegaram a um ponto de inflexão e precisam se adaptar para abranger soluções digitais ágeis e adaptáveis. O coronavírus apenas sublinhou essa necessidade e a urgência e provavelmente servirá para acelerar essa mudança. Isso precisa resultar em planos de ação reais, em vez de debate. 

Por causa da crise gerada pela COVID-19, é possível que as empresas experimentem cinco anos de inovação nos próximos meses — este é o momento em que coisas como nuvem, Internet das Coisas ou setor 4.0 deixaram os debates nas salas da diretoria e se tornarão soluções práticas no dia a dia da empresa. 

Impulsionada pelas recentes crises econômicas e de saúde globais, a inovação está se acelerando. As empresas líderes que haviam progredido ao longo de sua jornada de transformação digital puderam se adaptar rapidamente à realidade comercial alterada. Elas apoiaram o número de trabalhadores conectados remotamente muito antes do esperado e utilizaram wearables e outras tecnologias para apoiar os demais funcionários da linha de frente que não podiam ser enviados para casa. 

Com o que aprenderam, agora estão repensando como gerenciar operações usando dados compartilhados, análises, trabalho distribuído e gêmeos digitais. O setor passou de um ponto de inflexão, tendo visto o poder das tecnologias disruptivas para transformar operações de negócios e estratégias competitivas, melhorar a resiliência, reduzir custos e atender melhor os clientes. Agora, está a toda velocidade. 

Tendências como sustentabilidade e aprimoramento de competências estão impulsionando mudanças aceleradas, enquanto tecnologias como nuvem, aprendizado de máquina, computação de borda, IoT, tecnologia de cibersegurança, fabricação aditiva, realidade aumentada, ativos autônomos e muito mais estão permitindo novos processos de negócios e ultrapassando limites funcionais tradicionais.  

As equipes de TI estão aumentando suas habilidades e capacidades e transformando operações em tempo real. Procurando estar entre os vencedores da nova normalidade, os executivos encarregados de impulsionar a transformação estão aproveitando esse momento para inovar e agregar valor real. Chame isso de transformação digital, fabricação inteligente, cidades inteligentes ou Indústria 4.0, há uma corrida para inovar, transformar e acelerar o futuro. 

Trabalho remoto: o “novo normal” para o escritório 

Para o setor corporativo, a mudança foi rápida e dramática. Em um período muito curto, as empresas tiveram que se adaptar aos arranjos de trabalho remoto e as que estavam melhor preparadas conseguiram gerenciar as operações de maneira uniforme e minimizar as interrupções.  

Embora o setor corporativo tenha sido proativo e maduro na adoção e uso de tecnologia, a COVID-19 catalisou a adoção digital para um novo nível, e agora a tecnologia está totalmente integrada ao funcionamento diário das empresas, desde o gerenciamento do trabalho remoto e envolvimento dos funcionários para gerenciar a experiência do cliente, as operações, bem como as redes da cadeia de suprimentos e os ecossistemas dos parceiros.  

As plataformas digitais que suportam a comunicação de vídeo ao vivo sofreram um grande aumento na adoção e essa tendência pode muito bem alterar permanentemente o padrão das viagens de negócios nos próximos anos. Como as ferramentas digitais foram parte integrante da resposta a crises, é provável que a relevância da tecnologia no gerenciamento e otimização das operações comerciais aumente ainda mais no futuro próximo. 

A situação atual também forçou nosso planejamento de continuidade de negócios e investimentos em sistemas de recuperação de desastres. Tecnologias como redes privadas virtuais, segurança de endpoints, segurança de dados etc. se tornaram mais relevantes no contexto atual em que toda a força de trabalho está fora do perímetro de firewalls corporativos seguros.  

Uma variedade de tecnologias, desde conectividade de banda larga e infraestrutura baseada em nuvem até redes virtuais privadas e soluções de teleconferência, estão permitindo às empresas gerenciar virtualmente o trabalho. Há um foco crescente na criação de redes resilientes, flexíveis e seguras, sistemas de recuperação de desastres, sistemas de segurança cibernética e também na garantia da disponibilidade de dispositivos de mobilidade para permitir o trabalho remoto para os funcionários. 

Com as principais corporações ao redor do mundo, especialmente na indústria de tecnologia, anunciando sua intenção de adotar o trabalho flexível / remoto no médio a longo prazo, o futuro das ferramentas de trabalho ativadas digitalmente provavelmente se tornará parte integrante das operações de negócios principais. 

Sua organização está preparada para lidar com o novo normal? 

O impacto econômico e social da pandemia da COVID-19 excede em muito o das crises anteriores. Tanto os consumidores quanto as empresas estão alterando seus comportamentos de maneiras que antes eram inimagináveis. E muitas das mudanças de comportamento deverão persistir nos próximos anos. Os líderes empresariais devem responder e se adaptar de maneira estratégica e estruturada. 

Apesar dos desafios significativos à frente, a pandemia global também apresentou oportunidades para otimização e transformação digital. Para muitas empresas, acelerar a transição digital é o único caminho a seguir. As tecnologias exponenciais podem desempenhar um papel principal na transformação digital, permitindo que as empresas obtenham uma vantagem competitiva, melhorando não apenas a resiliência operacional, mas permitindo flexibilidade em uma nova realidade caracterizada por mudanças dinâmicas no mercado. 

Uma agenda estratégica de tecnologia digital que impulsiona a transição acelerada para o novo normal deve, portanto, focar em três imperativos principais. 

  1. Digitalize a colaboração e obtenha resiliência operacional

A crise da COVID-19 criou uma oportunidade forçada como nenhuma outra, exigindo que as empresas considerassem novos modelos de colaboração e prestação de serviços. As medidas de distanciamento social, embora limitem o contato pessoa a pessoa, estão ampliando os projetos para digitalizar todos os aspectos dos negócios, desde informações sobre produtos e alcance inicial do cliente até serviços de suporte pós-venda. Várias tecnologias podem melhorar a maneira como as empresas operam no novo normal: 

  • Abraço do local de trabalho digital usando ferramentas de colaboração e novas formas de trabalhar: plataformas como o Microsoft Teams agora estão apoiando milhões de usuários em comunicação, compartilhamento de arquivos e edição de documentos. Os níveis de trabalho remoto dispararam, com as empresas solicitando globalmente que as pessoas trabalhem em casa. Mesmo após o final da crise, essas novas formas de colaboração chegaram para ficar e as empresas devem incorporá-las às suas formas estabelecidas de trabalhar para todos os funcionários; 
  • Implementação de uma visão mais profunda nas operações, utilizando análises / IA, IoT e blockchain: a dinâmica imprevisível do mercado exige insights mais profundos sobre as operações de negócios que permitem maior visibilidade e flexibilidade durante as mudanças nas circunstâncias. A análise avançada e a IA permitem modelagem de cenário detalhada para gerenciar melhor o capital de giro, o estoque e o CAPEX. Combinados com algoritmos inteligentes, sensores de IoT e razão distribuída da blockchain, os usuários podem obter visibilidade de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos e redes de logística; 
  • Aceleração da automação para melhorar a eficiência de custos e a precisão do processo: embora os recursos de automação e chatbots tenham sido exagerados no passado, os pioneiros em setores como serviços financeiros, saúde e varejo adotaram as tecnologias de maneira inteligente. Aplicada a aplicativos específicos, a integração de Inteligência Artificial e automação robótica de processos (RPA) pode melhorar a eficiência e a precisão do processo, reduzir tarefas repetitivas e oferecer experiências personalizadas e guiadas aos consumidores — especialmente durante períodos de pressão operacional maciça e condições de trabalho atípicas; 
  1. Acelere para o negócio digital e modelos de engajamento do cliente

Devido à quarentena, o impacto no varejo é significativo, acelerando a transição para as lojas digitais. Recentemente, as vendas de supermercados online da China aumentaram 56%, enquanto o volume de pedidos de compras online nos EUA aumentou mais de 77,8%. 

Da mesma forma, as empresas líderes de mercado vêm melhorando o atendimento ao cliente digital e as experiências online. Devido à incerteza em torno da recuperação pós-COVID-19, as organizações que não realizaram essas mudanças provavelmente precisarão se atualizar rapidamente. 

  • Renovação das soluções bancárias e de pagamento digital: possivelmente, haverá um aumento e a adoção acelerada de pagamentos digitais e sem contato, aplicativos de banco móvel habilitados para voz e soluções acionadas por consultores robóticos. A participação das interações bancárias online, por exemplo, aumentou sem perda de qualidade, proporcionando maior usabilidade e experiência do cliente;  
  • Adoção da saúde digital e atendimento virtual melhorando a experiência do paciente: espera-se que os recursos de serviço autônomo, como a entrega por drone de produtos médicos, diagnósticos baseados na IoT (por exemplo, termômetros conectados) e soluções de telessaúde (por exemplo, um serviço baseado em aplicativo que permite que os pacientes agendem visitas de vídeo online com médicos) ganhem força para aumentar a velocidade e eficiência das operações, proporcionando à equipe mais tempo para atender às necessidades urgentes e permitir que os pacientes recebam atendimento de alta qualidade. 
  1. Buscar parcerias e fusões e aquisições para aumentar as capacidades digitais

Embora as implicações da COVID-19 continuem pressionando as organizações a se adaptarem rapidamente, os líderes empresariais devem perceber essa crise como uma oportunidade de acelerar a transformação digital e ultrapassar os concorrentes. A parceria ou aquisição de empresas com ofertas ou recursos digitais fortes e complementares pode permitir uma recuperação mais rápida e uma vantagem na inovação digital e criação de valor. 

  • Criação de parcerias e ecossistemas para corrigir lacunas de capacidade digital e criar valor: a pandemia da COVID-19 acelerou uma mudança no entendimento das empresas sobre a natureza da concorrência e os benefícios de novos modelos de colaboração. Onde a construção de plataformas e experiência digital interna não é viável em termos de velocidade e escala, a parceria e a junção de ecossistemas novos ou existentes de colegas de mercado e fornecedores de tecnologia podem oferecer os recursos necessários para fornecer produtos e serviços digitais inovadores, melhorar substancialmente a experiência do cliente e aumentar a competitividade; 
  • Aquisição ou lançamento de novos negócios digitais em setores de alto crescimento: a crise também pode oferecer às organizações menos afetadas, com dinheiro disponível, o potencial de desenvolver recursos digitais e preencher lacunas de inovação por meio da aquisição de ativos habilitados para a tecnologia. No entanto, adquirir ou iniciar um novo negócio digital é um processo altamente complexo, impulsionado pela complexidade sem precedentes do mercado e pelo impacto da COVID-19. Para identificar as oportunidades mais atraentes nos setores de tecnologia de alto crescimento, as empresas precisam decodificar e entender as tendências da demanda e os direcionadores para soluções digitais e mapeá-las para a trajetória de recuperação do setor. As empresas que desejam adquirir ou criar novos negócios digitais devem se concentrar em modelos de negócios robustos e ativos atraentes. Atualmente, as plataformas de saúde digital, biotecnologia, fintech, edtech, comércio digital, colaboração, automação, nuvem e cibersegurança apresentam algumas das oportunidades mais atraentes. 

Conclusão 

A pandemia de COVID-19 e as interrupções resultantes alteraram de maneira irrevogável a tecnologia e a adoção digital para consumidores, empresas e governos, e é provável que a tecnologia também desempenhe um papel importante na recuperação da crise. 

É importante que os participantes do setor compreendam a importância estratégica da tecnologia e tragam uma forte orientação digital ao projetar seus produtos, serviços e experiências para sobreviver e prosperar na dinâmica de mercado em mudança. 

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