4 táticas para uma migração para a nuvem segura
As soluções em nuvem ajudam a sua empresa a crescer com mais eficiência, reduzindo custos e obtendo exatamente a tecnologia necessária, quando necessária. Mas, ao fazer a migração para a nuvem, é preciso tomar alguns cuidados para evitar falhas durante o processo.
Para ajudá-lo, vamos contar 4 táticas utilizadas por nossa equipe de especialistas em uma migração para a nuvem segura, tranquila e eficaz.
1) Faça um diagnóstico da situação atual do seu ambiente de TI que será migrado
A migração é um processo relativamente simples, mas falhas do ambiente atual, como erros de parametrizações, por exemplo, podem dificultar e complicar o processo. Para que isso não ocorra, faça uma análise completa da saúde e performance de seu ambiente atual antes da migração.
Esse diagnóstico funciona como um raio X e lhe mostrará se há falhas no seu ambiente e se essas podem dificultar a migração. Também será possível verificar se há oportunidades de melhoria de eficiência que poderão ser trabalhadas devidamente na migração.
Muitas empresas de TI pulam essa etapa, mas ela é essencial, pois antecipa problemas, simplifica o processo de planejamento de migração e acelera a adoção de novas tecnologias.
2) Levante o volume de conteúdo a ser migrado
Na fase de planejamento, deve ser levado em consideração o volume de documentos / informações a ser migrado. Separe um tempo da equipe para mapear esse conteúdo e evite aqueles que possam não ser mais necessários. Uma dica, é separá-los por nível de importância para a empresa.
Essa etapa irá definir o tamanho dos recursos na nuvem a serem utilizados, já que você paga pelo que usa. O interessante é você pagar por recursos de acordo com seu real e atual consumo. E no futuro se precisar de mais recursos na nuvem é fácil e rápido escalonar.
3) Mapeie a origem e o destino do conteúdo a ser migrado
Uma boa migração permite que a empresa funcione normalmente durante a transferência de dados. Assim, será necessária uma atenção especial ao modo como as informações estão organizadas e em qual ordem o conteúdo deve ser migrado. Não se esqueça de levantar também todas as informações que tiverem dependência. Somente depois desse mapeamento pronto, pode-se planejar o método que deve ser utilizado para a migração.
4) Analise detalhadamente as customizações
Quando você leva seu ambiente para a nuvem, um dos objetivos é agregar novos recursos e tecnologias, sem modificar a forma de trabalho da sua equipe, certo? Para que isso realmente ocorra, será preciso fazer um levantamento detalhado de todas as customizações realizadas.
Mas não se preocupe, é possível fazer a migração de todas as customizações sem problemas, desde quer você trabalhe com especialistas.
No SharePoint 2007, por exemplo, o modelo de customização não é mais suportado na versão online. Assim, será necessária uma adaptação das customizações para os recursos nativos ou realizar um novo desenvolvimento. Um especialista consegue mapear e indicar o caminho a seguir facilmente na fase de planejamento.
O sucesso da migração para a nuvem está nos detalhes. No geral, temos quatro grandes etapas: diagnóstico do ambiente, planejamento, preparação do ambiente na nuvem e transferência de dados. Não pule nenhuma dessas etapas e valide cada uma antes de iniciar a próxima.
E atenção aos detalhes: decida o que realmente deve ser migrado, a origem e o destino deste conteúdo e mapeie as customizações.
Fique atento!
O suporte estendido ao SharePoint 2007 e Project 2007 termina em 10 de outubro de 2017.
Esse é o melhor momento para você modernizar sua empresa e se beneficiar dos ganhos de desempenho, da maior confiabilidade, de melhores tecnologias de segurança e dos recursos de mobilidade com gerenciamento fácil e acesso em praticamente todo lugar.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429