A Construção Civil é uma das indústrias mais importantes do Brasil. Ela gera 10 milhões de empregos e movimenta 9,9% do PIB nacional. No entanto, a indústria da construção ficou para trás quando o assunto é produtividade.
Em 2017, o instituto McKinsey Global publicou um estudo chamado “Reinventando a construção por meio de uma revolução na produtividade”.
A pesquisa mostrou como a Construção Civil, historicamente, deixou de investir em tecnologias que aumentassem a produtividade do trabalho. Enquanto isso, outras indústrias, como varejo e manufatura, melhoraram drasticamente a produtividade por meio da automação e da digitalização.
Mas o que a construção poderia ter feito de diferente? Como a tecnologia na Construção Civil pode mudar este cenário? Vamos dar uma olhada abaixo:
Análise de dados com Business Intelligence
Segundo a Gartner, o BI (Business Intelligence) e a análise de dados cresceram para se tornar o quarto maior segmento de software de aplicativos, pois os usuários finais continuam priorizando projetos e gastos centrados em informações e BI para melhorar a tomada de decisão.
À medida que mais e mais informações são geradas, os modelos de negócios precisam de reinvenção, e está cada vez mais claro que o domínio da análise de dados será um fator-chave para os próximos anos.
A Gartner também relata que o mercado para programas de software de Business Intelligence está crescendo. Todo esse crescimento significa que mais e mais empresas de todos os tipos estão investindo em software que pega os dados gerados por suas empresas e os analisa para entender como administrar melhor os negócios — que é o cerne de qualquer ferramenta de BI.
Claro que algumas delas apresentam as informações de maneiras diferentes, algumas delas oferecem aos usuários as opções para executar seus próprios tipos especializados de relatórios, mas no final todas são executadas da mesma forma: coletar os dados gerados por uma empresa, analisá-los e apresentar essas descobertas de uma maneira que torne o insight visível e acionável.
Automação com Machine Learning e IoT
Como a Internet das Coisas (IoT) continua a atrair cada vez mais informações, as empresas de construção precisarão de ferramentas para gerenciar todos esses dados. É aqui que o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) está se tornando cada vez mais crucial. Sistemas que agregam e organizam dados do local de trabalho conectado serão vitais à medida que as empresas de construção se tornarem mais dependentes de informações em tempo real para o gerenciamento eficiente de projetos.
O Aprendizado de Máquinas na Construção Civil se tornará um alicerce para agrupar e analisar múltiplos fluxos de dados a partir de um fluxo de trabalho digital integrado. A Inteligência Artificial bem treinada pode categorizar dados mais rapidamente do que um operador, reduzindo o tempo necessário para obter uma imagem mais clara dos problemas no local de trabalho.
Uma das oportunidades criadas pelo Aprendizado de Máquina na construção é a captura de informações visuais das câmeras do canteiro de obras e o uso de inteligência artificial para identificar riscos potenciais e violações de segurança. Essa tecnologia na construção é apenas a ponta do iceberg, e esperamos ver mais aplicações inovadoras de aprendizado de máquina este ano.
Mobilidade e integração com a computação em nuvem
Hoje, a tecnologia na construção oferece softwares e soluções móveis para ajudar a gerenciar todos os aspectos de um projeto de construção. Da pré-construção ao orçamento, do gerenciamento de projetos e relatórios de campo ao gerenciamento do back-office, há uma solução de software disponível para ajudar a agilizar seus processos e melhorar a produtividade.
A maioria das soluções de software é baseada em nuvem, permitindo que alterações e atualizações de documentos, agendas e outras ferramentas de gerenciamento sejam feitas em tempo real, facilitando a comunicação e colaboração. É o caso do Office 365.
O Office 365 aproveita o poder da nuvem para fornecer um conjunto abrangente de recursos e aplicativos de produtividade e segurança para sua organização. Seja no local ou no escritório, ele permite que você trabalhe de maneira mais inteligente, possibilitando a coleta e transmissão de dados em tempo real entre o local de trabalho e agentes envolvidos.
Sem dúvida, a indústria da construção caminha para se tornar um setor orientado por dados, com ênfase na colaboração e comunicação em tempo real. Com a tecnologia na Construção Civil, os stakeholders da área podem esperar taxas de produtividade mais altas e menos atrasos custosos nos projetos.
Aproveite e conheça mais sobre o Office 365 e os benefícios que ele pode trazer para sua empresa!