Outsourcing de TI: uma alternativa em tempos de crise. Saiba se é a melhor solução para a sua empresa.
A redução de custos é uma das atitudes tomadas pelas pequenas, médias e grandes empresas em períodos incertos e difíceis como o que estamos vivendo. Enxugar estrutura, repensar o modelo de negócios, traçar novas estratégias são linhas de raciocínio que passam pela cabeça dos gestores. No caso dos profissionais da Tecnologia da Informação (TI), não é diferente. Em um cenário cada vez mais inseguro economicamente, o outsourcing aparece como uma boa alternativa para o crescimento contínuo do setor.
Tempos difíceis
Em tempos de crise, a queda no faturamento de uma empresa pode levar à redução de budget de TI. Em um cenário assim, as vantagens de se contar com o modelo de outsourcing ficam ainda mais em evidência.
A terceirização dos serviços que envolvem o processo de desenvolvimento – e também a gestão da tecnologia – faz com que as empresas não precisem manter uma estrutura interna para isso. E mais: contribui para que elas ganhem ainda mais em qualidade. Afinal, os serviços são realizados por profissionais altamente capacitados dentro de um prazo estipulado e orçamentos programados.
Outros elementos importantes para a garantia da qualidade são as certificações, ccomo a MPS.Br, GPTW (melhores empresas para trabalhar) e as certificações técnicas. Por isso, quem contrata pode – e deve – ficar atento ao portfólio e certificações da empresa contratada.
Outsourcing de TI é a melhor solução para o seu negócio?
O outsourcing, em outras palavras, a terceirização dos serviços, é hoje uma prática muito comum em inúmeras empresas. E um dos setores dessas empresas que não fogem à regra é o da Tecnologia da Informação. O outsourcing de TI tem sido fundamental para o crescimento e o sucesso das empresas. Isso porque essa terceirização permite manter os funcionários focados naquilo que fazem de melhor, deixando a área de TI, tão importante para as empresas, a cargo de profissionais especializados.
Para saber se o outsourcing de TI é a melhor opção, a primeira coisa a ser avaliada é o ramo de atuação da empresa. Por esse motivo, devem ser elaboradas duas listas: uma com as principais atividades a ser desenvolvidas; e outra, com atividades que podem ser executadas por outros profissionais.
Caso o setor de TI esteja na segunda lista, conclui-se que ela é forte candidata ao outsourcing. Não esqueça que o mercado mudou bastante nos últimos anos. Por isso, a mudança das empresas é algo recorrente e fundamental. É preciso repensar modelos de negócios, além de estruturas e processos. E o outsourcing surge como opção para se ajustar a esse cenário em constante mudança.
Conclusão
Nas pequenas empresas, as vantagens do outsourcing são ainda mais latentes. A redução de custos e a melhora da qualidade dos serviços são percebidas de forma imediata.
Já para as médias e as grandes empresas, o outsourcing segue sendo uma alternativa para, principalmente, a desburocratização de rotinas. Afinal, nessas empresas, a demanda de dados e informações é muito maior.
Clique aqui e saiba como o outsourcing pode ajudar pequenas e médias empresas.
Seja nosso cliente!
Posts recentes
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas
Empresas de alto nível buscam aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, elas costumam encontrar na análise de dados um caminho para identificar uma série de informações, permitindo que decisões estratégicas sejam...
Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados
Não há dúvidas de que os dados são a base do sucesso da operação de qualquer empresa nos dias de hoje. No entanto, as formas de analisar os dados e usá-los para tomar decisões podem ser diferentes. É aí que entra o Business Intelligence e o Business Analytics. É comum...
Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?
Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente....
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.
Av Raja Gabáglia, 4343, 4º Andar
Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil
CEP 30350-577
Comercial
4000 1429