Não há dúvida de que a demanda por pessoas com habilidades em tecnologia só aumentará nos próximos anos. Uma pesquisa feita pelo site Monster prevê que a demanda por profissionais da área de TI crescerá 20% na próxima década.

No entanto, quais habilidades serão particularmente procuradas? Os CIOs e outros especialistas da indústria de tecnologia podem preparar seu trabalho para o futuro adquirindo certas habilidades?

Embora seja improvável que as habilidades de TI exigidas pelo mercado de trabalho hoje se tornem redundantes no futuro, o campo está em constante evolução, e certamente há áreas de crescimento no horizonte que serão valorizadas nos profissionais do futuro. Conheça quais são elas abaixo!

Desenvolvimento

A demanda por habilidades em desenvolvimento está aqui para ficar (por enquanto, já que isso pode mudar assim que a IA for mais amplamente usada para codificação). Muitas empresas estão procurando aumentar e melhorar sua oferta digital, e esse trabalho exige programadores.

Desenvolvedores de software para web e dispositivos móveis são responsáveis ​​por projetar, instalar, testar e manter os sistemas e aplicativos. O trabalho requer codificação, criação de apps e sites, conhecimento de várias linguagens de programação, como C#, C ++, HTML, Java, Microsoft .NET e SQL Server.

Normalmente o trabalho de desenvolvimento se divide entre front-end e back-end. Enquanto existem desenvolvedores que se especializam em uma dessas frentes, existem também os chamados full stack, que são quase que os responsáveis por “tudo”. Eles programam tanto o back-end quanto constroem o front-end. Esse tipo de profissional é muito procurado e valorizado no mercado, mas não precisa só entender os diferentes tipos de programação.

Os desenvolvedores precisam entender os requisitos do cliente e fornecer recomendações para melhorar os aplicativos, de modo a garantir que atendam às necessidades dos usuários.

Devops

Outra importante área de crescimento é a tendência das empresas de adotar uma abordagem devops em seus departamentos de TI, o que significa que os desenvolvedores bem versados ​​nessa perspectiva e capazes de superar a divisão entre esses dois departamentos serão os mais “empregáveis”.

Assim, ganhar conhecimento de ferramentas devops é crucial para qualquer desenvolvedor que queira manter suas habilidades afiadas.

Computação em nuvem

É amplamente reconhecido que a computação em nuvem é o futuro, e todo profissional de TI deve se sentir à vontade para usar esses sistemas. O Gartner, parceiro da BHS, prevê que até 2020 o mercado mundial de computação em nuvem valerá US $ 411 bilhões. Isso significa que a demanda por especialistas em infraestrutura de nuvem está aumentando de maneira generalizada.

As empresas estão dispostas a pagar os melhores salários para encontrar os profissionais com as habilidades e o conhecimento certos. Excelentes habilidades de comunicação são muito procuradas, assim como a experiência técnica de trabalhar com o Microsoft Azure e outras nuvens, e um entendimento de ferramentas de automação.

Aprendizado de Máquina e IA

Essas são duas áreas óbvias de crescimento. Qualquer desenvolvedor ou profissional de TI deve procurar obter pelo menos uma base de conhecimento nessas tecnologias. Para profissionais de TI ou CIOs que buscam entrar em uma nova área, os trabalhos nessa área incluem cientistas de dados e engenheiros de Aprendizado de Máquina.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem o potencial de ser verdadeiramente transformadora. Enquanto ainda há discussão sobre quantos papéis existentes se tornarão obsoletos à medida que a IA se torna mais difundida, ou se seu potencial de criação de empregos supera quaisquer perdas, no curto prazo ela está dando gás no mercado de trabalho.

Dados

Os dados foram repetidamente apelidados de “o novo petróleo”. A infraestrutura digital do nosso mundo agora é construída em vastas montanhas de dados, usadas para informar tudo, desde o transporte até a IoT, bem como dados de business intelligence que alimentam as revisões organizacionais internas.

Esta área anda de mãos dadas com Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial, porque grandes bancos de dados são necessários para que as máquinas “aprendam” e criem inteligência.

A análise de dados crescerá em conjunto com a demanda por cientistas de dados. O conhecimento das ferramentas de visualização, bem como a forma de analisar e apresentar dados, se tornará cada vez mais valioso no mercado de empregos de TI.

Cibersegurança

A segurança de dados é uma área que deve crescer exponencialmente em importância nos próximos anos. Toda vez que uma organização sofre uma violação, há um prejuízo enorme, tanto em termos de perda financeira quanto de perda de reputação e valor da marca.

As funções mais solicitadas são segurança de aplicativos, engenheiros de segurança cibernética, segurança de rede, segurança na nuvem, testes de penetração e segurança de dados. Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para 2020, é fundamental que as empresas protejam e organizem seus ativos.

O crescente interesse no DevSecOps também expandirá o conjunto de habilidades que as organizações estão procurando nos profissionais de segurança cibernética, ampliando o escopo da descrição do trabalho para incluir também um entendimento do desenvolvimento e das operações.

Habilidades de negócios e gestão de pessoas

À medida que os negócios evoluem e passam por transformações digitais, também é provável que os papéis híbridos, misturando elementos de especialização em negócios e tecnologia, se tornem mais comuns — boas notícias para os CIOs, cujo papel já engloba as duas qualificações.

A perspicácia comercial também deve ser idealmente complementada por habilidades sociais como liderança e habilidades pessoais, já que o negócio de ser um CIO, ou mesmo estar na tecnologia da informação, é um negócio de pessoas.

Os profissionais de tecnologia precisam enxergar além do trabalho de TI do dia a dia e entender como suas ações podem ajudar os negócios. Como a demanda por profissionais de TI continua a crescer, o mesmo acontecerá com a oferta.

Assim, os funcionários mais solicitados não serão pessoas que usam as ferramentas mais avançadas; serão as pessoas que usam as ferramentas mais avançadas nas formas que melhor atendem a sua organização.

E você, quais características do profissional de TI considera essenciais para o futuro? Comente e compartilhe conosco!