Cinco etapas para a análise de dados de autoatendimento escalonável
A revolução dos dados trouxe a análise de dados com autoatendimento. O BI de autoatendimento desafia a metodologia de BI tradicional e incentiva a equipe de TI a adotar uma nova abordagem de análise de dados.
Essa nova abordagem, que é mais simples, consiste em uma parceria entre a empresa e a equipe de TI para possibilitar o acesso de autoatendimento aos dados de forma escalonável. Desse modo, dados seguros e governados podem fluir pela organização através da equipe de TI. E o usuário final pode explorar esses dados por meio de softwares de análise de dados.
Mas como adotar essa nova abordagem? Para te ajudar a dá o pontapé inicial, listamos cinco passos para garantir resultados seguros e governados.
1. Fique atento às mudanças e se adapte
Nunca é fácil mudar. Sua empresa tem uma plataforma padrão de BI. Você investiu tempo, recursos e dinheiro. Por que mudar?
A resposta é simples: os tempos estão mudando. Vários indicadores sugerem que a análise de dados com autoatendimento é a nova abordagem do BI empresarial.
Isso porque, ele permite a exploração de dados de mais forma abrangente, possibilitando às empresas a fazer mais descobertas sobre seu negócio e tomar decisões estratégicas mais rápidas e assertivas. O autoatendimento, também, diminui a carga de trabalho da equipe de TI, já que eles não precisarão mais criar relatórios para diversas áreas da empresa.
O BI de autoatendimento torna os processos das empresas mais eficiente. Se você ainda não aceitou essa mudança, pode acabar ficando para trás.
2. Deixem os usuários das diversas áreas analisarem os seus dados
Para que sua empresa fique mais eficiente é preciso ter as ferramentas certas. Softwares amigáveis ao usuário estão permitindo que as pessoas analisem seus próprios dados. Mas fique atento, os softwares precisam dá liberdade às áreas de negócio, ser de fácil uso para não ser mais um problema para a área de TI.
A tecnologia utilizada pela Tableau permite que os interessados em análise de dados obtenham, organizem e combinem com facilidade informações de diversas fontes de dados, como Salesforce, Google Analytics, Microsoft SQL, Oracle, Hana, Amazon, até mesmo de arquivos do Excel.
O resultado? A empresa ganha autonomia para responder às suas próprias perguntas e ainda se beneficia com a colaboração da equipe de TI. Quando feita corretamente e testada, a análise dados de autoatendimento pode ser uma solução viável e segura.
3. Escolha os dados certos para analisar
Um especialista de dados sabe de onde vêm os dados e consegue indicar os dados certos para que a empresa obtenha resultados precisos. Com a análise de dados de autoatendimento escalonável, a equipe de TI terá mais tempo livre para se concentrar em iniciativas mais estratégicas, em vez de se ocupar apenas com a criação de relatórios.
O autoatendimento permitirá que a equipe de TI crie um processo para fornecer “os dados certos”, para que outras pessoas usem esses dados em uma abordagem escalonável.
4. Análises de dados governadas para oferecer visibilidade
Em um ambiente de autoatendimento, a empresa consegue ver de onde os dados estão vindo e se eles estão sendo alterados.
Com a tecnologia Tableau, por exemplo, você pode se conectar a metadados no Tableau Server e no Tableau Online para ter acesso direto à procedência dos seus dados com total governança, rastreabilidade e segurança.
Será possível verificar seus dados para reduzir riscos, manter a conformidade e ter confiança em seus dados.
5. Avalie suas opções e teste antes de comprar
É muito importante avaliar suas opções. Pesquise para saber quais ferramentas atenderão melhor às necessidades da sua organização. Encontre aquelas que auxiliarão com mais eficiência os seus esforços para o BI de autoatendimento empresarial. Permita que as áreas de negócio possam testar os softwares antes da compra.
O Tableau, por exemplo, oferece uma avaliação gratuita de 14 dias.
Quer saber mais sobre o Tableau?
O Tableau Software é uma ferramenta de análise de dados muito rápida e de fácil manuseio. Ele permite que todos na sua organização analisem e compreendam seus dados entre 10 a 100 vezes mais rápido do que qualquer outra solução de mercado.
A BHS é representante autorizada da Tableau e conta com uma equipe especializada e preparada para sanar todas as suas dúvidas acerca de análise de dados e da ferramenta. Fale com um especialista da BHS e conheça mais sobre o Tableau, ou acesse nossa página.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429