O que é Internet das Coisas e como ela vai influenciar o mercado
Você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas (IoT), sabe o que é Internet das Coisas? Essa expressão, que pode parecer genérica, diz respeito a um conceito que tem revolucionado a área de Tecnologia da Informação (TI) e vem impactando cada vez mais a vida das pessoas.
O que é Internet das Coisas?
Antigamente, o computador era o único dispositivo pelo qual o usuário acessava a internet. Pouco tempo depois, tornou-se possível navegar por meio de celular, tablet e televisão. Hoje, objetos de uso corriqueiro do dia a dia, como relógios, óculos, carros, elevadores, e até mesmo geladeiras, estão conectados à rede, transmitindo dados entre eles. Um estudo divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o celular é o principal meio de conexão com a internet no Brasil. A correria cotidiana e a falta de tempo fazem com que as pessoas busquem alternativas móveis para se conectarem. O que é Internet das Coisas então? É sobre isto: tornar os objetos inteligentes e proporcionar mobilidade e facilidade de acesso por diferentes meios convencionais ou não.
O conceito começou a ser desenvolvido em 1999 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de pesquisa em tecnologia do mundo. Google, IBM e Samsung são algumas das principais empresas entusiastas da IoT.
E como anda o mercado?
Baixa credibilidade para investidores, desaceleração, retração, inflação… São muitos os reflexos das crises política e econômica pelas quais passa o Brasil. No entanto, os momentos de crise costumam ser também períodos de muitas oportunidades. Em um artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil, os pesquisadores apontam os níveis deficientes de inovação como um dos culpados pela baixa capacidade brasileira de prosperar economicamente. No ano passado, o Brasil amargou o 70º lugar no Índice Global de Inovação e ficou em 99ª colocação no Índice de Eficácia da Inovação.
Mas a revolução da Tecnologia da Informação pode contribuir de forma significativa para a reconstrução da competitividade, dando maior vigor ao crescimento econômico.
Para começar, a IoT auxilia no aumento da produtividade das operações das empresas. A tecnologia também é uma importante ferramenta estratégica corporativa, já que incentiva a inovação e a formação de novos mercados.
A Internet das Coisas tem conquistado a atenção e a adesão de micros e grandes empresários. O artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil cita uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture que revela alto interesse dos entrevistados brasileiros. Os empresários daqui declararam estar conscientes das oportunidades oferecidas pela IoT e apontam o aumento da produtividade e otimização dos custos e da maximização do relacionamento com os consumidores como alguns dos principais benefícios.
Conclusão
A IoT está compartilhando dados e informações e conectando pessoas, máquinas e objetos em prol da mobilidade e da facilidade da operação e da gestão estratégica do negócio. Por isso, em tempos de crise, as empresas têm olhado com mais atenção para as ferramentas e outras soluções digitais a fim de se tornarem mais competitivas e inovadoras.
A Internet das Coisas foi uma das tendências para 2016 que citamos em um “Quer saber mais?”. Leia o post completo aqui.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429