Há seis meses, a Microsoft apresentou a solução de recuperação de desastres para aplicativos executados em máquinas virtuais (VMs – IaaS). A empresa publicou recentemente que continua investindo para facilitar as atividades dos clientes, ao realizarem todas as operações relacionadas aos recursos de recuperação de desastres a partir do portal Azure. Conheça as 8 atualizações e calcule o investimento (calculadora no final do artigo).
Conheça os principais recursos publicados nos últimos meses:
Suporte para VMs do Azure em zonas de disponibilidade: para aplicativos executados em VMs do Azure, você pode criar alta disponibilidade em sua estratégia de continuidade de negócios, implantando várias VMs em várias zonas em uma região. Em dezembro de 2018, a Microsoft anunciou que máquinas com essa característica foram adicionadas ao suporte do ASR, aumentando a resiliência do seu ambiente.
Suporte a máquinas virtuais (VMs) habilitadas para criptografia de disco do Azure: agora, a Microsoft oferece suporte no ASR para VMs habilitadas para criptografia de disco no Azure. Dessa forma, é possível replicar as máquinas com essa funcionalidade entre regiões e criar redundância dos serviços.
Suporte para contas de armazenamento habilitadas para firewall: em cenários de recuperação de desastres, você pode replicar VMs que utilizam discos não gerenciados em contas de armazenamento habilitadas por firewall para outra região do Azure.
Suporte de rede acelerado: a rede acelerada permite a virtualização de E / S de raiz única (SR-IOV – single root I/O virtualization) para uma VM, melhorando consideravelmente o desempenho da rede. Esse caminho de alto desempenho ignora o host do caminho de dados, reduzindo a latência, o jitter e a utilização da CPU para uso com as cargas de trabalho de rede mais exigentes nos tipos de VM suportados. O ASR permite que você utilize os benefícios da rede acelerada para VMs do Azure com failover para uma região diferente do Azure.
Atualizações automáticas pela extensão do Site Recovery: você não precisa mais planejar a implantação de novas versões de software. Agora, as atualizações são automáticas, não exigem a reinicialização das VMs do Azure e nem afetam a replicação em andamento. Você pode ativar as atualizações automáticas de ASR e garantir que suas VMs recebam as atualizações mais recentes assim que forem lançadas.
Suporte para Discos Standard SSD: os Discos Standard SSD do Azure são uma opção de armazenamento econômica, otimizada para cargas de trabalho que precisam de desempenho consistente em nível de IOPS mais baixo. Eles oferecem melhor disponibilidade e latência em comparação com discos HDD. O ASR oferece suporte à replicação e ao failover de VMs do Azure usando Discos Standard SSD para outra região. Por padrão, o ASR mantém o tipo de disco original na região de destino. O cliente pode escolher um tipo de disco diferente ao configurar a recuperação de desastre.
Suporte para o SO Linux: O ASR suporta uma ampla variedade de versões de sistema operacional Linux. Foram adicionados suporte para várias distribuições nos últimos seis meses:
- RedHat Enterprise Linux (RHEL) e CentOS 7.5, 6.10
- SUSE Linux Enterprise Server 12 (com SP3 ou superior)
- Oracle Enterprise Linux versions 6.8, 6.9, 7.0, to 7.5 e UEK Release 5, OEL versions 6.10 e 7.6
- Para Ubuntu, SUSE Linux Enterprise Server 12 e Debian, a Microsoft mantém atualizações com frequência para que a solução do ASR esteja sempre funcional, disponibilizando o suporte às atualizações entre 15 e 30 dias depois que são liberadas para as distribuições.
Proteção das VMs do Azure usando Storage Spaces Direct: agora você pode usar o ASR para proteger máquinas que utilizam Storage Spaces Direct (S2D) para alta disponibilidade. Juntos, eles fornecem proteção abrangente da sua carga de trabalho de IaaS no Azure. O S2D permite que você hospede máquinas em cluster no Microsoft Azure, que é especialmente útil em cenários em que a VM hospeda um aplicativo crítico, como a camada SAP ASCS, o SQL Server ou o servidor de arquivos com Scale-out.
Calculadora de preços para o DR de máquina virtual do Azure: você pode usar o modelo de cálculo do ASR pela calculadora do Azure para estimar o investimento na solução. Para ver como o preço mudaria para seu caso de uso específico, altere as variáveis apropriadas para estimar o custo.
É possível digitar o número de VMs para o custo da licença do ASR. Você pode usar o número de discos gerenciados, junto com o tipo e a taxa total de alteração de dados esperada em todas as VMs para obter os custos de armazenamento estimados na região de recuperação de desastres. Além disso, você pode usar a taxa de alteração total de dados em um mês após aplicar o fator de compactação de 0,4 para obter os custos de consumo de banda incorridos para transferir dados entre regiões. Para obter mais detalhes, consulte o modelo na calculadora: (Clique na imagem)
Conte com a BHS para te ajudar a responder as perguntas ou para apoiá-lo no que for necessário para o gerenciamento do seu ambiente em Azure. CLIQUE AQUI e faça contato com o time de profissionais.
O Azure fornece nativamente a alta disponibilidade e a confiabilidade para as cargas de trabalho de missão crítica, e você pode optar por elevar o nível de sua proteção e atender aos requisitos de conformidade usando a recuperação de desastre fornecida pelo ASR.