A Microsoft anunciou hoje a compra do LinkedIn. Em anúncio feito em post no blog da empresa, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que o acordo, fechado em U$ 26,2 bilhões (um dos maiores acordos da indústria da tecnologia que se tem registro), é resultado de uma aproximação da empresa com as redes sociais e dos benefícios que elas podem trazer para a nuvem no ambiente corporativo.
O acordo foi aprovado unanimamente pelos conselhos da Microsoft e LinkedIn, mas ainda precisa ser aprovado por acionistas da rede social e agências reguladoras. Quando aprovado, o LinkedIn manterá a sua marca, cultura e independência e, na posição de CEO, ficará o atual chefe executivo Jeff Weiner, que reportará diretamente a Satya Nadella.
De acordo com a nota de divulgação, a Microsoft se mostra interessada em integrar o LinkedIn às suas ferramentas de produtividade e colaboração existentes, tais como o Office 365 corporativo e Dynamics Business. “Esta união vai viabilizar novas experiências, como o feed de notícias do LinkedIn entregando artigos baseados nos projetos em que você está trabalhando e o Office sugerindo um profissional para conectar via LinkedIn e ajudá-lo em uma tarefa que você está tentando completar”, explica Nadella. A expectativa, segundo o CEO da Microsoft, é que, à medida que a experiência do usuário com as ferramentas se tornem mais inteligentes e prazerosas, o engajamento com o LinkedIn e Office 365 aumentem, criando novas oportunidades de monetização por meio de assinaturas individuais e corporativas e publicidade direcionada.
O negócio chamou a atenção de especialistas do mercado, como é o caso do analista da Bloomberg, Anurag Rana, que projeta a transformação do LinkedIn em um grande sistema de CRM para profissionais de vendas, mercado hoje dominado pelo Salesforce.com.
A carta de divulgação na íntegra você acessa aqui (em inglês).