fbpx

Computação em nuvem: prós e contras de hospedar o servidor no Brasil ou no exterior

  • hospedar o seu servidor no Brasil ou no exterior

Computação em nuvem: prós e contras de hospedar o servidor no Brasil ou no exterior

por 27 out, 2016Infraestrutura, Segurança e compliance

Empresas que estão considerando migrar do servidor físico para o servidor em nuvem esbarram em uma questão fundamental na hora de calcular os custos da nova solução: seria melhor hospedar o servidor no Brasil ou no exterior?

Como uma ferramenta online, é possível, a princípio, que os dados sejam hospedados em um servidor internacional. Essa decisão pode se mostrar vantajosa para algumas empresas, desde que algumas questões sejam observadas:

Regulamentação

Ainda que esse tipo de recurso seja legal, o Brasil possui regulamentações específicas que impedem que certas categorias de empresas, como instituições financeiras, hospedem dados fora do país. Para esses casos, o servidor internacional não é uma opção. É necessário, portanto, que a empresa verifique a legislação do seu segmento de atuação.

 

Preço

Para as duas opções, os valores são calculados em dólar americano e as taxas de serviço são semelhantes.

Ainda assim, de um modo geral, há uma grande oscilação entre o preço da hospedagem no Brasil e no exterior, especialmente nos Estados Unidos, onde a diferença pode girar em torno de 30% a 40% a menos. Isso provavelmente se deve ao fato de que os recursos físicos lá fora são mais baratos que aqui.

 

Latência

Em tecnologia da informação, esse termo se refere ao tempo entre o envio de um pacote de informações e sua chegada ao destino. Em outras palavras, é o tempo de resposta das ações feitas em rede. A dúvida é: um servidor hospedado internacionalmente demoraria mais tempo para responder, prejudicando o desempenho do sistema?

De um modo geral, quanto maior a distância física, maior o tempo de resposta. Por isso, hospedar o servidor no Brasil significa contar com um sistema mais ágil. Caso a decisão seja hospedar no exterior, vale observar essa regra: optar por países mais próximos, como os Estados Unidos, pode levar a uma performance melhor que em países da Ásia, por exemplo.

 

Suporte

Um inconveniente da hospedagem no exterior é o fato de que, dessa forma, não há como contar com suporte em português. Isso pode ser um obstáculo relevante caso haja necessidade de resolver um problema específico por telefone, uma vez que esse contato só poderá ser feito diretamente com uma equipe estrangeira.

Sendo assim, é interessante que a empresa avalie se há, internamente, disponibilidade de profissionais com habilidade para fazer essa interface em outro idioma.

 

Funcionalidades

Como produtos desenvolvidos por empresas estrangeiras, é comum que as novas funcionalidades e melhorias na ferramenta sejam lançadas primeiro internacionalmente, levando de seis meses a um ano para serem aplicadas nos datacenters brasileiros.

Nesse caso, empresas brasileiras que hospedam dados internacionalmente têm acesso imediato às últimas versões do produto, o que pode ser fundamental tendo em vista as necessidades de um negócio que esteja, por exemplo, em fase de expansão. Além disso, pela experiência da Axter, o desempenho dos produtos lá fora é frequentemente melhor que quando hospedados no Brasil.

 

Vale a pena hospedar no exterior?

Uma vez observadas as possíveis limitações, a adoção de um servidor em nuvem hospedado internacionalmente pode ser muito vantajosa, uma vez que essa opção amplia as funcionalidades da ferramenta e requer um investimento mais baixo.

 

Publicação atualizada em 28/10/16.

Seja nosso cliente!

4 + 15 =

Posts recentes

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas

Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...

Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?

Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.

Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577

Comercial
4000 1429

Compartilhar esse artigo