Hoje, temos tecnologias como computação em nuvem, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial à disposição para tornar o trabalho e nossas vidas mais fáceis. Além disso, existem grandes dados, análises e uma variedade de ferramentas preditivas confiáveis. Essas ferramentas podem ser usadas na fabricação, marketing, desenvolvimento de software, varejo e muito mais.

Essa crescente dependência da tecnologia moderna colocou uma demanda ainda maior nas indústrias e departamentos de TI. Agora, os profissionais de TI são procurados por quase todos os setores, muitos dos quais nunca os utilizavam até recentemente. 

Essa capacidade crescente exigiu profissionais, tecnologias e sistemas mais avançados, e, com tudo isso, melhor gerenciamento ao redor. Assim, chegamos a ao ponto do nosso artigo. O gerenciamento de projetos e uma sólida gestão de TI são mais importantes do que nunca.

Continue lendo conosco e veja como a eficiência — ou não — da gestão de TI na sua empresa pode afetar os resultados dela.

O que é gestão de TI?

De forma simples, a gestão de TI refere-se ao monitoramento e administração dos sistemas de tecnologia da informação de uma organização: hardware, software e redes. 

Ela se concentra em como fazer com que os sistemas de informações operem com eficiência. Mas não só isso: tão importante quanto ter sistemas funcionando é ajudar as pessoas a trabalharem melhor.

Um número crescente de organizações está colocando a TI no centro de suas estratégias. Em tempos de transformação digital, os departamentos de TI têm a tarefa de fazer mais do que nunca e estão se tornando um ponto de apoio para a reinvenção.

O local de trabalho digital de hoje é um espaço virtual com aplicativos, serviços e informações sob demanda. Para os usuários, isso significa acesso à tecnologia de que precisam, quando precisam, no dispositivo que preferirem usar.

Fundamentos da gestão de TI

Um ambiente de TI consiste em uma infinidade de componentes de hardware, rede e software, incluindo computadores, servidores, roteadores, aplicativos, microsserviços e tecnologias móveis. Uma infraestrutura de TI pode estar no local, na nuvem ou em uma plataforma híbrida que integra ambos.

 

Os gerentes de TI monitoram e controlam os sistemas de TI para garantir que estejam sempre disponíveis e funcionem de maneira confiável. As responsabilidades e tarefas de gestão de TI incluem:

  • Implementar novos sistemas de software, hardware e dados;
  • Determinar os requisitos de negócios para sistemas de TI;
  • Fornecer suporte técnico e gerenciar o help desk;
  • Controlar sistemas e segurança de rede;
  • Monitorar a segurança e conformidade;
  • Gerenciar orçamentos e custos de TI.

Os departamentos de TI geralmente são chefiados por CIOs (Chief Information Officers). Eles determinam estratégias e metas de TI para os negócios e garantem a implementação.

Muitos CIOs acreditam que seus papéis evoluirão nos próximos dois a três anos. Eles esperam mudar da manutenção e gerenciamento para atividades estratégicas de maior valor. Uma responsabilidade fundamental será implementar mudanças digitais significativas através da criação de novas ferramentas, soluções e modelos de negócios.

Por que a gestão de TI é importante?

Não é incomum que os departamentos de TI passem mais tempo reagindo a problemas do que tentando identificá-los antes que causem interrupções. Porém, para que eles tenham o desempenho ideal e evitem erros, o monitoramento proativo da infraestrutura por meio da gestão de TI é essencial. 

Em primeiro lugar, nem todos os problemas são imediatamente visíveis e tendem a se acumular ao longo de um período de tempo. Em segundo lugar, se você não está monitorando a saúde do seu ambiente de TI, como garantir que está fornecendo um serviço eficiente e consistente aos seus usuários finais?

Ter visibilidade total de sua infraestrutura é fundamental para evitar problemas e ajuda você a tomar decisões informadas para moldar o futuro do seu ambiente de TI. 

Veja os principais benefícios da gestão de TI abaixo:

1. Permitir informações e decisões baseadas em dados

A gestão de TI é mais do que apenas garantir que sua infraestrutura de TI esteja funcionando como deveria. O monitoramento é um elemento vital na criação e modelagem de sua estratégia geral de TI. Seu ambiente de TI deve oferecer um ótimo desempenho para seus usuários finais. 

Mas, à medida que as mudanças tecnológicas e as necessidades comerciais evoluem, como você pode ter certeza de que sua área de TI está executando e entregando o que deveria?

Como gestor, você deve demonstrar como está o desempenho do ambiente de TI e o que está fazendo para minimizar os riscos. O monitoramento da infraestrutura permite que você avalie seu desempenho. É impossível saber como é o seu ambiente de TI normal se você não o monitora.

Uma gestão de TI eficiente significa que você tem acesso a informações críticas valiosas não apenas para o departamento de TI, mas também para outras partes interessadas internas. Os diretores da empresa têm muito pouco conhecimento sobre o desempenho real de seus ambientes de TI. O único momento que eles sabem é quando há interrupções e os negócios estão em risco. O monitoramento do seu ambiente garante que você possa reduzir os riscos e gerenciar proativamente os sistemas.

2. Detectar problemas cedo para evitar desastres

A análise proativa do seu sistema de TI significa que você tem mais chances de impedir grandes interrupções. Monitorar padrões de falha e verificações regulares de integridade de sua infraestrutura significa que você pode identificar quaisquer discrepâncias em seus sistemas e entender correlações. 

Se você não está monitorando seus sistemas, como saber se eles estão ficando sem capacidade? A resposta é que você não sabe — você só descobre quando é tarde demais e ocorre um problema. O monitoramento de suas redes garante que quaisquer interrupções, como o congestionamento da rede, sejam detectadas e resolvidas antes que afetem os usuários finais.

Se você estiver monitorando continuamente seus sistemas, é mais provável que você receba qualquer sinal de aviso e poderá intervir antes que o problema melhore e afete o usuário final. Essa abordagem não só é mais produtiva para os usuários finais, como também alivia a tensão no departamento de TI. O foco pode ser alterado para que você esteja trabalhando para evitar interrupções em vez de combater incêndios.

3. Melhorar a produtividade e o desempenho

A gestão de TI não envolve apenas medir o desempenho atual. É importante identificar áreas em que a melhoria deve ser buscada. Isso significa que você pode ajustar sua infraestrutura para que seu sistema funcione como deveria e melhore a produtividade. O monitoramento cuidadoso ajuda sua equipe a entender como a rede funciona e como seus sistemas interagem entre si. 

Em vez de esperar pela ocorrência de problemas antes de perceber que há um problema, você pode identificar proativamente todas as áreas vulneráveis. A identificação de possíveis problemas ajuda a evitar futuros períodos de inatividade e interrupções para os usuários finais.

4. Planejar e orçamento para atualizações de TI

Como em todos os softwares, seus ativos de TI têm ciclos de vida que precisam de monitoramento e rastreamento. Como você sabe se essas ferramentas estão funcionando efetivamente se você não as está monitorando? O desempenho desses ativos mudará ao longo do tempo, assim como sua estratégia. Não é apenas importante ter um inventário de seus ativos de tecnologia e quando eles precisam de atualização, mas também é importante monitorar o desempenho contínuo dessas ferramentas.

5. Prevenir e reduzir o tempo de inatividade e as perdas nos negócios

O tempo de inatividade não afeta apenas a experiência e a produtividade do usuário final, mas também afeta os resultados da empresa. O monitoramento da saúde do seu ambiente de TI pode ajudá-lo a identificar tendências e padrões que ocorrem nos seus negócios e causam interrupções. 

Adotar uma abordagem proativa ao monitoramento envolve mais do que levar as informações pelo valor nominal. Apenas porque sua rede está funcionando, isso não significa que ela esteja funcionando com eficiência e que problemas futuros não ocorrerão.

Monitorar seu ambiente de TI é tão importante quanto testar seus aplicativos. Muitas empresas pensam que testes regulares são suficientes. Mas você está realizando testes em uma variedade de limites? Por exemplo, como você sabe se sua rede está pronta para a introdução de novo software se você não está testando se seu sistema pode estar sobrecarregado ou se a permissão de uso é suficiente?

Principais recursos da gestão de TI eficaz

A supervisão dos projetos e operações de TI atuais sempre fará parte de um mandato de gestão de TI. Mas os gestores de hoje precisam usar a tecnologia de maneiras novas e inovadoras para ajudar a empresa a acompanhar o ritmo das mudanças rápidas.

Ferramentas e software de gestão de TI podem ajudar. Dados e análises, bem como a nuvem, são algumas das áreas que os gestores devem buscar. Ao mesmo tempo, eles devem procurar inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e muito mais para se preparar para o futuro.

Conheça abaixo os principais recursos de uma gestão de TI eficaz:

Business Intelligence

Uma solução de Business Intelligence pode extrair terabytes de dados operacionais rapidamente para encontrar a causa raiz dos impactos do serviço. Ajuda a identificar possíveis gargalos, prever interrupções e aumentar a eficiência. 

As organizações obtêm insights sobre problemas de dados ou processamento, tendências negativas de TI e anomalias, facilitando a tomada de medidas para evitar o caos do sistema. Além da óptica interna, a análise fornece insights para ajudar as empresas a entender melhor seus clientes — o que, por sua vez, pode impulsionar a estratégia de negócios.

Computação em nuvem

Os serviços em nuvem oferecem escalabilidade, segurança de dados, serviços de recuperação de dados e muito mais. O uso da nuvem pode melhorar a eficiência e reduzir os custos de infraestrutura. Ele pode beneficiar todos os aspectos dos negócios, das operações às finanças, e ajudar a posicionar a organização para soluções baseadas em nuvem transformadoras no futuro.

Muitas empresas hospedam aplicativos de negócios principais em mainframes, que processam milhões de transações por dia. A ativação da nuvem ajuda os departamentos de TI a modernizar seus sistemas — enquanto libera gestores para se concentrar em outras prioridades. As organizações se beneficiam de níveis mais altos de produtividade e desempenho com menos sobrecarga.

IA e computação cognitiva

Os sistemas de IA analisam dados, aprendem e prevêem problemas para ajudar os gerentes de TI a oferecer melhor qualidade de serviço. Além disso, os chatbots baseados em IA podem funcionar como agentes virtuais, conversando com os usuários para resolver problemas técnicos. 

Os clientes também podem usá-los para aprender sobre produtos e serviços. No futuro, a computação cognitiva pode se tornar vital para ajudar as empresas a gerenciar a TI e acelerar a inovação.

IoT — Internet das Coisas

As plataformas de IoT coletam e analisam dados de dispositivos e sensores, ajudando a resolver proativamente os problemas e melhorar a produtividade. Os gerentes de TI podem obter rapidamente informações sobre o que a organização está fazendo corretamente e o que poderia estar fazendo melhor.

 

O aprendizado cognitivo permite ainda que as empresas obtenham valor da IoT. Ele permite combinar vários fluxos de dados para identificar padrões e fornecer mais contexto do que estaria disponível. Os sensores inteligentes também têm o potencial de auto-diagnosticar e se adaptar ao seu ambiente sem a necessidade de intervenção humana.

Conclusão

Os gestores de TI estão constantemente sob pressão para oferecer desempenho contínuo e melhorar a eficiência. Aprender quais são os padrões e as características de sua infraestrutura significa que você pode detectar problemas antes que eles afetem seus negócios. 

Isso também significa que você pode aprender com comportamentos e tendências anteriores para estar sempre executando com desempenho máximo. A gestão regular do seu ambiente de TI o ajudará a responder a essas perguntas para que você possa tomar decisões informadas.

Os serviços de gestão de TI que a BHS oferece são feitos remotamente. Garanta a conformidade no seu ambiente enquanto suas equipes continuam trabalhando para fazer o seu negócio crescer. Clique no chat ao lado e entre em contato com a gente!