Saiba como implementar a Internet das Coisas em pequenas e médias empresas
As coisas estão se comunicando com o mundo pela rede. “Quais coisas?”. Todas elas: tênis, geladeiras, televisões e qualquer objeto que se torne um aparato tecnológico inteligente para acessar a internet. Essa é a ideia da Internet das Coisas (IoT). O post anterior explicou a origem desse conceito e como ele pode ser uma solução inovadora para impulsionar o mercado brasileiro em tempos de crise. Agora, chegou a vez de falar sobre o impacto da IoT no dia a dia das pequenas e das médias empresas.
A Internet das Coisas
O Brasil está cada vez mais conectado à internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, como telefone celular e tablet. As marcas e as empresas precisam estar atentas a esse comportamento do usuário, que está com mais sede por praticidade e instantaneidade das informações. Por isso, não é só o usuário entusiasta de tecnologia que sai ganhando com essa revolução digital. A IoT tem se tornado dia a dia uma tendência de Tecnologia da Informação (TI) dentro das empresas.
A interação entre coisa e máquina não é uma novidade. Há muitos anos, os códigos de barras dos produtos, por exemplo, já conversaram com os leitores dos caixas de supermercados. Outro exemplo é a comunicação entre as etiquetas antifurto e os sensores das portas das lojas. Com a Internet das Coisas (IoT), os sensores podem ser substituídos pela identificação por radiofrequência (RFID), tecnologia que rastreia as informações por meio de ondas de rádio e é acoplada aos objetos por uma etiqueta.
Oportunidades para pequenas e médias empresas
No Brasil, o conceito de Internet das Coisas tem sido aplicado na comunicação máquina a máquina de indústrias relacionadas a petróleo e gás. A Internet das Coisas também é uma aposta dos projetos de gestão pública. A tecnologia tem sido utilizada em semáforos, radares de trânsito, monitoramento pluviométrico e até em lixeiras em vias públicas.
As pequenas e as médias empresas (PMEs) têm tudo para se tornarem cada vez mais competitivas adotando a Internet das Coisas. A tecnologia pode ser aplicada para rastrear informações estratégicas sobre o comportamento dos consumidores e para monitorar as condições das máquinas e dos processos de operação, logística e transporte de produtos.
A tecnologia pode ser acoplada em determinado produto visando identificar onde, quando e como o consumidor o utiliza e entender necessidades dos clientes e oportunidades de ajustes funcionais, de design e marketing. Ao monitorar a condição de uso de seus produtos, as pequenas e as médias empresas conseguem prever quando o consumidor precisará repor o produto e garantir tal reposição rapidamente no estoque.
Outra oportunidade para o seu negócio é na redução de custos com manutenção de equipamentos, uma vez que, com a Internet das Coisas, se torna possível identificar desgastes, o que evita maiores estragos no futuro. Com a IoT, os sensores também podem ser utilizados para o bom uso da frota, identificando gastos com combustíveis, tempo e quantidade de parada, saúde do motor, etc. Outro ganho é na logística: o caminho percorrido e a previsão de entrega dos produtos aos seus destinatários.
Conclusão
Utilizando a Internet das Coisas (IoT), as pequenas e as médias empresas apostam em inovação, reduzem custos e ganham em produtividade. Por esses e outros motivos, as PMEs precisam investir em soluções com a IoT para se sobressaírem no mercado em tempos de crise.
Aproveite para ler nosso primeiro post sobre a Internet das Coisas.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429